Google Chrome passará a bloquear downloads de sites inseguros automaticamente

Nova ferramenta da plataforma não tem data de lançamento

Conforme avançamos ao longo do tempo, a tecnologia de segurança HTTPS vem fazendo cada vez mais parte da nossa vida. Apesar de inicialmente ser apenas utilizada por bancos, ela vem se popularizando ao redor do mundo, e atualmente está praticamente se tornando a norma.

E perante a isso, o Google Chrome, o mais utilizado navegador de internet, deve receber uma opção de segurança que irá bloquear downloads inseguros através do HTTP.

Entenda mais abaixo.

Google Chrome
Reprodução: Apple Insider

Downloads inseguros serão bloqueados no Google Chrome

Como pode ser notado através das atualizações da plataforma, a Google vem adicionando cada vez mais proteções no Google Chrome para fazer com que o uso do HTTP se torne ainda mais comum ao redor do mundo.

Mais notavelmente, pode ser notado que certos sites antigos estão marcados como ‘não seguros’, por em sua maior parte não fazerem uso da conexão. Não apenas isso, mas o navegador também é responsável por avisar seu usuário sempre que estiver fazendo o download de algum arquivo que não tenha passado pela segurança da plataforma.

E segundo recente relatório compartilhado (Via 9to5Google), a Google estaria planejando expandir a ferramenta para proteger seus usuários de todo tipo potenciais downloads inseguros na plataforma. Apesar de opção, como mencionada, já existir, isso bloqueia qualquer tipo de conexão no Google Chrome com sites inseguros.

No entanto, como todo tipo de ferramenta do Google Chrome, ela não seria permanente, e usuários podem alterá-la através das configurações. De forma simplificada, ela serve como uma espécie de aviso, para que você saiba o que está fazendo ao invés de apenas lhe deixar colocar qualquer tipo de arquivo indesejado em seu computador.

Até o momento, a ferramenta ainda está em desenvolvimento, e ela deve seguir assim até pelo menos março de 2023, onde sua fase de testes irá começar juntamente da versão do Chrome 111..