E3 2023 é cancelada, segundo site

O fim de uma era no mundo dos jogos

A E3 2023 era um dos eventos mais aguardados para o ano de 2023, sendo o retorno do evento em seu formato principal pela primeira vez desde 2019. Em 23 anos, esse era esperado para ser um dos mais grandiosos eventos já feitos pela organização, mas parece que isso irá ficar para outro dia. 

De acordo com novas informações vindas da própria organizadora do evento, a E3 2023 está oficialmente cancelada. A notícia vem logo após a confirmação de que diversas desenvolvedoras não estariam marcando presença na edição deste ano. Confira abaixo!

VEJA MAIS:

E3 2023
Reprodução: Adrenaline

E3 2023 está cancelada, confirma evento

De acordo com informações reveladas pela própria Entertainment Software Association (ESA) nesta quinta-feira, 30 de março, a E3 2023, também conhecida como Electronic Entertainment Expo, está oficialmente cancelada em sua edição deste ano, pouco menos de um ano desde seu anúncio de retorno presencial. 

A notícia foi apurada pelo GameSpot, no qual a Reed Pop afirmou: “Esta foi uma decisão difícil por causa de todo o esforço que nós e nossos parceiros colocamos para fazer este evento acontecer, mas tivemos que fazer o que é certo para a indústria e o que é certo para a E3.”

A empresa continou: “Agradecemos e entendemos que as empresas interessadas não teriam demos jogáveis ​​prontas e que os desafios de recursos tornaram a E3 neste verão um obstáculo que eles não conseguiram superar. Para aqueles que se comprometeram com a E3 2023, lamentamos não podermos apresentar a vitrine que você merece e que você espera das experiências de eventos da ReedPop.”

A notícia vem logo após a confirmação de que a Microsoft, Sony e Nintendo não estariam marcando presença no evento. Não apenas isso, mas a Tencent, SEGA e Ubisoft, uma das maiores patrocinadoras do evento, também recentemente revelaram que não estariam divulgando seus projetos nesta edição da E3.

A E3 2023 era esperada para acontecer em Los Angeles, nos Estados Unidos, entre os dias 13 e 16 de junho. Agora, no entanto, os eventos virtuais que seguem marcados para o mesmo período ainda continuarão, como a Summer Game Fest e a Xbox e Bethesda Showcase.

Cancelamento da E3 2023 não vem como surpresa após problemas no evento nos últimos anos

A E3 vinha passando por problemas nos últimos anos devido a uma série de fatores. Um dos principais motivos é a mudança no cenário do mercado de videogames, com a ascensão de eventos menores e mais focados, como a PAX e a Gamescom, que atraem um público mais engajado. 

Além disso, muitas empresas optaram por realizar seus próprios eventos para anúncios de produtos, como a State of Play e o Nintendo Direct, diminuindo a importância da E3 como um grande evento para a indústria de videogames.

Outro fator que contribuiu para os problemas da E3 foi a sua própria organização, que passou por mudanças internas e desafios financeiros. Em 2019, a ESA, organizadora do evento, divulgou os dados pessoais de milhares de jornalistas e influenciadores, gerando críticas e preocupações com a segurança dos dados na E3

Para finalizar a “morte do evento”, em 2020, ele foi cancelado devido à pandemia da COVID-19 e em 2021, a E3 adotou um formato virtual, com menor participação de empresas e menor impacto na indústria.

História da E3

A E3 (Electronic Entertainment Expo) foi uma das maiores feiras de videogames do mundo, que ocorre anualmente nos Estados Unidos. Em sua história, ela é um dos eventos mais importantes para a indústria de jogos eletrônicos, pois foi o local onde os principais desenvolvedores, fabricantes de consoles, editoras e distribuidoras de jogos apresentaram suas novidades, anunciavam novos jogos, revelavam novas tecnologias e faziam demonstrações de jogabilidade.

A primeira edição da E3 ocorreu em 1995, em Los Angeles, e desde então se tornou um evento anual esperado por jogadores e profissionais da indústria de videogames em todo o mundo. Ao longo dos anos, a feira atraia milhares de visitantes, incluindo jogadores, jornalistas, críticos e executivos da indústria de jogos eletrônicos.