Qual é a diferença entre IPTV e Gatonet? Entenda.

Entenda a diferença entre IPTV e Gatonet

Com todo o fuzuê rolando de que a gatonet vai simplesmente ser bloqueada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), os usuários do IPTV começaram também a ficar preocupados.

Será que há alguma diferença entre o IPTV e o Gatonet, ou as duas coisas se colidem, formando uma grande bola de neve e correndo o mesmo risco?

Na prática, o que é o IPTV?

Vamos começar com uma breve explicação que irá fazer você entender que não necessariamente o IPTV funciona de forma ilegal.

Isso porque o IPTV é uma abreviação de Internet Protocol Television, ou seja, transmissão de TV por protocolo IP.

De forma mais simples, é como você pode assistir à televisão através da internet, sem utilizar algum cabo de antena, apenas o da sua internet.

Há alguns excelentes exemplos de IPTV totalmente legais e homologados no Brasil, o que uso, por exemplo, é o ClaroTV+.

Com o ClaroTV+ eu tenho um TV Box em minha residência, ou posso até mesmo utilizar através do site ou aplicativo.

O mais famoso – e utilizado para assistir à casa mais vigiada do país – é o Globoplay, onde você pode assistir ao sinal da TV Globo, assim como de muitos outros canais, inclusive alguns pagos por um valor adicional como é o caso do Premiere.

IPTV
Imagem: Showmetech

E o Gatonet, o que é?

Bem, o gatonet já é algo completamente diferente. A expressão “gato” é muito utilizada quando alguém rouba a eletricidade, e então em uma brincadeira com a operadora “NET”, uma das referências em TV a cabo no passado, virou o “gatonet”.

Basicamente, o gatonet é a transmissão ilegal de canais e serviços de streaming, onde ao você pagar um valor irrisório, você poderá ter acesso a todos os canais de televisão, inclusive aqueles em que pacotes mais básicos da própria NET não podem oferecer.

Claro, ele não é o melhor serviço disponível no mercado. Você muito provavelmente terá problemas de qualidade, estabilidade de imagem e som, e tudo isso porque a transmissão é feita totalmente ilegalmente.

Além de que você não terá nenhum tipo de garantia com o seu pagamento, algo que você encontra nos IPTVs oficiais como Globoplay e ClaroTV, ou até mesmo em uma TV à cabo.

gatonet
Imagem: Caio de Sousa Mendes – Jusbrasil

Fique de olho!

Sabendo a diferença entre os dois serviços, você precisa ficar de olho em onde irá investir o seu dinheiro.

Sempre busque adquirir IPTVs oficiais e homologados, como o ClaroTV e Globoplay – claro, há muitos outros no mercado –, e não caia em papo de “eu pago 20 reais e tenho acesso a todos os canais”.

Uma hora ou outra, isso pode te dar algum problema, e bem, tenho certeza que não é o que você quer.