The Last of Us: qual o significado da música utilizada ao final do episódio 6?

Cover da música foi feito pela filha de Craig Mazin

O sexto episódio de The Last of Us, intitulado “Parentesco” foi encerrado de uma maneira devastadora, com Joel (Pedro Pascal) caindo do cavalo no qual estava com Ellie (Bella Ramsey) após ser esfaqueado e ficando inconsciente e sem dar nenhum sinal de que esteja vivo. 

A cena, é claro, tirou lágrimas de muitos ao redor do mundo, especialmente com o belo cover de Never Let Me Down Again, de Depeche Mode, feito por Jessica Mazin. Mas você sabia que essa é a segunda vez que essa mesma música aparece na série, e que ela tem um significado muito mais profundo dessa vez?

Entenda tudo abaixo. 

The Last of Us
Reprodução: IGN Brasil

Cover de Never Let Me Down Again tem mais profundidade no 6° episódio de The Last of Us

No primeiro de The Last of Us, “Quando Você Está Perdido Na Escuridão”, descobrimos que Joel e Tess (Anna Torv)  possuem códigos de rádio para contrabando, com músicas do anos 60 significando que não possuem nada em estoque, com os anos 70 significando que eles tem alguns itens e os anos 80 significando que estão em problemas.

No fim do episódio, após os personagens deixarem a Zona de Quarentena e já estarem contrabandeando Ellie, a câmera foca no antigo apartamento da dupla, onde a música Never Let Me Down Again, do Depeche Mode, começa a tocar, significando que problemas estavam vindo. 

Da próxima vez onde escutamos a música vem no 6° episódio da série, “Parentesco”, onde vemos Joel caído do cavalo e Ellie desesperada procurando fazer com que ele acorde. Em um cover feito pela própria filha de Craig Mazin, um dos showrunners de The Last of Us, ele explica (Via Collider) que dessa vez a música tem um significado diferente, deixando os dois de serem apenas dois estranhos ou um homem protegendo sua carga, mas sim, “Kin”, que significa pessoa mais próxima em inglês (e também é o nome do episódio na versão inglesa).

Craig Mazin também descreve: “Eu queria representar aquela música, mas dessa vez sob um ponto de vista de apenas tristeza e perda. Eu também queria ouvir uma mulher cantando para ecoar como Ellie.” Quando estava conversando com sua família para ela fazer o cover, ele também descreve que apenas pediu para que ela cantasse como se fosse uma filha de luto pela morte de seu pai.

Sem dúvidas, o cover no 6° episódio de The Last of Us foi devastador, especialmente levando em conta tudo que Ellie e Joel passaram juntos até esse momento da história. Além disso, esse novo significado da música também adiciona uma camada à relação dos dois, que agora passa a ser de pai e filha.

Confira o trailer de The Last of Us, sucesso no mundo das séries

The Last of Us vai ao ar na HBO e HBO Max todos os domingos às 23:00 (horário de Brasília).