Review TBX | Explicando ‘O Poço’: Um retrato da sociedade que não queremos ver

 

‘O Poço’ revela um retrato da sociedade capitalista que não queremos ver

 

Está disponível no catálogo da Netflix o O Poço. O espanhol dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia, conta com Iván Massagué, Alexandra Masangkay, Antonia San Juan e Emilio Buale no elenco e vem conquistando uma legião de expectadores.

 

Mas o que ele tem de tão especial?

 

Trata-se de um filme visceral onde a prerrogativa é a seguinte: Goreng o protagonista, em busca de um certificado, torna-se voluntário a participar de uma experiência conhecida popularmente como “O Poço”. Trata-se de uma prisão vertical com numerosas plataformas que condicionam os presos da plataforma debaixo se alimentar dos restos deixados pela plataforma anterior e assim por diante. Acontece na maioria das vezes, a medida que a escassez chega nas plataformas debaixo, traz com ela rastros de egoísmo e violência. É aí que Goreng, a medida que vive experiências periódicas em aleatórias plataformas, começa a questionar e tentar vencer o sistema.

 

o poco 6

 

O homem é o lobo do homem

 

O filme faz uma referencia clara ao sistema em que vivemos.

Com uma distribuição irregular de riquezas de quem está nas camadas mais altas e a falta de solidariedade e egoísmo com as classes menos abastadas, a medida que descem os andares podemos perceber que os recursos e possibilidade de ascensão são cada vez menores, ao passo que a competitividade aumenta, bem como a violência e as condições de vida.

 

o poco 3

 

O comportamento humano também é questionado no filme

 

Quando tentam orientar pacificamente as pessoas das condições de quem está abaixo, elas só pensam nelas mesmas, visto que não sabem do dia de amanhã.

Outra lição a se tirar é sobre o produto do mundo que é produzido em boa qualidade e suficiente para todos, sendo nós os algozes ambiciosos que utilizamos mal nossos recursos em um sistema que não se sustenta.

 

o poco 1

 

Meritocracia?

 

Quando Baharat, um dos personagens de melhor caráter tenta “subir de nível”, contando com a ajuda de quem está em cima, tem seu rosto defecado por aqueles em quem confiou e se vê obrigado a cair novamente. Tal referência, pode nos dizer que muitas vezes independente da luta ou dá batalha, se as camadas de cima por quaisquer motivos quiserem impedir que o cidadão suba, seja por questões raciais, de gênero, de classe social ou quaisquer outras, ela certamente impedirá.

 

o poco 5

 

A mensagem

 

Ao final do filme, uma das personagens, a mais jovem do filme, até então é vista como a mensagem.

É aí que cada detalhe importa: entendemos portanto que a figura da garota representa uma esperança da nova geração, que deve propor uma mudança drástica no nosso atual sistema.

Além disso, somente alguém que teve a experiência mais difícil estando na camada mais baixa, conseguirá propor uma mudança com empatia que sustente igualitariamente em todas as camadas da sociedade.

 

o poco 4

 

No entanto, como toda obra, “O Poço” é aberta a diversas interpretações. Por isso, recomendamos o quanto antes que você assista e nos conte o que achou.

Vale a pena conferir.

 

[rwp- id=”0″]