O 3° episódio de House of the Dragon já começa com um enorme salto temporal em relação ao episódio anterior. Se compararmos o avanço no tempo entre GoT e a nova série é uma coisa absurda pular todo esse tempo. Porém, devemos lembrar que House of the Dragon pretende retratar 30 anos de tensões que surgiram na Casa Targaryen antes da Dança dos Dragões, e isso apenas em sua 1ª temporada.
Já toda a trama de Game of Thrones durou cerca de oito anos. O 2° episódio de House of the Dragon já teve um salto de 6 meses em relação ao primeiro, e agora o terceiro teve um salto de aproximadamente 3 anos.
Os atores permaneceram os mesmos nesses episódios, mas esse não deve ser o caso dos próximos episódios. Com o crescimento dos personagens, Emma D’Arcy deve substituir Milly Alcock como Rhaenyra adulta, e Olivia Cooke substuirá Emily Carey como Alicent adulta.
Se pensarmos que 30 anos serão adaptados, um salto de 3 anos ainda não parece muito. No entanto, muita coisa mudou para os Targaryens durante esse período, houveram brigas dentro da família, um casamento importante, novos herdeiros e uma extensa guerra.
Mesmo que esses eventos não sejam mostrados em tela, eles causaram uma grande mudança no comportamento e relações entre os personagens.
Alicent e Viserys se casaram
Como já era esperado pelo final do 2° episódio, o rei Viserys Targaryen se casou com a filha da Mão do Rei, Alicent Hightower. Esse casamento gerou uma nova rainha, e aumentou o poder do pai de Alicent, Otto Hightower.
Entretanto esse casamento também afastou Rhaenyra de Alicent, com a princesa não suportando mais estar na presença de sua antiga amiga. A sensação de traição que Rhaenyra sentiu só piorou ao longo de três anos.
Alicent deu à luz Aegon (e engravidou novamente)
O terceiro episódio se passa no segundo dia do nome do príncipe Aegon Targaryen, isso sugere que Alicent engravidou quase que imediatamente após se casar com rei Viserys.
Ela deu ao rei o menino que ele sempre sonhou, e Rhaenyra ficou um pouco amargurada com o nascimento de seu meio-irmão, principalmente porque os senhores do reino queriam transferir a herança do Trono de Ferro para ele.
Assim, desde que Aegon nasceu, Rhaenyra sente que Viserys não precisa mais dela e acabou interpretando sua insistência para a princesa casar como uma maneira de se livrar dela.
Porém, Viserys nunca vacilou desde o nascimento de seu filho, e no final do 3° episódio ele anunciou que manterá Rhaenyra como a próxima rainha, mesmo tendo um filho homem.
Nesse mesmo episódio vemos que Alicent Hightower está grávida de seu segundo filho e que sua gravidez já está bem avançada. Isso dará ao menos mais um filho no próximo episódio da série.
De acordo com a história base da série, que vem do livro Fogo & Sangue de George R. R. Martin, Alicent está grávida de sua filha Helaena Targaryen.
A guerra de Daemon & Corlys pelos Stepstones deu errado
Daemon se juntou a Corlys Velaryon para lutar pelos Degraus em uma emocionante aliança ao final do 2° episódio.
Porém três anos de lutas, e essa aliança só estava perdendo cada vez mais a famosa Guerra pelos Degraus contra o Crabfeeder. A batalha se torna frustrante para os soldados da aliança, com o irmão de Corlys, Vaemond, quase iniciando um motim.
Mas então após uma mensagem do rei, Daemon entra em fúria e vai diretamente ao acampamento do Crabfeeder e consegue derrotar o terrível vilão e seu exército em uma batalha espetacular.
Mas antes dele invadir o acampamento inimigo, seu exército tinha apenas duas semanas de suprimentos. O salto no tempo, também mostra que levou três anos para que Viserys entrasse em contato com seu irmão e o ajuda-se na Guerra. Todo esse tempo só aumentou a raiva de Daemon, o que deve gerar um conflito grande entre os dois nos próximos episódios de House of the Dragon.