RECEITA FEDERAL APREENDE R$ 500 MIL EM IPTV E BOX TV

A OPERAÇÃO FOI REALIZADA NO RIO DE JANEIRO E RESULTOU NA APREENSÃO DE UM GRANDE LOTE DE PRODUTOS PIRATAS.

A Polícia Federal juntamente da Polícia Civil realizou no último dia 15 de fevereiro uma operação no centro da cidade do Rio de Janeiro, que apreendeu o equivalente a R$ 500 mil em produtos piratas.

Todos os produtos apreendidos são aparentemente falsos e não possuem certificação emitida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Entre os produtos apreendidos na operação estão aparelhos de IPTV, bem como, carregadores e capas de celular, caixas de som, smartwatch, controles de videogame, teclados sem fio entre outros produtos.

Esse tipo de operação acontece regularmente em todo o Brasil. Inclusive a Anatel em 2018 criou o Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP). Desde da criação do PACP, mais de 4,2 milhões de produtos piratas foram apreendidos em centenas de operações.

Por exemplo, em 2021, aproximadamente 2,9 milhões de produtos foram confiscados em portos, aeroportos e centros de distribuição dos Correios e outros marketplaces. No entanto, uma grande quantidade de produtos piratas ainda estão presentes no mercado brasileiro.