Estúdio de Disco Elysium está novamente envolvido com polêmica de fraude

Dois dos diretores do título indie de sucesso Disco Elysium apresentaram algumas acusações surpreendentes contra os acionistas da desenvolvedora ZA/UM.

Em um post no Medium, o diretor do título Robert Kurvitz e o diretor de arte Aleksander Rostov alegaram que a empresa estoniana Tütreke OÜ – dirigida por Ilmar Kompus e Tõnis Haavel – assumiu uma participação majoritária no estúdio de forma fraudulenta. 

A dupla alega que a empresa comprou sua participação majoritária na ZA/UM usando dinheiro retirado do próprio desenvolvedor. Haavel aparentemente já foi condenado por fraudar investidores em uma empresa diferente em 2007.

Disco Elysium está novamente em polêmicas

Como resultado do caso, Kurvitz e Rostov estão revisando suas opções, dizendo que podem levar Kompus e Haavel aos tribunais, tanto por ações civis quanto por acusações criminais.

“Após cinco anos de trabalho exaustivo, lançamos Disco Elysium, um jogo amado por milhões. Como nossa recompensa, fomos sumariamente demitidos e cortados do trabalho de nossa vida – o mundo de Elysium. 

A empresa que construímos foi saqueada, enquanto nossa própria os ganhos são insuficientes até mesmo para cobrir os honorários advocatícios.”

Disco Elysium já está disponível para todas as plataformas e é considerado um dos melhores RPGs dos últimos tempos.