Roteirista de Avatar 2 explica decisão chocante de personagem ao final do filme
Os roteiristas Rick Jaffa e Amanda Silver explicam os motivos do Spider ter salvo o Quaritch em Avatar 2
Os escritores de Avatar: The Way of Water, Rick Jaffa e Amanda Silver, explicaram por que Spider decidiu salvar Quaritch no final do filme.
Após uma cena de luta subaquática entre Quaritch e Jake Sully, Spider descobre o corpo inconsciente de seu pai biológico no fundo do oceano. Apesar de suas intenções de destruir a família Sully e acabar com os Na’vi, Spider ainda salva Quaritch de certa desgraça, o consolidando talvez como um inimigo recorrente em futuros filmes Avatar. A decisão de Spider também colocará em perigo sua família adotiva, o que terá certas consequências à medida que a série de filmes avança.

Em entrevista à Variety, Jaffa e Silver explicam por que Spider decidiu salvar Quaritch no final de Avatar: The Way of Water, apesar de seus objetivos como o vilão do filme. A dupla diz que entende por que o público pode reagir negativamente à decisão de Spider de salvar seu pai, mas suas ações estão de acordo com os temas que o filme está explorando. Confira abaixo o que Jaffa e Silver disseram sobre o ocorrido:
“O filme permite que Spider explore esses sentimentos ambivalentes que ele está tendo e, quero dizer, acho que é bom que o público diga: ‘Não o salve!’”, diz Silver. “Mas a ideia de que Spider é compelido a resgatar Quaritch é interessante do ponto de vista do personagem.”
Jaffa acrescenta: “É esse tema pai-filho que mergulhamos tão profundamente – sem trocadilhos”.
Qual o impacto da decisão de Spider no futuro da franquia Avatar?

A explicação de Jaffa e Silver se encaixa em muitos dos elementos temáticos presentes em Avatar: The Way of Water. A dinâmica da família Sully é o foco principal do filme, pois personagens como Kiri e Lo’ak se tornam mais independentes de seus pais, provando que podem ajudar Jake e Neytiri quando o perigo surge.
James Cameron também expressou a família como um dos temas principais de Avatar: The Way of Water , com o relacionamento tenso de Spider e Quaritch contribuindo para este tema como contraponto aos unidos Sullys. Apesar de ter sido capturado por seu pai, Spider ainda expressa um certo nível de alegria por estar perto dele, mostrando que anseia por uma figura paterna em sua vida.
Quaritch também mostra algum nível de cuidado com seu filho no final do filme, quando Neytiri ameaça matar Spider se Quaritch continuar a matar Kiri. Após alguma hesitação, Quaritch deixa Kiri ir e mostra simpatia por outra pessoa, o que ele nunca expressou antes no filme.
Vendo uma humanidade em seu pai que ninguém mais viu, a perspectiva diferente de Spider sobre Quaritch pode entrar em jogo quando ele retornar como um antagonista em Avatar 3.
Spider expressa sua lealdade a Sulla e à família Na’vi no final do filme, quando ele nada para longe de Quaritch depois que seu pai o pede para ir com ele. Com o tema da família provavelmente continuando a ser explorado nos próximos três filmes Avatar, a lealdade de Spider pode começar a mudar quando ele começar a ver um lado mais humano de seu pai.
Embora não esteja claro qual é o plano de Quaritch agora que ele se foi com Jake e perdeu seu filho, Avatar: The Way of Water abrirá uma futura exploração de Quaritch que pode mostrar a Spider um lado diferente de seu pai.