Roteirista surpreendeu os fãs de Vila Sésamo com declaração
O roteirista do clássico seriado Vila Sésamo, Mark Saltzman, deu uma entrevista onde falou sobre a origem dos personagens. Durante a conversa, ele acabou revelando que os personagens Beto e Ênio são gays e formam um casal homossexual, como já era especulado há muito tempo pelos fãs do programa.
Na entrevista, Mark disse que não imaginou outra maneira de retratar a dupla. Além disso, afirmou que sempre gostou que os fãs do programa tivessem essa percepção.
“Eu me lembro de uma vez em que uma criança em idade pré-escolar (em São Francisco, nos Estados Unidos) se virou para a mãe e perguntou, ‘Beto e Ênio são amantes?’. O que, vindo de uma criança, foi divertido“, contou o roteirista.
Lembrando que antes mesmo dessa revelação, a comunidade LGBT americana sempre teve a dupla como um símbolo. Após a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Nova York, organizações chegaram até a fazer petições para que Beto e Ênio se casassem no seriado.
Na época, a produção do programa chegou a emitir um comunicado, negando que os personagens fossem um casal. Só que agora foi confirmado pelo próprio roteirista. Ainda de acordo com ele, os personagens foram inspirados pela sua própria história de amor com um editor de filmes.
Em resposta às declarações, a associação americana Sesame Workshop, responsável pela produção do programa, disse no Twitter que as marionetes não são gays, mas “melhores amigos”.
“Mesmo que eles sejam identificados como personagens masculinos e tenham muitos traços e características humanas (como a maioria dos Muppets da Vila Sésamo), eles continuam sendo fantoches e não tem uma orientação sexual“, diz o comunicado.
Vila Sésamo foi um programa infantil de grande sucesso nos anos 70, exibido pela TV Cultura no Brasil, que ensinava coisas como letras, números, formas geométricas e cores para as crianças. O seriado e seus personagens ainda são lembrados e amados até hoje.
E aí? Curtiram a notícia? O que acharam? Não deixem de comentar.