Review
Review TBX | O Silêncio do Céu: Sobre verdades não ditas
Quando há muito barulho dentro do silêncio
Se há exemplo de adaptações brasileiras bem feitas, O Silêncio do Céu é uma delas.
Dirigido por Marco Dutra, o longa de 2016, de origem chileno-brasileira conta com Carolina Dieckmann no elenco, Leonardo Sbaraglia e Chino Darín.
Trata-se de uma adaptação do romance Era El Cielo, de Sergio Bizzio, que roteiriza o filme.
O filme traz a história de uma mulher violentada em sua própria casa, e seu marido, que presencia tudo, mas não consegue reagir.
Enquanto Diana, sua esposa, não conta nada sobre o ocorrido, ele, Mario, nutre dentro de si um desejo de vingança crescente, enquanto se indaga sobre sua impotência na situação, sem poder questionar nada a esposa.
Há muito barulho no silêncio
O filme brinca com o silêncio em todas as suas camadas.
Desde o subjetivo e subentendido, onde apesar das palavras não serem pronunciadas é possível perceber todas as verdades que envolvem os personagens, quanto também ao silêncio físico e materializado na edição inteligente da trama.
Dutra, usa do silêncio, por exemplo, no choro sôfrego da personagem de Dieckmann no momento da violência.
O momento, transmite sensação total de afogamento, impotência e agonia, tomando lugar do dramalhão clichê, o que faz toda a diferença na história.
Sobre a construção dos personagens
O portunhol de Dieckmann colabora na construção de sua personagem, dando ar realístico a mulher brasileira, que iniciou uma família na tranquila Montevidéu.
Os tons pastéis, que se intensificam com o jogo de luz e sombra, dão certa leveza a temática pesada e ajuda a contextualizar o jogo do velado e não revelado que impõe a trama.
O desenvolvimento da trama também acerta. Enquanto se compõe a mistura de frustração e fúria entregue sabiamente pela interpretação de Sbaraglia, se desconstrói a posição unicamente de vítima da personagem de Dieckmann, para entregar uma história ainda mais complexa do que se deve ser.
Além disso, o filme dialoga com a complexidade do medo em se lidar com a realidade.
Chino Darín, consegue entregar todas as nuances do desajustado Néstor, desde a intensa violência dentro de si, quanto a perturbada relação de afeto com sua mãe e as plantas.
O que esperar…
O Silêncio do Céu é um filme surpreendente e realista sobre a história de um casal e suas verdades não ditas.
O longa encontra-se disponível no catálogo da Netflix.
Comentários via Facebook