Sony PlayStation anuncia compra do Savage Game Studios; saiba mais

A Sony está adquirindo a desenvolvedora de jogos para celular Savage Game Studios, anunciou a empresa nesta segunda-feira (29). Os termos financeiros do acordo não foram revelados. A Savage Game Studios está se juntando à recém-criada divisão mobile do PlayStation Studios, que irá se concentrar na criação de jogos baseados em IPs novos e existentes do PlayStation. A Sony diz que o novo estúdio, que operará independentemente do desenvolvimento de jogos para console, visa alcançar novos públicos e oferecer aos jogadores mais maneiras de se envolver com seu conteúdo.

A Savage Game Studios já está trabalhando em um novo jogo de ação live service mobile AAA não anunciado. A Sony diz que é muito cedo para revelar mais sobre este próximo jogo.

“Esta aquisição reafirma o compromisso da Sony Interactive Entertainment em oferecer experiências inovadoras para novos jogadores em todo o mundo, expandindo para plataformas adicionais”, disse Hermen Hulst, chefe da PlayStation Studios, em comunicado.

“O PlayStation Studios deve continuar a expandir e diversificar nossa oferta além do console, trazendo novos jogos incríveis para mais pessoas do que nunca. Adquirir a talentosa equipe da Savage Game Studios é outro passo estratégico para esse objetivo.”

A PlayStation anunciou a compra da Savage Game Studios.
Imagem: PlayStation

Quando a Savage Game Studios foi fundada e suas experiências no mercado

A Savage Game Studios foi fundada em 2020 pelos desenvolvedores Michail Katkoff, Nadjim Adjir e Michael McManus. O trio tem anos de experiência trabalhando em vários desenvolvedores, incluindo Insomniac Games, Zynga e Rovio. O estúdio não parece ter produzido nenhum jogo ainda.

Após o fechamento da aquisição, as operações diárias da Savage Game Studios continuarão a ser administradas pela atual administração da empresa.

“A Savage Game Studios foi fundada por veteranos da indústria que anseiam por desafiar o status quo e trazer inovações significativas para os jogos móveis”, disse Michail Katkoff, CEO e cofundador da Savage Game Studios, em comunicado.

“O anúncio de hoje reflete nossa firme convicção de que a Sony Interactive Entertainment compartilha nossa paixão por experimentar e correr riscos. Temos grande admiração pela consistência e qualidade do catálogo original do PlayStation, sabendo o quão difícil é nesta indústria entregar uma e outra vez como eles têm. Estamos honrados em fazer parte desse legado e nos juntarmos ao coletivo de classe mundial da PlayStation Studios de designers, artistas e engenheiros imensamente talentosos. Estamos no início do desenvolvimento do nosso projeto não anunciado, mas mal podemos esperar para mostrar mais no que estamos trabalhando.”

A Sony diz que seus esforços além do console não diminuem seu compromisso com a comunidade PlayStation ou sua paixão em continuar criando experiências para um jogador e narrativas. A empresa diz que seus esforços de jogos para dispositivos móveis fornecerão maneiras de mais pessoas se envolverem com seus jogos.

O anúncio de hoje ocorre algumas semanas depois que a Sony confirmou que seu acordo de US$ 3,6 bilhões para adquirir a Bungie, a empresa de jogos que criou Halo e Destiny, foi concluído sem surpresas. Na Sony, a Bungie continuará sendo um estúdio de jogos independente, mas sua experiência será incorporada à estratégia da empresa para o PlayStation Studios, a divisão da Sony Interactive Entertainment dedicada a criar jogos de sustentação que mostrem as proezas tecnológicas da empresa.

A aquisição da Savage Game Studios mudará os planos da PlayStation?

Na verdade é o contrário do que muitos imaginam, os planos da própria PlayStation de momento é transportar suas principais franquias para o maior número possível de formatos e tornando-o cada vez mais acessível para os jogadores.

Podemos perceber isso com o recente filme de Uncharted a chegar nos cinemas, a série de The Last of Us no HBO, God of War no Prime Vídeo ou até mesmo o filme de Gravity Rush anunciado recentemente.

A ideia é expandir, e não ser seletiva, o desenvolvimento de jogos para mobile não irão impedir os exclusivos de peso para o console saírem, tendo até mesmo muitos projetos em andamento pelas suas desenvolvedoras.