Star Wars: Visions é tudo que promete e muito mais

Com 9 curtas, Star Wars: Visions é a antologia perfeita para a saga, e traz muitas novidades juntas.

Não é surpresa para ninguém que Star Wars tem uma influência fortíssima na cultura japonesa. O comparativo dos Jedis com os samurais e o bushido, junto com as inspirações dos filmes de Akira Kurosawa são os principais alicerces da saga criada por George Lucas, e Star Wars: Visions dá o “retorno” de todas as referências feitas nos mais de 40 anos da saga.

 Sobre Star Wars: Visions

Star Wars: Visions foi anunciado em 2020 durante o Investor Day da Disney, anunciado junto de outras produções Visions prometia expandir ainda mais todo o novo universo de Star Wars que agora está na tutela da Disney. A antologia que conta 9 histórias é feita totalmente em anime e cada episódio sendo feito e desenvolvido por estúdios diferentes.

Os estúdios responsáveis por Visions são, Kamikaze Douga, Studio Colorido, Studio Trigger, Kinema Citrus, Science SARU, Geno Studio Prodution I.G. Todos os estúdios são conhecidos por alguns animes famosos aqui no ocidente, entre eles estão JoJo: Bizarre Adventures, Kill la Kill, Taifu no Noruda, Code: Breaker, Tate no Yusha no Nariagari entre outros. Se você acompanha um pouco mais do universo de animes e mangás, esses estúdios não são tão estranhos para você.

Os 9 episódios de Visions:

Com 9 episódios com histórias completamente distintas, Visions traz um espetáculo para os fãs da saga. Apesar dos episódios se passarem em vários períodos entre as três trilogias dos filmes, eles (os episódios) não possuem qualquer influência nos acontecimentos da saga original, diferente de outras séries como Star Wars: Clone Wars e The Mandalorian.

E justamente pel

 

os episódios não terem a necessidade de se prenderem a acontecimentos dos filmes e séries e mesmo assim poder utilizar todo o universo que é Star Wars, que Visions brilha. Usando da mistura do universo de Star Wars como um todo e o mundo dos animes, os 9 episódios trazem histórias simples, algumas rasas e outras um pouco mais profundas, belos duelos de sabres de luz e uma vontade imensa de revermos essas histórias em uma futura temporada.

Um breve resumo de cada episódio:

O Duelo SW Visions 2

Episódio 1: O Duelo;

Sinopse: Um estranho nômade com um passado misterioso defende uma aldeia de bandidos poderosos;

Estúdio: Kamikaze Doug;

Roteiro: Takashi Okazaki;

Diretor: Takanobu Mizuno.

Com referências claras a Akira Kurosawa e aos filmes de samurais da década de 50 e 60 O Duelo nos leva a um período pós O Retorno de Jedi, com um guerreiro misterioso ajudando uma aldeia a se defender de um grupo de bandidos. O episódio é bem simples, tanta em sua história quanto em suas cenas de ação, mas apesar disso ele se destaca pelo estilo que adota.

Desde dos droides assumindo uma roupagem que é uma mistura de um Japão feudal com toda a tecnologia de Star Wars, até a luta do protagonista contra a líder dos bandidos. O Duelo também traz referências aos filmes de samurai como Yojimbo (1961) e Os Setes Samurais (1954).

Tatooine Rhapsody SW Vision 2
Imagem: Disney

Episódio 2: Balada de Tatooine;

Sinopse: Uma banda que sonha alto deve salvar um dos seus integrantes de Jabba, o Hutt e Bobba Fett;

Estúdio: Studio Colorido (Twin Engine);

Roteiro: Yasumi Atarashi.

Diretor:  Taku Kimura.

Inspirado em animes com uma temática musical, Balada de Tatooine, traz uma história leve e simples pra aquecer o coração de qualquer pessoa, além é claro de ser o único episódio que traz dois personagens da saga original que são Jabba, o Hutt e Bobba Fett. Apesar de ser um episódio que não tem nenhum embate épico ou um grande plot twistBalada de Tatooine surpreende pela simplicidade que normalmente não vemos em Star Wars.

Felizmente sua temática infantil não atrapalha em nada o rumo da história, o episódio tem um ar de filmes da Disney e da Pixar. Sendo assim um episódio que consegue ser assistido por toda a família. E seu final deixa no ar uma vontade de querer ver mais ainda dessa banda além das versões de Jabba e Bobba Fett.

