SEGA compra produtora de Angry Birds em negócio multimilionário; saiba os valores

Saiba os valores da aquisição da produtora de Angry Birds

A gigante japonesa de jogos Sega confirmou que está comprando a finlandesa Rovio em um acordo em dinheiro no valor de € 706 milhões (US$ 775 milhões).

Veja mais:

A notícia surgiu pela primeira vez em janeiro de que a empresa israelense de jogos para celular Playtika havia apresentado uma oferta de € 750 milhões (US$ 810 milhões) pela Rovio, embora as negociações tenham fracassado no mês passado sem nenhuma justificativa fornecida por nenhuma das empresas. 

A Rovio, no entanto, confirmou que ainda estava em negociações com outras partes, com rumores surgindo no fim de semana de que a Sega, fabricante de Sonic the Hedgehog, estava na mistura.

Agora, o acordo é oficial, com a Rovio observando que espera que o acordo seja fechado no segundo trimestre do ano fiscal atual, ou seja, nos próximos meses – sujeito a “certas condições habituais”.

A oferta da Sega representa um prêmio de 63,1% sobre o preço de fechamento da Rovio em 19 de janeiro, a última data de negociação antes do surgimento de relatórios de uma possível aquisição, e um prêmio de 19% sobre o preço final de fechamento da Rovio na sexta-feira, 14 de abril.

Sobre a Rovio, empresa de Angry Birds adquirida pela SEGA

Fundada em 2003, a Rovio emergiu como uma das maiores histórias de sucesso da esfera tecnológica europeia. Embora a empresa tivesse produzido dezenas de jogos antes da chegada do Android e do iOS, foi a crescente revolução dos smartphones que catapultou a Rovio para a consciência dominante, com Angry Birds se tornando um sucesso global e uma franquia que abrange tudo, desde brinquedos e livros de receitas a filmes e TV.

A Rovio abriu o capital em 2017, atingindo a Nasdaq Helsinki com uma recepção um tanto morna e uma avaliação de US$ 1 bilhão. Nos anos seguintes, as ações da empresa estavam em declínio, geralmente em torno da metade de seu valor de IPO. Portanto, talvez não tenha sido surpresa que a Rovio tenha começado a procurar potenciais pretendentes.

Com a Rovio sob sua proteção, a Sega diz que planeja “acelerar o desenvolvimento” de seus próprios jogos existentes, bem como “gerar sinergias” entre a Sega e as marcas da Rovio. Especificamente, parece que a experiência da Rovio nos chamados jogos para celular de “serviço ao vivo” é o que atraiu a Sega, que incluiu jogos projetados para serem jogados mais ou menos indefinidamente por meio de atualizações regulares de conteúdo para manter os jogadores interessados. 

Além disso, a Sega disse que a experiência da Rovio pode ajudá-la a expandir os jogos atuais e novos da Sega em mais mercados, principalmente na Europa e na América do Norte.

Por outro lado, a Sega disse que usará sua experiência em várias plataformas para permitir que a Rovio se expanda além dos jogos para celular, o que presumivelmente significa para consoles e/ou navegadores da web.

Portanto, este acordo efetivamente permite que a Sega aprimore sua presença em jogos móveis e, ao mesmo tempo, permite que a Rovio se mova em outra direção.

“Entre o mercado global de jogos em rápido crescimento, o mercado de jogos móveis tem um potencial especialmente alto, e tem sido o objetivo de longo prazo da SEGA acelerar sua expansão neste campo”, disse Haruki Satomi, presidente e CEO do grupo Sega Sammy, empresa controladora da Sega. Holdings, em comunicado à imprensa. 

“Estou confiante de que, por meio da combinação das marcas, personagens e base de fãs de ambas as empresas, bem como da cultura e funcionalidade corporativa, haverá sinergias significativas criadas daqui para frente.”