Siga-nos também em

Review

Review TBX | O Silêncio do Céu: Sobre verdades não ditas

Review TBX | O Silêncio do Céu: Sobre verdades não ditas

 

Quando há muito barulho dentro do silêncio

 

Se há exemplo de adaptações brasileiras bem feitas, O Silêncio do Céu é uma delas.

Dirigido por Marco Dutra, o longa de 2016, de origem chileno-brasileira conta com Carolina Dieckmann no elenco, Leonardo Sbaraglia e Chino Darín.

Trata-se de uma adaptação do romance Era El Cielo, de Sergio Bizzio, que roteiriza o filme.

O filme traz a história de uma mulher violentada em sua própria casa, e seu marido, que presencia tudo, mas não consegue reagir.

Enquanto Diana, sua esposa, não conta nada sobre o ocorrido, ele, Mario, nutre dentro de si um desejo de vingança crescente, enquanto se indaga sobre sua impotência na situação, sem poder questionar nada a esposa.

 

 

Há muito barulho no silêncio

 

O filme brinca com o silêncio em todas as suas camadas.

Desde o subjetivo e subentendido, onde apesar das palavras não serem pronunciadas é possível perceber todas as verdades que envolvem os personagens, quanto também ao silêncio físico e materializado na edição inteligente da trama.

 

 

Dutra, usa do silêncio, por exemplo, no choro sôfrego da personagem de Dieckmann no momento da violência.

O momento, transmite sensação total de afogamento, impotência e agonia, tomando lugar do dramalhão clichê, o que faz toda a diferença na história.

 

Sobre a construção dos personagens

 

O portunhol de Dieckmann colabora na construção de sua personagem, dando ar realístico a mulher brasileira, que iniciou uma família na tranquila Montevidéu.

Os tons pastéis, que se intensificam com o jogo de luz e sombra, dão certa leveza a temática pesada e ajuda a contextualizar o jogo do velado e não revelado que impõe a trama.

 

 

O desenvolvimento da trama também acerta. Enquanto se compõe a mistura de frustração e fúria entregue sabiamente pela interpretação de Sbaraglia, se desconstrói a posição unicamente de vítima da personagem de Dieckmann, para entregar uma história ainda mais complexa do que se deve ser.

Além disso, o filme dialoga com a complexidade do medo em se lidar com a realidade.

 

 

Chino Darín, consegue entregar todas as nuances do desajustado Néstor, desde a intensa violência dentro de si, quanto a perturbada relação de afeto com sua mãe e as plantas.

 

 

O que esperar…

O Silêncio do Céu é um filme surpreendente e realista sobre a história de um casal e suas verdades não ditas.

O longa encontra-se disponível no catálogo da Netflix.

 

 

Filme: O Silêncio do Céu
9.8 TRECOBOX
HISTÓRIA9
ELENCO10
DESENVOLVIMENTO10
PRODUÇÃO10
ORIGINALIDADE10

 

Comentários via Facebook

Radialista formado se especializando em direção de arte. Sagitariano, sonhador levando a vida buscando paz, amor e um lugar ao Sol. Cinéfilo, aspirante a roteirista. Aquele otaku paulistano que vê animes nas horas vagas, lê mangás no transporte público e faz cosplays pra tirar uma onda. Geek por consequência. Sucesso é uma jornada, não um destino, tenha fé na sua capacidade, esse é meu lema.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas