Entenda o verdadeiro plano de Otto Hightower em House of the Dragon

A Mão do Rei, Sor Otto Hightower, revelou todo o seu plano no episódio 9 de House of the Dragon, onde ele e o Conselho Verde planejam instalar Aegon Targaryen como rei de Westeros.

A morte do Rei Viserys no final do episódio 8 de House of the Dragon, foi a luz verde que Otto esperou por anos para usurpar o Trono de Ferro da Princesa Rhaenyra Targaryen. Abastecendo o fogo de Otto, está a crença da rainha Alicent Hightower, de que o último desejo de Viserys era nomear Aegon como seu verdadeiro herdeiro.

Alicent ficou chocada ao saber que o Pequeno Conselho tem trabalhado o tempo todo em um plano para usurpar o Trono de Ferro de Rhaenyra em favor de Aegon. Conspirando com Otto para matar Rhaenyra e sua família, estão Lord Jasper Wylde, Grande Meistre Orwyle e Sor Tyland Lannister.

Quando Lorde Lyan Beesbury declarou sua lealdade a Viserys e Rhaenyra e nomeou os traidores do Conselho Verde, Sor Criston Cole o matou rapidamente. Alicent e Otto então enviaram representantes para Porto Real para encontrar Aegon, porque quem o alcançasse primeiro poderia influenciar o futuro Rei para o lado deles.

Cole e Aemond Targaryen foram os que devolveram Aegon à Fortaleza Vermelha para que Alicent pudesse aconselhá-lo a não ouvir Otto e matar Rhaenyra. Alicent então confrontou Otto e estabeleceu seus termos, incluindo dar a Rhaenyra a opção de dobrar o joelho para Aegon e elevar Criston Cole como Senhor Comandante da Guarda Real.

Claro, Rhaenys Targaryen fugiu de Porto Real montada em seu dragão Meleys durante a coroação de Aegon. E isso significa que ela voará para Pedra do Dragão e avisará Rhaenyra sobre os Hightower usurpando o Trono de Ferro.

Otto Hightower - House of the Dragon
Imagem: Reprodução

Quanto tempo Otto estava planejando fazer Aegon rei?

É uma aposta segura que Otto planeja tornar Aegon Rei desde que ele nasceu no episódio 3 de House of the Dragon, mas a Mão do Rei provavelmente estava planejando esse resultado muito antes disso. Afinal, Otto aconselhou Viserys a não nomear sua filha, Rhaenyra, como sua herdeira porque o reino rejeitaria uma governante feminina. Assim como o Grande Conselho escolheu Viserys para ser rei sobre sua prima, Rhaenys, a “Rainha que Nunca Foi”.

Otto também manobrou a jovem Alicent para se aproximar de Viserys enquanto ele lamentava a morte da rainha Aemma, esperando que o rei tomasse sua filha como sua próxima esposa, o que foi exatamente o que aconteceu.

Como o Lorde Corlys Velaryon, Otto sonhava em elevar sua casa ao mais alto trono de poder do reino, o Trono de Ferro. Apesar de Viserys despojá-lo do papel de Mão do Rei por dez anos, Otto ganhou ainda mais poder e influência em seu retorno a Porto Real, à medida que Viserys ficava cada vez mais doente. E a Mão do Rei nunca vacilou em seu desejo de instalar seu neto como sucessor do rei.

Otto Hightower - House of the Dragon
Imagem: Reprodução

Por que Otto nunca aceitaria Rhaenyra como rainha? (Quando Alicent aceitaria)

Otto Hightower é um produto da sociedade patriarcal de Westeros, e ele trabalha para manter esse status, então a Mão nunca aceitaria Rhaenyra como Rainha. Especialmente quando ele manobrou sua própria família para estar em posição de suceder Viserys como rei. Afinal, Aegon é o filho primogênito e verdadeiro de Viserys, e, na mente de Otto, isso supera a afirmação de Rhaenyra (que ele nunca sentiu ser válida, para começar).

Enquanto isso, Alicent no fundo de seu coração quer se reconciliar com Rhaenyra, mesmo depois de anos de brigas. Ela simplesmente temia que Rhaenyra matasse seus filhos se ela se tornasse rainha porque eles seriam uma ameaça à sua reivindicação.

