Westworld | Por que a 5ª temporada não vai acontecer?

O cancelamento de Westworld provavelmente foi algo que podemos dizer que foi visto chegando de longe. No entanto, o cancelamento da teve vários fatores que levaram ela a ser finalmente cancelada faltando uma temporada para finalizar sua .

E pensando nisso que nós do Trecobox fizemos uma breve sobre que resultaram nesse cancelamento, entenda mais sobre isso abaixo.

Uma 1ª temporada promissora

Quando a série foi lançada pela HBO em 2016, tivemos uma grande surpresa com uma série que se mostrou uma história interessante que levou o espectador a vários questionamentos como “afinal o que é uma vida consciente”. E junto de uma produção que podemos chamar de “Holywoodiana”, foram o grande chamariz e até mesmo algumas críticas chamando como a “nova of Thrones”, tivemos uma série estreante que chegou a ganhar prêmios como o Emmy.

Infelizmente a 1ª temporada ainda contou com alguns erros de roteiro, como por exemplo dois atores interpretando o mesmo em linhas do tempo diferente, além, é claro, da linha do tempo que por si só era confusa. No entanto, as próximas temporadas ainda contaram com vários problemas que vão muito além dos problemas da excelente 1ª temporada.

Westworld
A primeira temporada da série fez seu sucesso ao trazer um mundo futurista que possui as “simulações realistas” de uma aventura de faroeste (Imagem: Reprodução HBO)

2ª temporada e uma temporada confusa e desconexa

É claro que com o sucesso da 1ª temporada, uma 2ª temporada era muito aguardada e foi uma das grandes promessas da HBO para 2018. Além disso, a nova temporada de Westworld seria um “aperitivo” para os da emissora, que não tiveram nenhuma temporada nova de nesse ano.

A chegada da nova temporada trouxe várias novidades para a ambientação da série, desde da apresentação dos novos parques como o “Shogun World” foram algo positivo para a série. Entretanto, o grande problema dessa nova temporada foi sua história confusa e com ela se afastando mais da proposta de termos a revolta dos anfitriões dentro dos parques temáticos e indo mais para algo no estilo “revolução das máquinas”.

É claro que a premissa da temporada era algo interessante, mas que pela confusão não conseguiu se mostrar tão emblemático como era esperado. Afinal, com os anfitriões dos parques se rebelando contra seus criadores e “donos” era algo que outras obras de ficção científica já flertaram como em O Exterminador do Futuro, com as máquinas e robôs se rebelando contra o criador é algo batido mas que sempre tem seu espaço no coração dos fãs.

Mas apesar de todos esses erros apresentados durante a 2ª temporada, ainda tivemos uma história “aceitável” e que podemos até considerar como uma temporada mediana se compararmos com a anterior. Mas é na duas últimas temporadas que temos a verdadeira decepção com o mundo de Westworld.

Westworld
O Shogun World havia sido apresentado rapidamente na 1ª temporada, mas é apenas na 2ª temporada que temos a aprofundação nesse parque temático (Imagem: Reprodução HBO)

3ª e 4ª temporada foram o prego final no caixão de Westworld

Com a chegada da 3ª temporada de Westworld, finalmente tivemos a desconexão geral com a história da 1ª temporada. Com os anfitriões finalmente livres da sua prisão que eram os parques temáticos temos a apresentação do mundo real desse universo.

Com a série ambientada em uma Los Angeles que só podemos definir como a versão futuristica da cidade, temos um afastamento da trama principal. Enquanto nas primeiras temporadas nós vimos toda a relação entre os anfitriões e seus criadores e a busca por sua suposta liberdade, nessa 3ª temporada vemos toda uma trama que não se relaciona com o que foi apresentado anteriormente.

Felizmente a 4ª temporada de Westworld conseguiu trazer de volta uma conexão com as duas primeiras temporadas e trouxe uma história mais concisa e que conseguiu estar mais “amarrada”. Contudo, os números de audiência e também as avaliações não conseguiram manter números tão aceitáveis, o que acabou resultando no cancelamento da série.

Afinal, uma série que já havia ganhado prêmios e foi considerada a “nova Game of Thrones” ter a audiência e as críticas que teve após 4 temporadas não foi muito convidativo para a HBO manter a série. Esse com toda certeza foi um dos fatores que trouxeram o cancelamento da série sem ter seu encerramento feito de forma correta.

Westworld 3a temporada
Os conceitos usados na 3ª e 4ª temporada não foram tão bem encaixados dentro do universo de Westworld, mas que poderia funcionar em outras produções do gênero (Imagem: Reprodução HBO)

Leia mais sobre Westworld

Apesar do final de Westworld, os criadores da série ainda estão na ativa em produções de ficção científica. E a mais nova produção dos criadores é a série Periféricos do Prime Video que é baseado em que trazem viagem no tempo, realidade simulada e muita ação, confira o da nova série.