As 10 melhores séries históricas para assistir se você AMA História

Descubra os melhores dramas históricos que cativaram o público com suas histórias autênticas e emocionantes

As séries históricas – sejam elas ambientadas no passado distante ou no século 20 – têm sido um gênero incrivelmente popular desde o advento da televisão. Dramas e comédias de época dão aos espectadores um vislumbre das provações, tragédias e tribulações do passado, muitos com incrível atenção aos detalhes e precisão histórica.

Leia mais:

Crítica Super Mario Bros: O Filme – uma jornada emocionante pelos reinos dos videogames

DESCUBRA O MOTIVO CHOCANTE: Por que Rocky Balboa foi excluído de Creed 3?

Algumas séries históricas são baseadas na vida de uma pessoa real, enquanto outras se concentram em personagens completamente originais. Às vezes, essas séries são altamente dramatizadas para aumentar a intriga ou a tensão e, embora isso possa irritar os fãs de história hardcore, a maioria fica satisfeita se as mudanças tornarem a história mais atraente.

Os melhores dramas históricos caminham sobre uma linha tênue entre contar uma história convincente e manter um senso de autenticidade. Isso geralmente limita o que as redes e os showrunners podem fazer. Como resultado, eles geralmente não são favorecidos quando comparados a produções mais fantásticas. As incrivelmente populares Vikings e dramas românticos intransigentes como Bridgerton provam que os melhores dramas de época vêm em todas as formas e tamanhos. Dito isto, os últimos anos deram origem a recontagens históricas de uma qualidade particularmente elevada, dando aos fãs tudo o que podiam esperar desses contos épicos.

Vikings (2013-2020)

Vikings é uma série dramática histórica que estreou no History Channel em 2013. Sua sexta e última temporada foi exibida em 2020 e uma sequência intitulada Vikings: Valhalla foi produzida pela Netflix, que alcançou o sucesso da série original. Baseada em vários mitos e lendas nórdicas, a série segue a história de Ragnar Lothbrok, um corajoso guerreiro viking que começa como um simples fazendeiro e se torna lendário ao longo do tempo, sendo até considerado por muitos um descendente direto do próprio Odin. Vikings retrata a família e os filhos de Lothbrok nas temporadas posteriores e, do início ao fim, a série mostra como é possível trazer a história à vida na tela pequena, rivalizando até mesmo com épicas fantasias como Game of Thrones em escala.

A Coroa (2016-2023)

Reproduzindo agora na Netflix, The Crown é uma das séries históricas mais populares atualmente. Lançada em 2016, a série apresenta Claire Foy como a jovem rainha Elizabeth II e acompanha sua vida como um membro da família real nos anos 1940. Com um elenco em constante mudança para refletir o envelhecimento dos personagens, a série oferece uma visão das rivalidades políticas e relacionamentos pessoais que moldaram o século XX. The Crown já conquistou 10 prêmios Emmy e sete Globos de Ouro.

Banda de irmãos (2001)

Transmitindo agora no HBO Max, Band of Brothers é uma minissérie histórica produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg. A série acompanha a Easy Company, um batalhão da 101ª Divisão Aerotransportada, desde o treinamento básico até a rendição do Japão em 1945. Através de eventos históricos como a invasão da Normandia e a Batalha do Bulge, a série oferece um olhar intenso e emocionante sobre a vida dos soldados durante a Segunda Guerra Mundial. Vencedora de sete prêmios Emmy e um Globo de Ouro, Band of Brothers continua a ser um exemplo de qualidade na televisão, mesmo depois de mais de duas décadas desde a sua estreia.

John Adams (2008)

Transmitindo agora no HBO Max, a série histórica John Adams é uma excelente escolha para quem procura um drama político intrigante. A produção segue os primeiros 50 anos da América e o envolvimento do presidente John Adams na fundação da nação. Embora não tenha números musicais como Hamilton, a série tem a mesma quantidade de drama político, intriga e figuras históricas famosas. Destaque para a atuação de Paul Giamatti no papel principal, que rendeu elogios da crítica. Com 14 prêmios Emmy e quatro Globos de Ouro, John Adams é um dos dramas históricos de maior sucesso de todos os tempos.

