Siga-nos também em

Anime

Review TBX | Flavors of Youth: Sobre a sutileza das pequenas coisas

 

Lançado simultaneamente pelo StudioCanal e pela Netflix, Flavors of Youth mostra a importância das pequenas coisas

 

Resultado de uma coprodução nipo-chinesa, Flavors of Youth (Shiki Oriori) é uma animação de 2018 constituída pela antologia de três histórias que carregam consigo algo em comum: a importância das pequenas coisas.

Dirigido por Li Haoling, Jiaoshou Yi Xiaoxing e Yoshitaka Takeuchi o título foi lançado simultâneamente pelo StudioCanal e pela Netflix. Esta última, ainda responsável por manter o longa-metragem em seu catálogo. Por isso, fomos lá conferir.

 

 

Do criador de Your Name.

 

Com um clima sutilmente juvenil, a narrativa da animação é leve e bonita. A parte técnica é de extrema qualidade e se distribui igualmente pelas três histórias independentes a serem contadas.

 

A primeira: Hidamari no Choshoku ( Macarrão de Arroz )

 

A história traz as mais bonitas e poéticas memórias do protagonista Xiao Ming, entre suas vivências na província de Hunan e em Pequim. Desde o passado com sua avó, até a garota por quem era apaixonado na juventude, Xiao Ming carrega consigo sempre um momento em particular: saborear um delicioso macarrão de arroz enquanto se lembra de como fazia esse momento o fazia se sentir nas diferentes fase da vida. Aqui, o momento de saborear o prato, traz ao protagonista uma agradável nostalgia que o faz se sentir bem. Dentre as três é a história com menos apelo e pontos de virada, mas nem por isso menos importante.

 

 

A segunda: Chiisana Fashion Show ( Um pequeno desfile de moda )

 

A história traz a saga da modelo Yi Lin que vive com sua irmã mais nova. A protagonista leva uma vida confortável e realizada como sempre sonhou, dentro da carreira que sempre almejou e em meio a uma crescente de sucesso e plenitude. Até que um dia, ao se ver ameaçada por uma modelo mais jovem, passa a se preocupar extremamente com a vaidade temendo perder a vida que construiu. Isso a faz se afastar das coisas que realmente importam e os motivos pelas quais a fez chegar até ali. Agora resta a Yi Lin encontrar o caminho de volta em busca de sua auto-aceitação e seus mais intrínsecos valores. Neste enredo, os detalhes encontram-se mais amarrados entre si, e prendem o espectador de maneira mais cativante. Por consequência é a segunda melhor história da antologia.

 

 

A terceira: Shanghai Koi ( Amor em Xangai )

 

Desde a infância Li Mo construiu um relacionamento de amor e amizade pela jovem Xiao Yu. Após Xiao Yu passar a se ausentar da escola e do convívio social por estar lesionada, Li Mo estabelece uma comunicação inusitada com a amiga através de fitas cassete, gravadas para que ela não perca o conteúdo escolar. É através de uma dessas fitas que ela comunica a Li Mo que se afastará definitivamente do rapaz assim que entrar em uma universidade de elite que se inscreveu a mando de seus pais. Além disso, a universidade fica muito distante da cidade que vivem, exigindo que ela se mude. No entanto, furioso com Xiao Yu, Li Mo corta relações com a amada, decidindo mudar o curso de sua vida e se esforçando ao máximo para passar no teste e entrar na mesma universidade de elite que pretende entrar Xiao Yu. Acontece que, enquanto isso, a garota se desmotiva com a situação, se rebela contra os próprios pais em busca de tomar as rédeas de sua vida e permanecer na cidade.

Os desencontros desse grande amor dependem de apenas um detalhe para chegar ao fim. Está sem dúvida é a melhor história da antologia, com roteiro amarrados, repleto de reviravoltas e o que mais provoca no expectador reações emocionais. Fechando o longa-metragem com chave de ouro, em uma crescente de sutis vivências.

 

 

Se vale a pena?

 

Na bilheteria chinesa o filme faturou 2,8 milhões de ienes. Já, no Rotten Tomatoes, Flavors of Youth alcançou 80% de aprovação. Além disso, é possível conferir um conteúdo bastante peculiar, resultado de uma parceria de profissionais japoneses e, sobretudo, chineses. Portanto, vale a pena.

 

 

Contudo, Flavors of Youth é daqueles achados que você se sentirá grato por encontrar na Netflix.

 

Filme: Flavors of Youth
9.4 TRECOBOX
HISTÓRIA10
ELENCO10
DESENVOLVIMENTO8
PRODUÇÃO10
ORIGINALIDADE9

Comentários via Facebook

Radialista formado se especializando em direção de arte. Sagitariano, sonhador levando a vida buscando paz, amor e um lugar ao Sol. Cinéfilo, aspirante a roteirista. Aquele otaku paulistano que vê animes nas horas vagas, lê mangás no transporte público e faz cosplays pra tirar uma onda. Geek por consequência. Sucesso é uma jornada, não um destino, tenha fé na sua capacidade, esse é meu lema.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas