Vingadores 6 pode não ser o fim das Guerras Secretas; entenda o motivo
História é uma das mais aplaudidas nos quadrinhos da Marvel
A Marvel Studios está atualmente se preparando para mais uma das suas grandes sagas ao redor do mundo, Vingadores: Guerras Secretas, o 6° longa-metragem dos Vingadores que chega aos cinemas mundiais em 2026 e encerra a saga da Kang, O Conquistador (Jonathan Majors) e a Saga do Multiverso.
No entanto, esse pode não ser o fim dessa nova aventura dos super-heróis mais poderosos do mundo, visto que temos que levar em conta a complexidade da história. Nos quadrinhos, por exemplo, essa trama é considerada um dos grandes eventos dos Vingadores, e precisou de 9 edições para ter sua história contada.
Guerras Secretas é um grande evento nos quadrinhos
Dando um contexto para as Guerras Secretas, esse grande crossover da editora é uma história criada por Jonathan Hickman e publicada pela Marvel Comics em 2015. Através de 9 edições, a trama segue o MCU sendo ameaçado pelas “incursões” (colisões entre duas terras do Multiverso), as quais obrigam o Doutor Destino a unir as Terras restantes ao redor do mundo em Battleworld (Mundo de Batalha, no português), um planeta só que contém os aspectos de todos os outros universos.
No entanto, a história não acaba por aí, já que vários personagens da Terra-616, a “Terra Principal” do MCU, que conseguiram sobreviver e chegar ao Battleworld estavam com suas memórias e lembranças das vidas antigas, ao contrário da maioria dos personagens. Dessa forma, uma rebelião contra o Doutor Destino foi formada, com o Homem-Molecular sendo o responsável por destruir o Battleworld e restabelecer o universo.
As Guerras Secretas de Jonathan Hickman é uma história épica, cheia de ação e reviravoltas, e é considerada um dos melhores eventos da Marvel nos últimos anos. Sendo considerada a versão da Marvel de “Crise nas Terras Infinitas” (quadrinho da DC), essa história redefiniu o universo de uma forma que permitiu aos escritores explorar novas possibilidades, continuando a ser lembrada como uma das maiores sagas de super-heróis dos quadrinhos modernos.
Guerras Secretas é uma história muito maior do que apenas um filme
Falando sobre uma possível adaptação de Guerras Secretas, estamos conversando sobre uma história na qual irá juntar um número de atores e atrizes ainda maior do que aquele que vimos em Vingadores: Ultimato. Como você pode notar em cima, essa história de quadrinhos não apenas irá contar com a presença dos heróis do MCU, mas também outras realidades de si mesmos ao longo do multiverso.
No Battleworld, esses heróis de realidades alternativas se encontram durante a rebelião contra o Doutor Destino, e passam a tramar maneiras de salvar seus respectivos universos, algo que irá definir o futuro dos bilhões de vidas de cidadãos ao longo do Multiverso.
Certamente, pensando em Guerras Secretas de Jonathan Hickman dessa maneira, é difícil imaginar que a Marvel Studios irá conseguir encerrar a história do crossover do mesmo modo que aconteceu em Vingadores: Ultimato. As incursões e suas consequências de Kang, O Conquistador no Universo Cinematográfico Marvel será uma das maiores catástrofes do estúdio na vida de seus personagens, sendo um evento que irá alterar a história de diversos universos.
Disney+ deve ajudar Guerras Secretas em sua história do Multiverso
Vingadores: Ultimato foi o projeto de maior magnitude no Universo Cinematográfico Marvel até hoje, e Vingadores: Guerras Secretas promete levar esse grande ato para outro nível. No entanto, pensando que o filme de 2019 possui pouco mais de três horas para encerrar sua história, é difícil pensar em uma maneira na qual esse novo projeto irá encerrar sua história nessa mesma duração.
Dessa forma, não será uma grande surpresa se a Disney+ for de grande ajuda em uma maneira de encerrar essa história do Universo Cinematográfico Marvel. Seja através de séries ou curtas-metragens, essa prática seria uma ótima forma não apenas de expandir o MCU, mas também encerrar a história de diversos personagens que provavelmente não terão mais foco após Guerras Secretas.
De certa maneira, o desenvolvimento de novas produções focadas em finalizar a história de Guerras Secretas não apenas seria uma forma de dar esse encerramento para o arco, mas também possibilitaria que roteiristas e diretores pudessem focar em entregar novas histórias e aspectos de personagens que ainda não conhecemos de maneira aprofundada.