Os Gemos SW Visions 1
Imagem: Disney

Episódio 3: Os Gêmeos;

Sinopse: Gêmeos nascidos no lado sombrio da Força se enfrentam a bordo de um imenso Destroier Estrelar;

Estúdio: Studio Trigger;

Roteiro: Hiromi Wakabayashi;

Diretor: Hiroyuki Imaishi.

Em uma história que imagina dois gêmeos criados em laboratório pelos seguidores do lado sombrio da força, Os Gêmeos é um episódio para quem gosta de lutas épicas no melhor estilo shounen. Com uma história que parece uma releitura de Luke e Leya, o terceiro episódio traz uma versão estilizada dos Destroiers Estrelares originais da saga clássica uma cópia do C3PO e R2D2 e novas formas de se utilizar sabre de luz.

Assim como o resto da 1ª temporada, Os Gêmeos usa e abusa da criatividade para trazer uma luta épica entre dois usuários da força, mas mesmo assim não abandona o clássico de Star Wars.

A Noiva da Vila SW Visions
Imagem: Disney

Episódio 4: A Noiva Aldeã;

Sinopse: Uma Jedi em fuga experimenta os costumes únicos de uma aldeia distante ameaçada por um vilão;

Estúdio: Kinema Citrus;

Roteiro: Takahito Oonishi e Hitoshi Haga;

Diretor: Hitoshi Haga.

Com uma história simples e direta A Noiva Aldeã nos apresenta uma Jedi ajudando um planeta que possui uma conexão mais forte com a Força. Esse episódio não tem muito sobre o que falar sobre, é uma aventura rápida que acontece entre os eventos de A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança, com a protagonista fugindo da Ordem 66 e a caça aos Jedis.

O episódio é muito bonito, a estética dos efeitos especiais e as lutas é um show a parte nos 19 minutos de duração. Num geral A Noiva Aldeã é mais um episódio que expande o universo de Star Wars com uma história simples e que realmente dá vontade de vermos mais dessa personagem.

O nono Jedi
Imagem: Disney

Episódio 5: O Nono Jedi;

Sinopse: A filha de um criador de sabre de luz é perseguida por forças sombrias durante uma perigosa missão;

Estúdio: Production I.G.;

Roteiro: Kenji Kamiyama;

Diretor: Kenji Kamiyama.

O Nono Jedi é o que a trilogia dos episódios 7,8 e 9 deveriam ser, com um mundo onde os Jedis não existem mais, um ser misterioso procura todos os usuários da força perdidos pela galáxia para se juntarem a ele e reviverem a Ordem Jedi. O plot é interessante, traz personagens que quando o episódio acaba você tem vontade conhecer mais deles, mas infelizmente acaba de um jeito que parece que foi feito pela metade.

O episódio apresenta alguns conceitos interessantes e que podem até mesmo ser postos em uso na saga original. Desde da cor de cada sabre de luz ser mostrada por quem está usando o sabre de luz, assim como o tamanho da lâmina aumentar e diminuir de acordo com a vontade do usuário. Essas são ideias que mereciam ter mais aprofundamento numa provável segunda temporada.

 

T0 B1 Star Wars Visions
Imagem: Disney

Episódio 6: T0-B1;

Sinopse: Um garoto cibernético que sonha em ser um Jedi, descobre uma perigosa verdade sobre seu criador;

Estúdio: Science SARU;

Roteiro: Yuichiro Kido;

Diretor: Abel Góngora.

 

O que acontece quando jogamos Pinóquio, Astro Boy e Star Wars num liquidificador e batemos tudo junto? Nós temos T0-B1.

O episódio começa com o nosso protagonista acordando depois de uma atualização feita por seu criador, logo após nós descobrimos que o pequeno robô tem o sonho de se tornar um Jedi. A aventura mostra T0-B1 procurando um cristal kyber para poder finalmente se tornar um Padawan.

A história começa bem infantil e “bobinha”, porém da metade do fim o episódio muda de ares e leva o protagonista a amadurecer de uma forma simples mas que convence. T0-B1 é um episódio parecido com a Balada de Tatooine, uma história rápida e simples que traz uma lição no seu final.

O anciao SW Visions 4
Imagem: Disney

Episódio 7: O Ancião;

Sinopse: Um Jedi e seu Padawan perseguem uma presença sombria e perigosa;

Estúdio: Studio Trigger;
Roteiro: Masahiko Otsuka;

Diretor: Masahiko Otsuka.

Com um episódio que foca basicamente só em lutas de sabres de luz, O Ancião é o episódio para quem gosta das lutas que são marca registrada de Star Wars. Com uma dupla de Jedi e Padawan chegando num planeta para investigar uma perturbação na Força, nós somos apresentados a uma sequência de luta que faz jus à saga original de Star Wars.

