Organizadora explica o que levou ao cancelamento da E3 2023

Esse é o terceiro ano consecutivo que a E3 sofre cancelamento

E3 foi cancelado oficialmente. Os primeiros cancelamentos do evento da indústria dos games foram em decorrência da pandemia de Covid-19, mas dessa vez, o motivos vão além de cuidados sanitários. Em uma entrevista ao Games Industry, o CEO da ESA, Stanley Pierre-Louis, contou sobre as motivações do cancelamento.

Leia mais:

VINGADORES 5: Lançamento, elenco e TUDO o que já sabemos sobre

3 SÉRIES ASSUSTADORAS da Netflix que VOCÊ PRECISA ver AGORA – Você não vai ACREDITAR no que acontece!

O CEO falou sobre os novos desafios de estar dentro das expectativas do público atual no contexto da indústria moderna.

“Nós tivemos um começo forte”, disse Stanley.

“Houve interesse entre os expositores, players da indústria, mídia e certamente os fãs. Definitivamente, entretanto, houve desafios que se provaram muito grandes para serem suportados”.

Entenda o que levou o cancelamento da E3 pela terceira vez

Stanley Pierre-Lois associa o cancelamento da E3 a reflexos negativos ainda da pandemia, fatores econômicos e a consequência de empresas do segmento de games estarem se adaptando a eventos presenciais e onlines.

“Primeiro, muitas empresas relataram que o tempo para o desenvolvimento de jogos foi alterado desde o começo da pandemia do COVID. Segundo, dificuldades econômicas fizeram com que várias empresas reavaliassem como eles investem em grandes eventos de marketing. E terceiro, as empresas estão começando a experimentar como encontrar o equilíbrio certo entre eventos presenciais e oportunidades de marketing digital”, comenta.

Algumas empresas de videogames optam por realizar seus próprios eventos, como a PlayStation Experience da Sony e o Nintendo Direct da Nintendo, e outras empresas, como a EA, têm optado por eventos próprios fora da E3.

A ausência dessas grandes empresas do ramo de games afeta drasticamente na realização da E3.

Sobre o futuro da E3 o CEO da ESA comentou que “permanece comprometida em proporcionar uma plataforma para o marketing da indústria”.

Stanley afirmou que querem encontrar o equilíbrio para poder retomar com as atividades, mas não garantiu o E3 2024:

“Nós queremos garantir que encontremos o equilíbrio certo para as necessidades atuais e recorrentes da indústria […] Enquanto a E3 serve, de várias formas, como um elemento público do que a ESA faz, nosso foco primário e nossa prioridade permanece em defender a indústria e a força de trabalha que alimenta uma economia positiva e impacto cultural.

e3 2021 e1612878810757
Imagem: Tecnoblog

Saiba o que é a E3 e sua importância na indústria dos games

A E3 (Electronic Entertainment Expo) é uma das maiores feiras de videogames do mundo e acontece anualmente nos Estados Unidos, geralmente em Los Angeles. O evento é organizado pela Entertainment Software Association (ESA) e é uma oportunidade para as empresas de videogames apresentarem suas novidades, desde novos jogos até novos consoles e tecnologias.

A E3 é um evento importante para a indústria de videogames, pois é onde as empresas fazem anúncios importantes e revelam as novidades que estão por vir. Durante o evento, é comum as empresas apresentarem trailers de jogos, demos jogáveis, conferências de imprensa e entrevistas com desenvolvedores.

Alguns dos maiores anúncios da indústria de videogames já foram feitos durante a E3, como a revelação do Xbox One e do PlayStation 4 em 2013, além de jogos famosos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Halo e Super Mario Odyssey.