Bridgerton (2020-)

Transmitindo agora na Netflix Apesar de ter apenas uma indicação ao Emmy em suas duas temporadas, Bridgerton conseguiu algo que poucos outros programas de TV históricos alcançaram – criando um drama de época com um toque moderno. Baseada nos romances de Julia Quinn, a primeira temporada quebrou o recorde de série mais vista da história da Netflix, com 625 milhões de telespectadores (via Deadline). A segunda temporada superou esse recorde, mostrando que Bridgerton continua sendo uma sensação viral que redefine o gênero dos dramas de época para uma nova geração de telespectadores em busca de uma visão atualizada e cativante.

Boardwalk Empire (2010-2014)

Boardwalk Empire, exibida de 2010 a 2014, é um drama situado em Atlantic City durante a Era da Lei Seca. Steve Buscemi estrela como Nucky Thompson, um político astuto que comanda Atlantic City com a ajuda de mafiosos que trabalham no submundo da cidade. Este drama segue a ascensão de Nucky como político em Atlantic City durante os anos 1920 até o início da década de 1930, quando a Lei Seca foi revogada. O personagem principal da série é vagamente baseado em Enoch L. Johnson, um político real de Atlantic City nessa época. A série ganhou três Emmys e dois Globos de Ouro.

Deadwood (2004-2006)

Transmitindo agora no HBO Max Considerado um clássico cult, Deadwood, que foi ao ar na HBO de 2004 a 2006, é um drama histórico que conta a história da cidade titular após seu estabelecimento na década de 1870. Ambientada em um território separado dos Estados Unidos, Deadwood era um refúgio sem lei para todos os tipos de vagabundos e vilões. Liderado pelos atores Timothy Olyphant e Ian McShane, a série usa sua base histórica como ponto de partida para contar histórias grandiosas sobre algumas das figuras mais proeminentes do Velho Oeste, como Wyatt Earp e Calamity Jane. Treze anos após seu cancelamento, Deadwood: The Movie continuou a história original. Este aclamado drama histórico ganhou um Globo de Ouro e um Emmy como um dos melhores programas de TV do gênero.

Os Bórgias (2011-2013)

Transmitindo agora no Showtime Se você está procurando um motivo para assistir esta série, Jeremy Irons como Rodrigo de Borgia/Papa Alexandre VI é o que você precisa. A série, como o título sugere, aborda a notória família Borgia e sua ascensão ao poder e infâmia durante a era renascentista da Itália. Além do retrato brilhante e desprezível de Irons do pontífice escandaloso, a trama é absolutamente fervilhante de ganância, intimidação, traição e escândalos sacrílegos. Embora a precisão histórica não seja o ponto forte da série, os elementos de crime verdadeiro e suspense político da narrativa de The Borgias mais do que compensam isso, como evidenciado por seus três prêmios Emmy em outras temporadas.

O Último Reino (2015-2022)

Transmitindo agora na Netflix The Last Kingdom é uma série de drama histórico que estreou em 2015, baseada na série de livros The Saxon Stories, de Bernard Cornwell. Embora não seja tão aclamada quanto outras séries históricas, é uma das mais populares da Netflix. Originalmente exibida na BBC America, a Netflix adquiriu os direitos exclusivos de produção desde então. A trama se passa no final do século IX, acompanhando a vida de Uhtred, um saxão que foi criado por vikings. Em meio a conflitos e disputas, Uhtred é forçado a escolher entre sua família de criação e seus laços de sangue. Apesar de não ter sido indicada a prêmios, a série continua atraindo uma grande audiência na plataforma de streaming.

O Grande (2020-)

Transmitindo agora no Hulu The Great, do Hulu, não se preocupa muito com a precisão histórica, chegando a se rotular como uma comédia dramática histórica “anti-histórica”. A série apresenta uma versão bastante livre da vida de Catarina, a Grande da Rússia, e segue a ascensão da personagem principal à oligarquia russa e sua trama para matar seu marido, Pedro III. Os personagens são hilariantes e exagerados em The Great, e sua espirituosa, embora ocasionalmente perturbadora, sátira da nobreza russa diverte. Elle Fanning e Nicholas Hoult brilham em seus papéis, e a série já conta com três temporadas e indicações ao Emmy e ao Globo de Ouro.