Hugh Hudson, diretor de Carruagem de Fogo, morre aos 86 anos

Diretor fez sua estreia no cinema levando quatro Oscars para casa

Hugh Hudson, que realizou o grande feito de levar seu primeiro filme como diretor a conquistar o Oscar de Melhor Filme, nos deixou aos 86 anos de idade nesta sexta-feira, 10 de fevereiro. O cineasta era natural de Londres, na Inglaterra, e era considerado um dos mais importantes na história do país. 

Veja tudo abaixo. 

Hugh Hudson
Reprodução: Variety

Hugh Hudson morre aos 86 anos

A notícia foi confirmada nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, pela família de Hugh Hudson ao The Guardian. De acordo com o site, sua causa da morte não foi especificada, mas a família confirma que ele recentemente havia passado por um “breve período doente.”

Uma declaração dada em nome da família afirmou: “Hugh Hudson, 86, amado marido e pai, morreu no hospital Charing Cross em 10 de fevereiro após um breve período doente. Ele deixa sua esposa, Maryam, seu filho, Thomas, e sua ex-esposa, Sue.”

Nigel Havers, que foi o protagonista do primeiro longa-metragem, também expressou seus sentimentos pelo cineasta e sua família em declaração ao The Guardian. Ele afirmou: “Estou além de devastado em saber que meu querido amigo Hugh Hudson, a quem eu conheço a mais de 45 anos, faleceu. Carruagem de Fogo foi uma das melhores experiências da minha vida profissional, e assim como muitos outros, eu devo muito do que aconteceu mais tarde a ele. Vou sentir muito sua falta.”

Em sua história Hugh Hudson vem de uma família pequena da parte rural de Shropshire, tendo estudado em escolas integrais em 1942, com apenas seis anos de idade. Mais tarde, ele também fez parte da Cavalaria da Guarda Nacional Britânica, onde serviu até 1956, quando se tornou reservista após ser segundo tenente. 

O cineasta começou trabalhando em pequenos comerciais, até conseguir conquistar seu primeiro documentário, Fangio: Una vita a 300 all’ora. Um tempo depois, ele conquistou a direção de Carruagem de Fogo, onde saiu vencedor de quatro das sete categorias que foi indicado, incluindo Melhor Filme

Desde então, Hugh Hudson trabalhou em diversos longas-metragens, com sua mais recente direção tendo sido Altamira, em 2016. Nas telas de cinema, ele co-escreveu o roteiro de Tiger’s Nest ao lado de Rupert Thomson em 2022.

Confira o trailer de Carruagem de Fogo, longa-metragem de Hugh Hudson

No Brasil, Carruagem de Fogo está disponível para visualização na Star+.