Um parabéns também pelo design dos sabres de luz do Ancião. Com um design mais puxado para um par de Katanas, o Studio Trigger quis inovar com esse formato que além de misturar essas duas armas tão marcantes para a cultura pop, mas também traz a sensação de ser mais perigosa do que elas são normalmente.

 

Lop e Ocho SW Visions 7
Imagem: Disney

Episódio 8: Lop e Ochô;

Sinopse: Uma família fica dividida sobre o que fazer quando o Império invade seu planeta;

Estúdio: Geno Studio (Twin Engine);
Roteiro: Sayawaka;

Diretor: Yuki Igarashi.

Se você achou que veria uma temporada inteira sem ver um anime que iria envolver família em sua trama, achou errado!

Em Lop e Ochô somos apresentados ao planeta Tao que apesar de possuir diversas riquezas naturais não consegue se modernizar. E a forma que os governantes acham para forçar essa modernização é fazer um pacto com o Império, e é ai que as coisas começam a desandar.

A mão de obra do Império são escravos, principalmente seres não-humanos, que são obrigados a sair de seus planetas natais e obrigados a trabalhar em um regime escravista, e a partir disso somos apresentados a Lop. A pequena menina tem que sobreviver nas ruas a procura de alimento e abrigo até ela conhecer Ochô, e ser levada como protegida da Família Yasaburô.

Passado alguns anos as duas filhas da Famiília Yasaburô tomam caminhos diferentes quando estão em uma encruzilhada, ajudar o Império e deixar o planeta ser destruído ou se rebelar contra o poderoso e quase invencível Império?

Akakiri SW Visions 3
Imagem: Disney

Episódio 9: Akakiri;

Sinopse: Um Jedi reencontra seu amor proibido para ajudar a defender seu reino de uma poderosa Sith.

Estúdio: Science SARU;
Roteiro: Yuichiro Kido ;

Diretor: Eunyoung Choi.

Uma história que envolve um romance proibido entre um Cavaleiro Jedi e a princesa de um planeta, dois ajudantes que lembram muito o C3PO e R2D2 e uma ameaça Sith é o que formam o episódio Akakiri. Com uma arte diferente do que vimos em todos os episódio anteriores, o nono episódio de Star Wars: Visions talvez seja o episódio com o desenvolvimento e final mais inesperados de todo a primeira temporada.

Se você gosta de animações com uma estética mais simples e que não se apoiam tanto em 3d e outros artifícios mais avançados, então Akakiri é para você.

Considerações finais:

Star Wars: Visions foi um tiro certeiro para a Disney, a antologia traz tudo que Star Wars apresentou em seus mais de 40 anos, lutas de sabres, usuários da força, naves, droide e até mesmo momento filosóficos. No entanto, nem tudo são flores nesse compilado de episódios.

Diferente de Love Death + Robots e Black Mirror, que talvez sejam as séries de antologias mais conhecidas atualmente, Visions peca em finalizar alguns episódios, deixando uma grande lacuna para a história que vemos nos episódios que além de não terem nenhuma conexão entre si , também não existe a certeza se veremos continuações dessas histórias ou não.

Tirando isso Visions é um espetáculo de animação, trilha sonora e cenas que lembram momentos clássicos das trilogias originais  e personagens cativantes fazem Star Wars: Visions ser uma ótima opção pra quem está cansado de tramas que sempre envolvem os Skywalkers.

 

star wars visions poster english 29762876521

Série: Star Wars: Visions;

Elenco: Brian Tee, Lucy Liu,  Jaden Waldman, Joseph Gordon-Levitt,  Bobby Moynihan, Temuera Morrison, Shelby Young, Marc Thompson, Neil Patrick Harris,  Alison Brie, Jonathan Lipow, Karen Fukuhara, Nichole Sakura, Christopher Sean, Cary-Hiroyuki Tagawa, Andrew Kishino, Stephanie Sheh, Kimiko Glenn, Andrew Kishino, Simu Liu, Masi Oka, Greg Chun, Neil Kaplan, Michael Sinterniklaas, Jaden Waldman, Kyle Chandler, David Harbour, Jordan Fisher, James Hong, Anna Cathcart, Hiromi Dames, Paul Nakauchi, Kyle McCarley, Henry Golding, Jamie Chung, George Takei, Keone Young e Lorraine Toussaint.

Nota: 4,5/5,0

 

 

 

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre filmes, séries e muito mais!

Comentários do Facebook