Andor: Diego Luna explica porque Cassian finalmente entra para a Aliança Rebelde

No final da primeira temporada de Andor, depois que sua casa foi jogada no caos sob a ocupação imperial, após seu próprio encarceramento e a trágica morte de sua mãe, Cassian se encontra pronto para finalmente se comprometer totalmente com a causa. Mas não está exatamente claro qual incidente foi o empurrão final de que ele precisava para se afastar da complacência.

Durante uma entrevista com Diego Luna, que atua como Cassian, Steve Weintraub do Collider perguntou ao ator sobre o que finalmente o quebrou, e se foi seu tempo nas instalações da fábrica em Narkina 5 ou o funeral de sua mãe. A resposta? Bem, Luna acha que são os dois. O ator explicou:

“A prisão se aproxima, ele percebe como as coisas estão fodidas nesta galáxia. Ele percebe o quão pouco a vida das pessoas significa para o Império. O que você é para o Império é a porra de um terno branco, um número, e você significa alguma coisa se produzir. Não há personalidade ali.

Ele percebe que a prisão é apenas uma metáfora da vida lá fora. Você não precisa estar naquela prisão para viver em uma prisão. Eu acho que aquele salto, aquela corrida, aquela sequência de saída única é definitivamente a primeira vez que ele está fugindo com um propósito, porque ele continua fugindo neste show. Ele está sempre fugindo. Mas é um momento em que ele sabe por que está fugindo e que algo precisa ser feito. Que ele não pode chamar isso de vida.”


diz Gabriel Luna

O ponto de virada para Cassian em Andor

Embora não haja dúvida de que Narkina 5 foi um ponto de virada para Cassian, uma vez que ele viu como as pessoas estavam dispostas a arriscar suas vidas para garantir que outros tivessem a chance de sobreviver, Luna teve o cuidado de dar crédito à mãe de Cassian também. 

Maarva entrou em sua vida de forma inesperada, quando Cassian era uma criança sem pais em Kenari, e apesar do trauma de seu encontro, havia um cuidado genuíno e um vínculo familiar entre os dois. Veja:

“Acho que Maarva, de uma forma pessoal, é o que acaba armando para ele. É o alerta, e chega tarde demais. Ele só percebe que sempre teve isso ali, estava lá, estava em casa, estava sentado naquela cadeira. Que as palavras que ela estava dizendo eram verdadeiras.

É por isso que eu estava dizendo que Rogue One vai se sentir diferente depois de assistir ao episódio 12 porque você se lembra de Maarva com cada palavra que Cassian diz, e cada ação que ele faz. Eu acho que a prisão é, em termos de [o que] ele entende, contra o que eles estão lutando. Ele entende o que a máquina, qual a estrutura, o que é o monstro, a besta que eles têm de lutar.”


diz Gabriel Luna

Andor completou sua primeira temporada recentemente, e tem os episódios disponíveis no Disney+.