Vitória de Steven Spielberg no Globo de Ouro faz com que ele alcance marca importante na premiação; entenda

Em seu discurso de aceitação, o famoso diretor Steven Spilberg se abriu sobre por que demorou tanto para contar sua história pessoal, que ele compartilha em 'The Fabelmans'.

No Globo de Ouro de 2023, Steven Spielberg empatou com Clint Eastwood, Martin Scorsese, Oliver Stone, Miloš Forman e David Lean no segundo lugar de melhor diretor.

As vitórias deste ano marcam a terceira vitória de Spielberg como Melhor Diretor no Globo, e ele foi indicado na categoria 14 vezes, mais do que qualquer diretor. É também a primeira vitória competitiva, não honorária, do Globo em quase um quarto de século.

Depois de sua vitória para o filme The Fabelmans na noite de terça-feira, Spielberg subiu ao palco para contar ao mundo por que demorou tanto para contar sua história pessoal na grande tela e por que ele finalmente reuniu coragem para fazer isso.

Steven Spielberg
Imagem: Frederic J. Brown / AFP

 

“Eu me escondo dessa história desde os 17 anos”, explicou Spielberg. “Eu coloquei muitas coisas no meu caminho da história. Contei a história em partes e parcelas durante toda a minha carreira. E.T. tem muito a ver com a história, Contatos Imediatos tem muito a ver com a história. Mas nunca tive coragem de bater de frente com a história. Até que Tony Kushner, quando estávamos trabalhando em Munique, que foi há muito tempo, sentou comigo e disse: ‘começa a me contar sobre todas essas histórias que ouvi sobre sua vida.’ E começamos uma conversa e a conversa durou tudo em Munique, tudo pensado em Lincoln, tudo em West Side Story. Ele continua: “Acho que tudo o que fiz até agora me preparou para finalmente ser honesto sobre o fato de que não é fácil ser criança, o fato de que todo mundo me vê como uma história de sucesso e todo mundo vê tudo nós da maneira como eles nos percebem com base em como obtêm informações, mas ninguém realmente sabe quem somos até termos coragem suficiente para contar a todos quem somos e passei muito tempo tentando descobrir quando poderia contar essa história. E eu descobri quando fiz 74 anos, eu disse, ‘é melhor você fazer isso agora’. É melhor você fazer isso agora! ‘ Estou muito, muito feliz por ter feito isso.”

Os Fabelmans é uma história semiautobiográfica vagamente baseada na adolescência de Spielberg e nos primeiros anos como cineasta, contada pelos olhos de Sammy Fabelman, interpretado por Gabriel LaBelle. O filme também é estrelado por Michelle Williams, Paul Dano, Seth Rogen e Judd Hirsch.

Spielberg foi indicado ao lado de James Cameron (Avatar: The Way of Water), Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Everything Everywhere All At Once), Baz Luhrmann (Elvis) e Martin McDonagh (The Banshees of Inisherin).

O HFPA, que premia o Globo de Ouro, é propriedade da Eldridge Industries. O Hollywood Reporter é propriedade da PME Holdings, LLC, uma joint venture entre a Penske Media Corporation e a Eldridge.