Já o coração de Otto não quer mudar nada sobre a cultura do reino ou o sistema de primogenitura ao redor do qual a sucessão do rei se baseia. A Mão do Rei nunca apoiou Viserys nomeando Rhaenyra como sua herdeira, embora ele nunca tenha dito isso publicamente enquanto o rei viveu.

Otto Hightower - House of the Dragon
Imagem: Reprodução

Em vez disso, Otto planejou contra Rhaeyra, espionou-a e procurou qualquer maneira de invalidar a reivindicação da princesa ao Trono de Ferro para que Aegon pudesse se tornar rei.

Mas Rhaenyra certamente deu a Otto muitas razões para roubar o Trono de Ferro dela, obviamente mentindo sobre Sor Laenor Velaryon ser o pai de seus filhos, quando todos sabem que Sor Harwin Strong era seu verdadeiro pai.

Otto Hightower é o verdadeiro vilão em House of the Dragon?

Sor Otto Hightower é certamente implacável, e ele não tem nenhuma objeção moral em ter Rhaenyra, o príncipe Daemon Targayren e todos os seus filhos mortos para garantir a reivindicação de Aegon como rei. Alicent percebeu quem era seu pai de verdade quando ele sugeriu o assassinato de sua melhor amiga e seus seis filhos.

House of the Dragon anda em uma corda mais bamba do que Game of Thrones porque a prequela não tem um vilão de chapéu preto puramente maligno como o Rei da Noite, mas Otto não tem virtudes redentoras reais.

Ele nem parece amar sua filha e netos, e Otto os vê mais como um meio para fazer da Casa Hightower o verdadeiro poder dos Sete Reinos.

Otto Hightower - House of the Dragon
Imagem: Reprodução

A série está cheia de personagens moralmente cinzentos que realizam atos perversos que eles acham que são justificados para alcançar seus objetivos. No entanto, a falta de remorso e vontade de Otto de ter pessoas que estão em seu caminho assassinadas, Lord Caswell e Mysaria, o Verme Branco, certamente o tornaram um vilão que terá muitas dificuldades em se reabilitar aos olhos de o público, mesmo que Otto se arrependa e vire uma nova página.

Dessa forma, mesmo em um ambiente cheio de pessoas horríveis, Otto consegue está entre piores vilões da série.

O que Otto fará agora que Aegon é rei?

Otto continua sendo a Mão do Rei para Aegon II Targaryen. Com a fuga de Rhaenys para avisar Rhaenyra que os Hightowers roubaram o Trono de Ferro, Otto aconselhará Aegon a se preparar para a guerra.

Mas Otto também deve tentar estabelecer o mesmo tipo de influência sobre Aegon que teve sobre Viserys, o que será mais difícil se a rainha Alicent se opuser a ele. Afinal, o jovem e desqualificado Rei Aegon é maleável e deseja o amor e o carinho de sua mãe, enquanto mostrar carinho não é o forte de Otto.

Otto Hightower - House of the Dragon
Imagem: Reprodução

Independentemente disso, o trabalho de Otto como Mão será garantir o apoio dos Senhores de Westeros ao rei Aegon na guerra que está por vir com Rhaenyra, eliminar qualquer um que se oponha a Aegon e que apoie a reivindicação da princesa e estabelecer novas alianças com os inimigos de Rhaenya e Daemon, como a Triarquia.

O que acontece com Otto durante a dança dos dragões?

Atenção contém spoilers

Em última análise, Otto perderá favor, poder e influência enquanto a Dança do Dragão continua. Cada vitória das forças de Rhaenyra enfraquecerá Otto aos olhos do rei Aegon II.

Eventualmente, Otto será deposto como Mão do Rei e substituído por Sor Criston Cole. Aegon também será gravemente ferido, o que exigirá que Aemond se levante e lidere os Verdes como Protetor do Reino.

Otto será forçado a retornar à Cidade Velha e reunir um exército para marchar para o norte depois que Rhaenyra e Daemon capturarem Porto Real. No entanto, Otto será derrotado em batalha e decapitado pela Rainha Rhaenyra.

Otto Hightower - House of the Dragon
Imagem: Reprodução

Pelo menos, esse é um breve resumo dos eventos descritos em Fogo & Sangue, de George R. R. Martin. Mas a série nem sempre adere ao texto totalmente, então é possível que haja algumas surpresas sobre o destino final de Sor Otto Hightower.