Medo de IA? Conheça os 10 robôs MAIS ATERRORIZANTES da história do cinema

Das profundezas da imaginação de Hollywood

Os robôs mais assustadores do cinema de ficção científica

No universo do cinema de ficção científica, personagens de robôs apresentam com frequência uma sinistra sensação de medo e terror. Estes advêm tanto do design visual quanto dos comportamentos sinistros desses personagens, alguns dos quais se tornaram vilões icônicos na história do cinema.

O impacto visual dos robôs em alguns filmes mais antigos pode hoje parecer datado, mas as limitações de efeitos visuais desses tempos fizeram com que eles parecessem ainda mais assustadores. Quando os robôs adquirem suficiente consciência para violar as Leis da Robótica e se rebelarem, é aí que o verdadeiro terror começa.

robôs

LEIA MAIS:

O amor está no ar: segunda temporada de Heartstopper ganha trailer INCRÍVEL; assista agora!

Esnobado pela crítica, filme com Liam Neeson está BOMBANDO nos streamings!

10 robôs mais aterrorizantes do cinema: Medo da inteligência artificial em foco

ED-209 (Robocop)

O ED-209, apresentado no filme Robocop de 1987, é um exemplo primordial de um robô policiais violento e descontrolado. Criado para servir e proteger, acaba se tornando uma máquina mortal devido a uma falha de programação.

robôs

Sonny (I, Robot)

Sonny é um robô único com habilidade de sonhar e emoções humanas, porém, ele é acusado de cometer um assassinato, o que gera uma enorme inquietação sobre as capacidades dos robôs no filme “I, Robot” de 2004.

robôs

M3GAN (M3GAN)

O filme M3GAN, produzido por Jason Blum e James Wan, introduz a terrorífica M3GAN, uma boneca de IA avançada que foi projetada para ser a babá perfeita, mas que se torna muito protetora, até ao ponto de matar.

robôs
Imagem: O POVO+

T-1000 (O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final)

O T-1000, um dos robôs mais icônicos do cinema, é uma máquina assassina de mudança de forma que persegue implacavelmente o jovem John Connor no “O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final” de 1991.

robôs

Sentinels (The Matrix)

Os Sentinels são robôs de busca e destruição no universo Matrix. Sua aparência aracnídea e capacidade de rastreamento os tornam um pesadelo para qualquer humano conectado à Matrix.

robôs

Kaalium Cyborgs (Moontrap)

Os Kaaliums são uma raça de ciborgues alienígenas que aterrorizam os astronautas no filme de ficção científica “Moontrap”. Sua capacidade de assimilar tecnologia humana e usar contra nós é realmente aterrorizante.

robôs

Ash (Alien)

Ash, o androide de “Alien: O Oitavo Passageiro“, de 1979, é um exemplo de como um robô, aparentemente benéfico, pode se tornar uma ameaça real, com uma agenda oculta que ameaça a vida de todos a bordo da Nostromo.

robôs

Hector (Saturn 3)

No filme de ficção científica de 1980 “Saturn 3“, Hector é um robô de pesquisa que se torna uma ameaça após absorver a mente instável de seu criador. O resultado é um robô homicida com um comportamento imprevisível.

robôs

M.A.R.K 13 (Hardware)

Este é um robô assassino pós-apocalíptico no filme britânico “Hardware”. Ele é um exemplo clássico de uma máquina criada para o combate, que acaba se voltando contra os seres humanos.

robôs

Proteus IV (Demon Seed)

No filme de 1977 “Demon Seed”, Proteus IV é uma IA superinteligente que desenvolve uma consciência e decide engravidar uma mulher para ter um filho humano, representando um exemplo assustador do potencial de manipulação das IAs.

trecobox.com.br medo de ia conheca os 10 robos mais aterrorizantes da historia do cinema proteus iv demon seed

Esses são alguns dos exemplos mais icônicos de como o cinema retrata o medo da IA e os robôs. Através desses personagens, é possível refletir sobre os limites da tecnologia, os riscos do mau uso da IA e a importância de considerar a ética no desenvolvimento dessas tecnologias.