Por que Elon Musk alterou o ícone do Twitter para um meme de criptomoeda?
Saiba mais detalhes o motivo da "piada"
Elon Musk agora está usando o design do próprio Twitter para fazer piadas hilárias (?). Na segunda-feira, sem aviso prévio, o icônico logotipo do pássaro do Twitter acima do botão home na versão web da rede social mudou para o “doge” da criptomoeda Dogecoin.
Veja também:
- Elon Musk faz alteração POLÊMICA no Twitter para proteger usuários que pagam pelo Twitter Blue
- Jogada de marketing? Elon Musk altera logo do Twitter por meme Doge nessa segunda-feira (3)
- Elon Musk revela que algoritmo do Twitter se tornará open source nesta sexta-feira (31)
A imagem doge (de um Shiba Inu) faz parte do logotipo da blockchain e criptomoeda Dogecoin, que foi criada como uma piada em 2013 – para zombar de outras criptomoedas como o Bitcoin.
Elon Musk, que comprou o Twitter no ano passado em um acordo de US$ 44 bilhões, é um conhecido superfã do meme Doge e promoveu o Dogecoin tanto no Twitter quanto durante sua aparição no ano passado como apresentador do “Saturday Night Live”. Após a mudança no logotipo do Twitter na segunda-feira, o valor do Dogecoin subiu mais de 20%.
Para explicar a mudança do logotipo do Doge no Twitter, Elon Musk, atualmente o segundo indivíduo mais rico do mundo, postou um tweet na segunda-feira que dizia: “Como prometido” – com uma captura de tela de uma troca que ele teve em março de 2022 com um usuário do Twitter que vai por @WSBChairman.
The new CEO of Twitter is amazing pic.twitter.com/yBqWFUDIQH
— Elon Musk (@elonmusk) February 15, 2023
As controvérsias de Elon Musk em relação ao Doge Coin
Depois que Elon Musk twittou em março de 2022, antes de montar sua oferta eventualmente bem-sucedida para comprar o Twitter, “Dado que o Twitter serve como praça pública de fato, não aderir aos princípios da liberdade de expressão prejudica fundamentalmente a democracia. O que deve ser feito?”, respondeu @WSBChairman, “basta comprar o twitter… e mudar o logotipo do pássaro para um doge”. Musk respondeu: “Haha, isso seria doentio”.
O que não é para ser uma piada: em junho de 2022, Musk estava recebendo uma ação movida no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Sul de Nova York, acusando-o de se envolver em extorsão ao promover Dogecoin.
A equipe jurídica de Elon Musk entrou com uma moção na sexta-feira, 31 de março, para que o processo fosse arquivado, segundo reportagem da Reuters. Entre outras coisas, os demandantes que processaram Musk – buscando US $ 258 bilhões em danos – apontaram para seu show de apresentador no “SNL”, onde no Weekend Update ele retratou um falso especialista em finanças que chamou Dogecoin de “trapaça”.
De acordo com a ação dos advogados de Musk, os autores do caso não mostraram como as declarações de Elon Musk em favor da Dogecoin fraudaram ninguém, nem explicaram quais riscos Musk supostamente escondeu dos investidores.
“Não há nada ilegal em twittar palavras de apoio ou imagens engraçadas sobre uma criptomoeda legítima que continua a deter um valor de mercado de quase US$ 10 bilhões”, disse o documento. “Este tribunal deve acabar com a fantasia dos queixosos e rejeitar a queixa.”
Quem é Elon Musk
Elon Musk é um empresário, inventor e bilionário sul-africano naturalizado americano. Ele é conhecido por ser o fundador e CEO de várias empresas de destaque no setor de tecnologia, incluindo a Tesla Motors, SpaceX, Neuralink e The Boring Company.
Além disso, Elon Musk é uma figura conhecida na comunidade de inteligência artificial, tendo sido cofundador da OpenAI, empresa que criou o ChatGPT, um modelo de linguagem natural.