Resident Evil 4: A revolução da franquia e um marco para o gênero

o game marcou a história da indústria

Resident Evil revolucionou a indústria de games com o lançamento de seu primeiro título em 1996, e com Resident Evil 4 a franquia conseguiu repetir o feito, novamente ditando o ritmo que seria seguido por outros jogos. Se o jogo original estabeleceu padrões e passou a ser “emulado” por outros games que tentavam repetir o sucesso, o quarto título numerado da franquia da Capcom também conseguiu assumir um posto de extrema influência, sendo uma verdadeira revolução na série de games.

Quando Resident Evil 4 chegou ao mercado, a franquia já era conhecida como o grande nome do survival horror após diversos lançamentos de sucesso, incluindo o impressionante e icônico Resident Evil 3: Nemesis. Porém, após Resident Evil: Code Veronica, a Capcom sentiu que precisava inovar e oferecer originalidade, e assim entregou aos fãs um jogo repleto de mudanças e carregado de inovações que marcaram história.

Resident Evil 4 abraçou a ação em sua revolução

Embora alguns fãs possam dizer que foi este o momento em que a franquia começou a trilhar um caminho que resultaria em fracasso com RE6, a verdade é que Resident Evil 4 afastou a saga da Capcom do survival horror e a colocou no meio da ação em terceira pessoa. A revolução começou desta maneira, com a pegada de puro horror dos títulos anteriores sendo deixada de lado, enquanto a nova jornada era muito mais explosiva e frenética.

Se Leon era um policial inexperiente no primeiro jogo, em Resident Evil 4 o personagem provou ser um agente extremamente habilidoso, o que encaixou com a proposta de entregar um jogo muito mais movimentado no que diz respeito ao combate. Se em títulos anteriores o jogador devia temer o combate e até mesmo fugir dos zumbis, em RE4 a ideia era justamente outra: Encarar os inimigos de frente. 

Falando em inimigos, foi também com eles que a Capcom encontrou uma maneira de levar o jogo ainda mais para o lado da ação. Os zumbis lerdos não estavam mais em cena, e os inimigos de Leon eram muito mais habilidosos, rápidos e utilizavam até mesmo armas durante os confrontos. Com estes elementos, a franquia Resident Evil encontrou na ação um novo fôlego e se reinventou, enquanto conseguiu atrair novos fãs que não se interessavam pelo terror encontrado nos títulos anteriores.

re4
Imagem: Capcom/Reprodução

Mais munição, 3D e locais abertos

Além de ser o primeiro título da franquia totalmente em 3D, Resident Evil 4 mudou totalmente o estilo de gameplay e câmera da franquia, permitindo que os jogadores passassem a observar os cenários e ambientes em uma perspectiva do personagem. A câmera fixa e os cenários fechados foram deixados de lado, e assim a exploração se tornou mais ampla com ambientes mais abertos que permitiam uma maior movimentação do jogador.

Outra decisão interessante e certeira da Capcom foi acrescentar o Mercador ao jogo, já que um título de ação não poderia oferecer a mesma escassez de munição dos jogos anteriores. Com Leon sentando o chumbo em seus inimigos, tornou-se muito prático poder adquirir armas e balas com o Mercador, com a mecânica encaixando perfeitamente com a proposta.

Influência na indústria

Resident Evil 4 não simbolizou apenas uma revolução completa dentro da franquia da Capcom, mas também foi um título muito importante para a indústria como um todo. Se anteriormente a franquia de survival horror já havia ditado o ritmo do que viria a seguir, RE4 conseguiu fazer o mesmo de maneiras diferentes.

Lançado na mesma época de grandes títulos como God of War e Devil May Cry 3, RE4 conseguiu tornar-se o mais icônico jogo de ação daquele momento. Nos anos seguintes, diversas franquias chegaram ao mercado utilizando muitos elementos e características do título da Capcom, com destaque para a câmera e também o sistema de mira que foi repetido em muitos games.

The Last of Us e a franquia Batman: Arkham são bons exemplos de nomes de sucesso da franquia que se inspiraram em Resident Evil 4 para conquistar o público, o que deixa claro o peso que o jogo protagonizado por Leon tem para a indústria como um todo.

re4 1
Imagem: Capcom/Reprodução

Amado por muitos, odiado por alguns

Embora tenha sido um grande sucesso de vendas e tenha conquistado uma excelente recepção, Resident Evil 4 foi criticado pelos jogadores mais tradicionais da franquia, que gostavam da pegada survival horror. Foi com este título que a série de jogos da Capcom começou a trilhar o caminho que resultaria no fracasso de Resident Evil 6, outro jogo totalmente focado na ação.

Algum tempo depois, a franquia passaria novamente por grandes mudanças com Resident Evil 7, título que voltou de vez para o survival horror, mas também trouxe a câmera em primeira pessoa que foi extremamente criticada por parte dos fãs mais antigos.