Tom Whitlock, criador dos hits Danger Zone e Take My Breath Away de Top Gun, morre aos 68 anos

O criador dos hits Danger Zone e Take My Breath Away morre aos 68 anos

Tom Whitlock, que escreveu a letra do hino do rock “Danger Zone” e a canção de amor no topo das paradas “Take My Breath Away” para o Top Gun original, ganhando um Oscar no processo, morreu. Ele tinha 68 anos.

Whitlock morreu no sábado em um centro de cuidados de memória em Gallatin, Tennessee, confirmou um porta-voz da funerária Gorman-Scharpf em Springfield, Missouri. Ele tinha a doença de Alzheimer, disseram amigos ao Springfield News Leader.

Whitlock escreveu as duas canções de Top Gun com Giorgio Moroder. O relacionamento deles começou quando ele consertou os freios da Ferrari do compositor italiano.

Tom Whitlock morre aos 68 anos de idade

“Danger Zone”, interpretada por Kenny Loggins, foi empregada para a cena de abertura do filme de ação de 1986 dirigido por Tony Scott e estrelado por Tom Cruise, enquanto “Take My Breath Away”, cantada por Terri Nunn, inspirou os cineastas a filmar cenas adicionais com Cruise e Kelly McGillis meses depois.

“Take My Breath Away” alcançou o primeiro lugar na Billboard 100 em setembro de 1986 e ganhou o Oscar de melhor canção original, enquanto “Danger Zone” alcançou o segundo lugar na parada. A trilha sonora do filme vendeu 9 milhões de cópias.

Whitlock e Moroder trabalharam na música para outros filmes como Um Tira da Pesada 2 (1987), Falcão – O Campeão dos Campeões (1987) – eles escreveram “Meet Me Half Way”, também interpretado por Loggins – e Rambo III (1988). 

Eles também criaram os temas das Olimpíadas de Seul em 1988 e da Copa do Mundo de 1990 na Itália, “Hand in Hand” e “To Be Number One”, respectivamente.

Nascido em 20 de fevereiro de 1954, Thomas Ross Whitlock tocou com o Ozark Mountain Daredevils como baterista substituto e frequentou o Drury College em Springfield. Ele se mudou para Los Angeles em 1983 para formar uma banda com amigos.