Os estereótipos mais conhecidos e utilizados em filmes de terror

Desvendando estereótipos: uma análise profunda dos personagens em filmes de terror

Desmascarando o medo: Uma exploração dos estereótipos em filmes de terror

O gênero de terror tem se infiltrado na cultura cinematográfica desde os primeiros dias do cinema mudo, provocando sustos, suspense e espanto. Uma parte integral da magia por trás dessas reações emocionais são os personagens, muitas vezes construídos a partir de estereótipos amplamente reconhecíveis. Estes estereótipos, presentes em filmes de todas as épocas, servem para criar tensão, evocar medos universais e, em alguns casos, subverter as expectativas dos espectadores.

LEIA MAIS:

Segunda temporada de comédia romântica ACLAMADA acaba de estrear e merece sua atenção

Uma das MAIORES bilheterias da história do cinema estreia nessa quarta nos streamings

A Virgem Final

Talvez o estereótipo mais famoso seja o da “final girl” ou “a virgem final”. Este é geralmente um personagem feminino que é o último a sobreviver ao assassino ou monstro. Ela é frequentemente retratada como mais inteligente, mais cautelosa ou moralmente superior às suas contrapartes. Este estereótipo é particularmente comum em filmes de terror slasher, como “Halloween” e “Sexta-feira 13”.

Laurie Strode Halloween 1978

O Casal Promíscuo

Em contraste com a “final girl”, muitos filmes de terror retratam personagens que se envolvem em atividades sexuais como sendo particularmente vulneráveis a ataques de monstros ou assassinos. Isso é especialmente verdadeiro em filmes de terror dos anos 70 e 80, refletindo as ansiedades culturais em torno da liberação sexual.

Claudette e Barry

O Cético

Esse personagem é aquele que se recusa a acreditar no sobrenatural ou perigo iminente, apesar de todas as evidências em contrário. O cético muitas vezes serve como um contraponto aos personagens mais crédulos e geralmente é uma das primeiras vítimas quando o verdadeiro horror se revela.

Dr. Loomis

O Estrangeiro Sinistro

Muitos filmes de terror exploram o medo do desconhecido, e isso frequentemente se manifesta na figura do “estrangeiro sinistro”. Esse personagem pode ser um novo residente na cidade, um visitante de um lugar distante, ou mesmo uma figura que é “outra” de alguma forma significativa. O medo que eles inspiram geralmente tem mais a ver com a desconfiança dos personagens principais do que com suas próprias ações.

O Homem Alto

A Criança Assustadora

Este é um estereótipo particularmente comum em filmes de terror sobrenaturais. A “criança assustadora” é geralmente inocente à primeira vista, mas é revelada como a fonte ou canal para algum tipo de força maligna. Filmes como “O Exorcista” e “Os Outros” são exemplos notáveis.

Regan MacNeil

O Expert

Este personagem tem conhecimento especializado sobre a ameaça em questão – seja um assassino em série, um demônio antigo, ou uma praga de zumbis – e geralmente serve para fornecer exposição e orientar os outros personagens (e o público) através do enredo.

Dr. Van Helsing scaled

Os estereótipos, por mais criticados que possam ser, são ferramentas poderosas na construção da narrativa e na condução do enredo nos filmes de terror. Eles formam o esqueleto dos arquétipos de personagens que conhecemos e esperamos. No entanto, como a evolução do gênero mostra, esses estereótipos não são imutáveis. Cineastas modernos continuam a desafiar e reinventar esses tropos familiares, criando novas formas de suspense e terror, e provando que até mesmo o familiar pode se tornar desconhecido.