Trecobox
Sua caixa de conteúdo Geek

Star Wars Galáxia de Sons é a homenagem ao audiovisual da saga

0

Quando lembramos de filmes marcantes como Jurassic Park, Os Caças-Fantasmas, Star Wars entre tantos outros, normalmente vamos lembrar de cenas clássicas, diálogos que marcaram gerações ou até mesmo uma lembrança mais pessoal. No entanto, dois pontos importantes de todo filme marcante é a trilha sonora e a identidade visual do universo, e é sobre esses dois pontos que Star Wars Galáxia de Sons apresenta ao espectador.

Com 7 episódios, com duração entre 7 e 9 minutos, Star Wars Galáxia de Sons traz em cada episódio uma coletânea de cenas que remetem à temática do episódio. Os episódios são Wonder, Entusiasmo, O Lado Sombrio, O Lado da Luz, Bipes, Conexões e Curiosidades, como é possível notar cada episódio tem uma temática muito clara e as cenas presentes neles são de todos os filmes já lançados e também da série O Mandaloriano.

Todos os episódios não possuem dialogo algum, a menos que você considere os bipes dos droides como dialogo, afinal Star Wars Galáxia de Sons é uma homenagem a Star Wars e tudo que compõem o universo de George Lucas. Mas antes de falarmos sobre notas e avaliações gerais sobre Star Wars Galáxia de Sons é interessante comentar um pouco sobre como a trilha sonora, efeitos sonoros e visual fazem toda a diferença em qualquer obra audiovisual.

A importância das trilhas sonoras:

Quando surgiu a ideia de fazer esse texto, além de ter visto Star Wars Galáxia de Sons, foi esse vídeo daqui:

Se você já ouviu a música ou viu o vídeo original é possível notar como a música de fundo faz todo o diferencial nesse vídeo, e logicamente isso também pode acontecer em filmes. Vamos pegar a cena de abertura de Star Wars: Uma Nova Esperança como um exemplo, a cena de abertura é bem conhecida dentro da cultura pop, a orquestra tocando de fundo, o letreiro amarelo subindo e contextualizando a história e a invasão da nave da Princesa Leia, são elementos que iniciaram esse filme.

Veja a diferença da abertura com trilha sonora e a abertura sem trilha sonora:

Com trilha sonora :

Sem trilha sonora:

A diferença entre os dois vídeos é gritante, é basicamente duas aberturas diferentes. Essa diferença não é somente pela trilha sonora ser feita por John Williams, mas também porque a trilha sonora é um parte importante de todo filme, tanto que quando temos uma trilha sonora que destoa do filme a história, o restante da obra se torna “manca”, e nem sempre consegue seguir tão bem sem a trilha sonora.

Inclusive uma curiosidade, no youtube você encontra vários vídeos de músicas famosas que são editadas para que o mesmo vídeo original tenha somente o artista cantando, sem música ou efeitos sonoros. Um exemplo é a música Thriller do Michael Jackson, ou a música Believer da banda Imagine Dragons, veja logo abaixo os dois vídeos:

 

As homenagens em Star Wars Galáxia de Sons:

Como já foi comentado, a importância da trilha sonora e os efeitos sonoros para um filme, série ou um vídeo qualquer é um dos pontos mais importantes para a imersão naquilo que o espectador está assistindo. Mas além disso, em Star Wars existe outra coisa que faz toda a diferença na saga, essa coisa é o design de tudo que envolve os filmes e as séries de toda a saga.

As artes conceituais desenhadas pelo saudoso Ralph McQuarrie, que além de serem responsáveis por criarem personagens da saga como C-3PO, R2-D2 e Darth Vader, também foram uma das principais razões para que a 20th Century Fox ser a distribuidora do primeiro filme. Esses quadros (que você pode conferir logo a baixo) são um exemplo de como um trabalho bem feito e reproduzido por uma pessoa competente conseguem criar um universo único e que consequentemente viram inspiração para outras obras.

É claro que tudo isso que é produzido por diversas equipes ao longo dos anos nas mais diversas produções diferentes, e Star Wars Galáxia de Sons não faz rodeios ao falar que os 7 episódios da série foram feitos para ser uma homenagem a todos os artistas que fizeram o legado de Star Wars ser o que é hoje. Inclusive ao final de todo episódio a frase “Galaxy of Sounds é um tributo aos artistas de áudio e vídeo que ajudaram a cria o legado duradouro de Star Wars”, logo se você chegou aqui esperando alguma novidade para Star Wars, sinto informar que aqui não possui nada novo, mas em contrapartida a série revisita praticamente tudo que já vimos nos live actions da saga.

E justamente por estarmos revendo isso tudo é que Galáxia de Sons é uma ótima ideia pra quem quer apenas apreciar essa galáxia de sons e imagens que tornam Star Wars tão única para a história do cinema.

Considerações Finais:

Apesar de Star Wars ser uma saga de produções que são feitas e planejadas pra serem grandes blockbusters e consequentemente serem vistos por um público em geral, Star Wars Galáxia de Sons infelizmente não tem como alvo um público muito abrangente. Os episódios não tem linearidade alguma, não possuem diálogos ou cenas com mais de 1 minuto de sequência, mas isso tudo é parte do conceito da série, não sendo um erro ou mal desenvolvimento, é apenas a ideia que a série propõe.

Star Wars Galáxia de Sons não é algo revolucionário, mas é marcante por reproduzir tantas cenas dos filmes e das séries, que pra quem é fã com certeza vai reconhecer vários momentos da saga, alguns icônicos e outros nem tantos. E para quem não é fã, Galáxia de Sons é um conjunto de cenas que vão desde cenas épicas a cenas emblemáticas que funcionam como uma ótima forma de apreciação de cenário, se você não sabe nada de Star Wars, pode assistir Galáxia de Sons sem medo de não entender nada, que a apreciação das cenas pode ser feita sem necessidade de conhecimento prévio.

No fim, Star Wars Galáxia de Sons é uma ótima série no que se propõe, no entanto não é algo que vá ficar muito marcado na mente dos fãs, não vai ser aclamado pela base de fãs e nem vai ser uma revolução no mercado audiovisual. Mas em contrapartida, Star Wars Galáxia de Sons é aquela série que se mantém firme no que se propões, e isso é executado com excelência e não falha.

Título: Star Wars Gálaxia de Sons;

Produtores: James Waugh e David W. Collins;

Nota: 4,0/5,0.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. Assim, você poderá acompanhar todas as notícias sobre filmes, séries e muito mais!

Comentários do Facebook

- Publicidade -