Alerta de golpe! Extensão falsa do ChatGPT no Google Chrome rouba contas do Facebook

Criminosos usaram extensão do navegador para captar dados e controlar contas

Os criminosos virtuais não perderam tempo e já estão usando o sucesso do ChatGPT para cometer novos delitos, usando uma falsa extensão do Google Chrome para este fim. Com o plugin, os bandidos conseguiam ter acesso a várias informações dos usuários, incluindo do Facebook, que permitia o roubo das contas da rede social.

O novo golpe foi descoberto pela empresa Guardio Labs, especializada em cibersegurança, que acabou descobrindo o novo golpe da internet.

Alerta de golpe! Extensão falsa do ChatGPT Google Chrome rouba contas do Facebook
Imagem: Olhar digital

Novo golpe com extensão do ChatGPT é descoberto

A extensão do Google Chrome começou a aparecer em diversos anúncios patrocinados, vendendo a ideia de uma conexão segura e rápida com o ChatGPT. Apesar de realmente cumprir o prometido, a ferramenta também usava o acesso ao navegador para capturar diversas informações.

Após uma checagem feita pelos analistas da Guardio Labs, foi constatado que a extensão conseguia pegar informações extras dos usuários, conseguindo assim o acesso a conta de vários deles no Facebook.

Como os criminosos conseguiam acessar as contas do Facebook?

Estando ativo no Google Chrome, a extensão coletava várias informações do navegador, incluindo cookies de sessões ativas autorizadas de vários sites. Com esses arquivos, os criminosos conseguiam roubar as informações usando dois aplicativos falsos do Facebook, portal e msg_kig.  Com esse aplicativo, os cibercriminosos conseguiram o acesso e o controle sobre várias contas do Facebook, trazendo muita dor de cabeça para os usuários.

Após a confirmação do novo método para roubar informações, a extensão do ChatGPT foi retirada da loja do Google Chrome no dia 9 de março. No entanto, com a quantidade de downloads da extensão, que chegaram a mais de 2 mil por dia, a nova fraude deve ter atingido milhares de usuários desde que começou a ser praticada.