Terror no espaço: 6 filmes IMPERDÍVEIS para quem amou o remake de Dead Space

Aqui está uma lista com filmes para quem é fã de Dead Space

O sucesso deste novo jogo Dead Space nos fez pensar sobre o desejo de longo prazo do maestro do terror (e “Vovô Horror”) John Carpenter de fazer uma adaptação live-action da série. Então começamos a pensar onde tal filme se classificaria entre as melhores adaptações de videogame feitas até hoje, o que nos fez pensar sobre quais são os melhores filmes de terror de ficção científica que os fãs de Dead Space deveriam conferir, novos e antigos – você todos sabem, exceto os óbvios como Event Horizon e a série Alien, porque você provavelmente já os viu!

Depois de mais ou menos uma hora pesquisando no IMDb, você tem esta lista: Os filmes espaciais mais mortíferos que você deve assistir se estiver procurando algo a mais para perseguir um filme de terror emocionante e a diversão de jogar um novo remake.

DARK STAR

Antes de Alien ser Dark Star, uma comédia espacial excêntrica imaginada pelo aspirante a escritor de Alien Dan O’Bannon e pelo então desconhecido diretor John Carpenter como uma alternativa excêntrica a 2001: Uma Odisséia no Espaço, poucas comédias se encaixavam nessa lista, mas essa é uma delas.

Os fãs de Dead Space ou o terror de ficção científica de Ridley Scott verão semelhanças imediatas no futuro imaginado de Dark Star, onde os trabalhadores da espaçonave fazem piadas sobre o espaço interestelar. Mas o filme de Carpenter, primeiro montado como um filme estudantil e depois concluído como um longa-metragem por cerca de US $ 60.000, é um roubo total, completo com cadetes espaciais mais preguiçosos pregando peças a bordo da nave Dark Star, uma bola de boliche alienígena, uma bomba falante (substituição de Hal 9000) e efeitos especiais avançados usados ​​para caos cômico.

No comprimento de onda do Dr. Strangelove ou National Lampoon mais do que qualquer terror de ficção científica, o perigo do espaço distante da Dark Star permanece icônico e sob o radar. Mas há uma razão pela qual Quentin Tarantino recentemente o honrou como um “clássico”. — Matt Patches.

DARK STAR
Imagem: Jack H. Harris Enterprises/VCI Entertainment

 

PANDORUM

Dennis Quaid e Ben Foster estrelam o drama de ficção científica de Christian Alvart em 2009 como o tenente Payton e o cabo Bower, dois oficiais navais interplanetários e a tripulação da espaçonave Elysium, que acordam de um hipersono após oito anos a bordo para descobrir que o resto da tripulação o navio desapareceu. Se isso não bastasse, um grupo de monstros canibais agora os persegue pelo navio enquanto correm para encontrar respostas.

Em uma entrevista recente com Rock Paper Shotgun, Glen Schofield – diretor de The Callisto Protocol de 2022 e do Dead Space original de 2008 – citou diretamente o filme de Alvart como um de seus filmes de terror de ficção científica favoritos e uma influência significativa em sua abordagem de terror em jogos. “Eu amo filmes como Alien, The Thing e Pandorum. E então [Event Horizon] e Alien Versus Predator. Não muitos, mas gostei de todos.” – Toussaint Eganv.

PANDORUM
Imagem: Overture Films/Anchor Bay Entertainment

SUNSHINE – ALERTA SOLAR

O diretor Danny Boyle (28 Days Later) e o escritor Alex Garland (Aniquilação) lançaram o thriller psicológico de ficção científica Sunshine apenas um ano antes de Dead Space, e o filme e o jogo têm alguns paralelos claros. O filme segue uma tripulação internacional de astronautas enquanto eles embarcam em uma missão para reacender o sol da Terra com uma enorme bomba nuclear – apenas para encontrar a nave abandonada e desaparecida que tentou o mesmo feito sete anos antes. Um acidente fatal que altera a missão não é o único terror que a tripulação do Icarus II deve enfrentar, e qualquer coisa que possa dar errado dará.

Sunshine tem tudo: um navio abandonado; fundamentalistas quase religiosos sujeitos à loucura espacial; flashes de terrível horror corporal; iluminação incrivelmente dramática; caminhadas espaciais em gravidade zero; um luxuoso laboratório hidropônico; e um elenco repleto de estrelas liderado por Cillian Murphy, Chris Evans, Michelle Yeoh, Rose Byrne, Benedict Wong e Mark Strong. OK, essa última parte não tem nada a ver com Dead Space, mas que conjunto! — Michael McWhertor.

SUNSHINE
Imagem: Fox Searchlight Pictures

FANTASMAS DE MARTE

Todos os filmes de John Carpenter têm uma sensação encantadora de filme B. Mas, sem dúvida, ninguém tem mais do que Fantasmas de Marte , um pseudo-faroeste ambientado em Marte com um elenco de estrelas (incluindo Ice Cube, Pam Grier e Jason Statham). Quando um trem de carga em uma missão para resgatar um prisioneiro (chamado Desolation Williams e interpretado por Ice Cube) retorna com apenas um sobrevivente (Natasha Henstridge), ela é questionada sobre o rumo dos acontecimentos, desdobrando-se através de uma série de flashbacks.

