Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Tabela de conteúdos
Em tempos de inflação e principalmente da instabilidade do preço e da bandeira na conta de energia, mudamos um pouco dos nossos hábitos e fazemos as contas de onde podemos economizar, ou ver quais eletrônicos consomem menos energia. E às vezes um dos eletrônicos que consomem são o PC e os consoles, se não ficarmos atentos ao modo de uso deles. Pensando nisso, no mês de março a Microsoft divulgou um relatório de sustentabilidade onde apresenta as ideias da empresa em relação ao meio ambiente e o consumo de energia de seus consoles.
Já faz um certo tempo que os consoles oferecem modos stand-by ou modo repouso, para que você volte a jogar do ponto que parou, além é claro de manter os jogos e consoles sempre atualizados.
Mas ainda assim, fica o questionamento: o consumo é baixo o suficiente para manter na tomada? O técnico em eletrotécnica Henrique Mattede, do site Mundo da Elétrica, explica que os consoles estão mais próximos do modo hibernar, confira:
“O stand-by de vários aparelhos é apenas aquela luz de sinalização e relógio, ou um display indicando alguma informação. Geralmente, esses são aparelhos operados por controle remoto, pois a parte eletrônica precisa ficar minimamente ligada para receber um comando externo para acionar.“
É claro que o modo stand-by consome energia, mas a quantidade pode ser menor se em comparação com o consumo de uso, mas ainda assim, isso afeta a sua conta de energia no final do mês.
Xbox e PS5
Para começar, conforme mencionado no relatório da Microsoft, os Xbox Series têm dois modos de stand-by diferentes: o primeiro é o modo de economia de energia e o de inicialização instantânea. E o segundo é o padrão que consome mais energia que o econômico, com a vantagem de inicializar o console mais rápido, diferença de 10 segundos ou menos se comparado com o modo economia de energia.
Como de costume, a comparação entre os consoles da nova geração é necessária, por isso alguns testes foram feitos pela NRDC para tirar os dados de consumo que foram:
- Consumo ao ligar: Xbox Series X e PS5 consomem entre 160 e 200 ou mais watts de eletricidade.
- Na configuração mais econômica, os consoles apresentam níveis de gasto abaixo do 1 watt. Sem perder as funcionalidades de retomada rápida e atualização em segundo plano.
- Já na questão do uso de streamings, os consoles consomem mais do que aparelhos específicos, como Fire Stick TV e as TVs smart, consomem por volta de 30 a 70 watts, quase 25 vezes mais do que os aparelhos específicos.

A análise do consumo do console da Nintendo é meio diferente, já que ele possui um modo portátil e isso tem que ser levado em conta.
Nintendo Switch
Apesar do Switch ter sido lançado antes dos consoles da Microsoft e Sony, ele entra na contagem por ser o console mais recente da Nintendo, e como já sabemos ele concorre diretamente com os outros dois e tem sua própria corrida.
O Switch é um console híbrido e tem sua arquitetura baseada em um tablet. A análise começa entre a diferença do standy-by e quando ele está sendo usado, e o quanto ele consome enquanto ele está carregando.
O consumo do Sleep Mode é mais baixo do que os outros consoles da nova geração, mas isso só acontece quando a bateria dele está totalmente carregada, já enquanto ele carrega consegue consumir até 12 watts se estiver em stand-by. Mas também, ele pode ser jogado em modo portátil e por isso faz com que sua eficiência no consumo energético seja melhor.

Levando em conta todos esses aspectos, Mattede acredita que o modo stand-by seja mais indicado para “quem é, digamos, profissional, e-esportista ou streamer, considerando a necessidade de, às vezes, manter o jogo no mesmo status anterior”, mas é claro sem esquecer que estamos em tempo de economizar.
Economizar não só por questões de gasto, mas também repensando com o foco na sustentabilidade ambiental. Mas é preciso levar em conta além dos aspectos analisado como é a sua realidade e rotina, se o seu caso é ligar os aparelhos algumas horas por dia ou semana, a melhor opção é deixar desligado da tomada, mas se você usa com frequência, o modo standy-by realmente atende sua necessidade e consome menos energia quando ativado.