Confira os 5 melhores games de 2022

O ano está chegando ao fim, o que significa que já conhecemos os melhores games de 2022. Com a temporada de prêmios já iniciada, os jogos elegíveis para as premiações em 2022 já estão todos disponíveis no mercado.

Neste clima de reconhecimento para os melhores títulos do ano, separamos uma lista com os cinco melhores games lançados em 2022, levando em consideração a recepção de críticos e do público, além do desempenho de cada jogo nas notas ao redor do mundo. Confira a lista com o que a indústria ofereceu de melhor ao longo do ano!

Confira lista com os 5 melhores games de 2022

God of War Ragnarok

God of War Ragnarok chegou com muita badalação, sendo um dos principais lançamentos de 2022. Provando ser capaz de atender as altas expectativas dos jogadores, a nova aventura de Kratos e Atreus se consolidou como uma das grandes favoritas na temporada de premiações.

Mantendo o que já havia funcionado no título anterior, lançado em 2018, Ragnarok aprimorou o combate e exploração com novas mecânicas, tornando a jogabilidade ainda mais variada e satisfatória. Também contando com uma narrativa excelente, o título apresenta um sólido 94 de nota no Metacritic, sendo forte candidato na categoria de jogo do ano no The Game Awards, premiação na qual foi líder de indicações.

Elden Ring

Lançado em fevereiro de 2022, Elden Ring foi avassalador e chegou com tudo para mostrar sua força. Confirmando o que já era esperado desde o seu lançamento, o título acumulou indicações no TGA, sendo o grande rival de God of War Ragnarok na premiação. Inclusive Elden Ring apresenta uma nota ainda maior no Metacritic, com um forte 96 (PS5).

Desenvolvido pela FromSoftware, o jogo marca uma parceria entre Hidetaka Miyazaki e George. R. R. Martin, sendo um prato cheio para os fãs do gênero de souls-like. Com um desafio imponente, a alta dificuldade se mistura com um mundo repleto de detalhes para incentivar a exploração.

Horizon Forbbiden West

Em um ano poderoso da Sony, mais um de seus exclusivos aparece entre os grandes títulos de 2022. Continuando a jornada de Aloy, Horizon Forbidden West é uma bela evolução de Zero Dawn, apresentando um mundo muito mais rico em detalhes. A aventura impressiona pelo excelente visual, com personagens exibindo expressões faciais de alto nível, mas as qualidades também surgem quando falamos sobre gameplay.

Apesar de problemas no corpo a corpo contra inimigos humanos, Forbidden West entrega lutas memoráveis contra chefões gigantescos, na medida em que a jogabilidade com o arco se mostra muito bem executada. Com um mundo enorme para explorar, o título da Guerrilla Games tem muito conteúdo e pode render horas de diversão. O jogo também está concorrendo na categoria de melhor título de 2022 no TGA.

A Plague Tale: Requiem

A Plague Tale: Innocence surgiu como uma grande surpresa, impressionando com mecânicas extremamente bem executadas, em uma gameplay furtiva que se provou variada a ponto de manter o interesse dos jogadores por toda a jornada. Com a missão de continuar o sucesso do primeiro título, Requiem chegou em 2022 como um nome mais consolidado, mas ainda precisando confirmar a qualidade da Asobo Studios.

Felizmente, os desenvolvedores novamente mostraram grande criatividade para oferecer novas possibilidades, com um combate mais amplo e a essência sendo mantida. Amicia e Hugo protagonizam outra jornada emocionante e de tirar o fôlego, em mais um título que, sem grande escopo, entrega um resultado digno de aplausos.

Stray

O famoso jogo do gatinho chamou muita atenção ao ser anunciado como um título day one do novo PS Plus. Apesar de ser um indie, o game alcançou um lançamento badalado e foi capaz de cumprir o que era esperado por partes dos jogadores. Stray é uma jornada um tanto intimista, com uma proposta diferenciada, apostando muito na exploração e em certos momentos de contemplação para prender a atenção do público.

Embora seja simples, o importante é que as propostas aqui são postas em prática de maneira competente, sem grandes problemas que atrapalhem a experiência. É um funcionamento interessante para uma jornada leve. Um pequeno entre gigantes, Stray concorre na categoria de melhor jogo do ano no The Game Awards, além de aparecer também em outras categorias da premiação.