A atmosfera de Marte é extremamente sinistra (e os tons vermelhos da superfície do planeta são lindos), especialmente na metade de trás do filme, que deixarei deliberadamente vaga para não estragar nada. John Carpenter é um fã famoso da franquia Dead Space e disse a quem quiser ouvir que quer fazer uma adaptação cinematográfica. Fantasmas de Marte torna fácil ver por que ele é tão atraído por isso. — Pete Volk.

GHOSTS OF MARS
Imagem: Screen Gems/Sony Pictures Releasing

SOLARIS

O drama psicológico de ficção científica de Andrei Tarkovsky, de 1972, baseado no romance homônimo de Stanisław Lem, de 1961, centra-se em Kris Kelvin, um psicólogo que é enviado a uma estação espacial orbitando um misterioso exoplaneta depois que a tripulação da estação interrompe as comunicações com a Terra. Quando ele chega, Kris é atormentado pelas mesmas estranhas alucinações e visões que atormentam o resto da temporada, forçando-o a confrontar memórias e revelações sobre si mesmo e o amante que ele deixou enterrado há muito tempo.

Em termos de horror cerebral, e o fato de que um planeta literal se envolve com a mente das pessoas mais tarde na trilogia original de Dead Space, a obra de ficção científica de Tarkovsky de 1972 parece um companheiro natural para o horror existencial de Dead Space. Não é particularmente grotesco ou sangrento, mas se você está procurando por um filme que – muito parecido com o sinal psicologicamente cáustico que emana de um marcador enterrado nas camadas superficiais de Aegis VII – crave seus ganchos em sua mente e não solte, Solaris é a escolha perfeita. – TE.

SOLARIS
Imagem: The Criterion Channel

A MOSCA

O remake de David Cronenberg do filme de terror de ficção científica de 1958 de Kurt Neumann é estrelado por Jeff Goldblum como Seth Brundle, um cientista excêntrico que acredita ter criado o primeiro teletransportador funcional capaz de transportar com segurança matéria inorgânica e orgânica por grandes distâncias. No entanto, após um acidente dentro de seu protótipo, o DNA de Brundle se funde com o de uma mosca doméstica, fazendo com que seu corpo sofra uma transformação bizarra e aterrorizante que ameaça a vida dele e daqueles próximos a ele. Gregor Samsa achou ruim!

Embora a transformação de Brundle em um híbrido humano-mosca mutante, aterrorizante e louco por sexo não ocorra no espaço ou próximo a ele, é provavelmente o paralelo cinematográfico mais próximo da horrível transformação de necromorfo de Dead Space, além dos que vimos em Event Horizon. Você não pode escrever “horror corporal” sem David Cronenberg. Bem, hum, tecnicamente você absolutamente pode, mas qualquer conversa sobre horror corporal sem mencionar Cronenberg é questionável desde o início! – TE.

THE FLY
Imagem: 20th Century Fox Home Entertainment

AMEAÇA PROFUNDA

Um thriller de ficção científica subestimado liderado por Kristen Stewart sobre um grupo de perfuradores de águas profundas que descobrem coisas terríveis no fundo do oceano.

Isso não acontece no espaço, mas o que é um oceano senão “espaço, mas água?” Ok, talvez não seja exatamente uma varredura, mas o filme de terror sobrenatural Ameaça Profunda se baseia em algumas das mesmas ideias, imagens e sustos que muitas franquias de terror espacial adoram (incluindo Dead Space). — PV.

underwater
Imagem: Alan Markfield/20th Century Fox

DEAD SPACE: DOWNFALL

O filme, uma prequela animada de Dead Space de 2008, segue a tripulação do USG Ishimura enquanto eles tentam sobreviver a um surto psicológico e subsequente ataque dos chamados “necromorfos” após encontrar um misterioso artefato alienígena conhecido como “Marcador” no planeta Aegis VII. O filme foi produzido pela Film Roman, uma subsidiária da Starz Media, conhecida por seu trabalho anterior em séries animadas como King of the Hill e filmes como Tom & Jerry de 1992, e dirigido por Chuck Patton, conhecido por seu trabalho na animação série de 1997, Geração de Todd McFarlane.

É literalmente uma prequela canônica dos eventos de Dead Space! Se isso não bastasse, como se já não fosse óbvio, Dead Space: Downfall é sangrento como o inferno. Isso foi intencional por parte de Patton, que queria diferenciar o filme do trabalho anterior do estúdio como o longa-metragem mais sangrento já feito. Além disso, a equipe de produção recebeu recursos 3D para o ambiente do jogo e personagens como referência para a animação do filme, principalmente as transformações dos próprios Necromorfos. – TE.

DEAD SPACE DOWNFALL
Imagem: Film Roman/Anchor Bay Entertainment