Wandinha se torna a adaptação da Família Addams mais popular desde a década de 1960

Wandinha estreou no streaming da Netflix recentemente, e já se tornou um dos maiores sucessos entre o público da plataforma.

Ficando em primeiro lugar no Top 10 dos programas mais assistidos da Netflix, a minissérie também estabeleceu um novo marco impressionante: a série Addams com maior audiência no Rotten Tomatoes desde a década de 1960. Confira tudo sobre a novidade a seguir na íntegra!

Qual a trama de Wandinha?

Baseada nos personagens clássicos de A Família Addams, Wandinha (Wednesday no original) acompanha a infame personagem, aqui interpretada por Jenna Ortega, enquanto ela investiga uma série de assassinatos sobrenaturais pela cidade.

A trama explora a adolescência de Wandinha estudando na Academia Nevermore, uma escola onde ela aprende a dominar suas habilidades paranormais. Ao longo da série, a personagem passará por um processo de amadurecimento com a ajuda de sua mãe, Morticia Addams (Catherine Zeta-Jones).

Conforme Wandinha se aprofunda nos mistérios que circundam a cidade, ela descobre que algo também sobrenatural envolveu seus pais há 25 anos atrás. Ao mesmo tempo, Wandinha precisa equilibrar relações novas e complicadas com sua personalidade sagaz, fria e sarcástica.

Imagem: Folha Uol

Por que Wandinha é um verdadeiro sucesso?

A série revisita uma das famílias mais queridas da televisão e do cinema: os Addams. Dessa forma, o elenco conta com Jenna Ortega como Wandinha, Catherine Zeta-Jones como Mortícia, Luis Guzmán como Gomez, Isaac Ordonez como Pugsley e Fred Armisen como Tio Fester. Além de George Burcea como Tropeço, a trama também conta com o mascote da família, o “Mãozinha” (Thing, em inglês).

Ao fim de cada episódio algumas respostas são dadas, mantendo a atenção do telespectador sem dar voltas sobre uma mesma questão. Quem gosta de “Stranger Things” e “O Mundo Sombrio de Sabrina”, pode se identificar com “Wandinha” que coloca adolescentes em um contexto sobrenatural com mistérios a serem desvendados.

Relacionamentos amorosos, rivalidades e construção de amizade também fazem parte do enredo da série. A protagonista acaba chamando a atenção de dois personagens e, por vezes, tem de lidar com a situação. Para quem antes se mostrava egoísta e individualista, Wandinha acaba desenvolvendo grandes amizades. Ao longo dos episódios é possível ver o amadurecimento dessas relações e a importância delas na trama.

O cineasta Tim Burton é responsável pela direção e produção executiva da série e não é difícil de perceber. No momento em que a aparência do monstro é revelada, lembranças de criações de Burton veem a mente. Sua assinatura está ali e honra o seu legado criando um mundo sobrenatural, falando sobre os excluídos da sociedade desse mundo mágico e fantasioso.

Wandinha conquista marca impressionante mesmo com pouco tempo de estreia

Wandinha foi um sucesso entre os telespectadores, subindo nas paradas de streaming da Netflix para o cobiçado primeiro lugar em vários países. A série também estabeleceu um novo marco impressionante ao se tornar a série Addams com maior audiência no Rotten Tomatoes desde a década de 1960. 

A série recebeu algumas críticas mistas após o lançamento, mas o consenso do espectador foi muito mais positivo. A série de oito partes tem atualmente uma pontuação de audiência de 88% no Rotten Tomatoes. A pontuação significa que é a adaptação mais bem classificada na plataforma desde a série de TV de 1964, que durou até 1966. A primeira temporada tem uma pontuação de audiência de 94%, com base em 25 avaliações. 

Além disso, Wandinha supera o filme de 1991 A Família Addams, que detém uma audiência de 66%, enquanto sua sequência de 1993, Addams Family Values, tem 63%. Nos últimos anos, a MGM também produziu duas adaptações animadas da Família Addams, lançadas em 2019 e 2021. Ambas têm índice de audiência de 69%.

Confira o trailer oficial de Wandinha abaixo: