Halloween Ends: Você percebeu essas referências?

David Gordon Green trouxe de volta a franquia Halloween em uma nova trilogia de respeito. Começando em 2018 com Halloween, que trazia de volta a magia dos 10 filmes anteriores da franquia, e um Halloween Kills em 2021, que trouxe de volta os personagens do primeiro filme, tudo isso para acabar agora em 2022 com Halloween Ends.

Com uma franquia enorme (13 filmes), o último da lista não poderia deixar de homenagear seus antecessores e por isso ele está repleto de referências! Veja abaixo todos os easter eggs de Halloween Ends! Mas cuidado com os spoilers.

A primeira cena

A primeira cena de Halloween Ends após os créditos iniciais é idêntica ao original de 1978, e ao contrário dos outros filmes da franquia, ela não começa com nenhum Michael Myers a vista.

A cena é simplesmente a mesma do filme original, folhas de outono caindo no asfalto de Haddonfield.

Halloween - Cena inicial.
Imagem: Reprodução

O Enigma de Outro Mundo

Halloween Ends já começa com uma dupla homenagem, ao diretor John Carpenter e ao Halloween original.

No filme de 1978 vemos Laurie e Tommy assistindo o Monstro do Ártico, um filme de 1951, na noite do Halloween. Já em 2019 temos Corey e Jeremy assistindo à refilmagem do longa, O Enigma de Outro Mundo, que foi dirigido por John Carpenter e lançado em 1982.

Halloween - O Enigma de Outro Mundo.
Imagem: Reprodução

Allyson e Corey nas escadas

Além de começar com uma sequência de cenas bem parecidas com o original de 78, Halloween Ends também realiza um parelho com uma cena do primeiro filme, em que Judith Myers sobe as escadas com seu namorado, que é mostrado apenas de relance. No último filme, no entanto, são Allyson e Corey que sobem para o quarto, enquanto Laurie assiste do lado de fora.

Halloween
Imagem: Reprodução

O assassinato da enfermeira Deb

As semelhanças com o original não acabam! Na casa do médico, Michael Myers finalmente deixa seu esconderijo para retomar a matança. E depois que Corey assassina o Dr. Mathis, Myers chega para auxiliar o assassino inexperiente a matar a enfermeira Deb, e ele faz isso da mesma forma que fez com o Bob no primeiro filme. Ele enfia uma faca na jovem e pendura ela na parede.

Aqui Gordon Green resolveu criar um arte única, pois colocou Deb na frente do quadro, fazendo com que parecesse uma pintura macabra.

Halloween
Imagem: Reprodução

A mãe do assassino

A última das cenas iguais que deu para perceber é a mais memorável da franquia, ela referencia o assassinato de Judith Myers pelo pequeno Michael Myers, no começo de Halloween.

Green utilizou a câmera em primeira pessoa, desta vez focando no olhar de Corey. No filme de 2022, vemos o assassino jovem pegando uma faca na gaveta da cozinha e indo matar sua mãe, exatamente como no filme original.

Halloween
Imagem: Reprodução

Laurie mexendo no cabelo

Um dos poucos momentos fofos de Halloween Ends mostra Laurie flertando em um mercado, mexendo em seu cabelo para fazer charme. Porém essa ação também referência a Jamie Lee Curtis que mexe no seu cabelo do mesmo jeito durante o primeiro filme.

Halloween
Imagem: Reprodução

Halloween sem ele não é Halloween

Nick Castle – intérprete de Michael Myers no filme original – está participando de forma leve na nova trilogia. Ele emprestou o som da respiração de seu personagem e participou de alguns momentos. Entretanto o Michael Myers de agora é James Jude Courney, mas isso não quer dizer que Castle ficou de fora do último filme.

Durante a cena da festa no bar, Castle faz uma breve aparição como um exibicionista, um cara que abre seu casaco subitamente quando encontra com Corey. Nos créditos ele foi listado como “flasher”.

Halloween - Michael Myers - Nick Castle
Imagem: Reprodução

Survirvors, Stalkers e Samhain

No novo filme, Laurie está escrevendo o que parece ser um livro autobiográfico, em que ela conta sua história de trauma e superação. O título do livro aparece brevemente e é “Survirvors, Stalkers e Samhain”.

Curiosamente, essa estrutura de título com três palavras lembra a obra “Men, Women and Chainsaws” de Carol J. Clover. Esse livro foi lançado em 1992 e ele examina todo o gênero slasher do cinema, sendo o responsável por criar o termo “final girl”.

Halloween
Imagem: Reprodução

Corey, Laurie e o pôster de halloween

Um dos momentos chaves de Halloween Ends ocorre quando Laurie percebe que há algo de diferente em Corey, uma certa energia conhecida. Essa cena se passa na frente da casa das Strode, e ela enquadra a final girl e o jovem da mesma forma que o pôster de Halloween (2018), porém com os papeis invertidos.

Halloween
Imagem: Reprodução

“The Shape”

Já no final de Halloween Ends, é mostrada uma cena de Laurie terminando o seu livro com uma frase incrível que casa perfeitamente com a trilogia de Green: “O mal nunca vai embora, ele só muda de forma”.

No original em inglês, a palavra usada para “forma” é “shape”, e esse foi omesmo termo que foi usado para se referir a Michael Myers nos créditos finais de Halloween de 78.

Halloween
Imagem: Reprodução

A música dos créditos

O filme foi uma referência do começo ao fim e até sua música final é um easter egg. Halloween Ends termina com a canção “(Don’t Fear) the Reaper” do Blue Öyster Cult, um clássico de 1976.

Essa música pode parecer um pouco brega para uma franquia que já teve Ghost e Boy Harsher em seus créditos finais. Porém a escolha da trilha não poderia ser mais perfeita, pois ela é a mesma música que pode ser ouvida ao fundo em uma cena em que Annie e Laurie compartilham um baseado no filme de 1978.