Conectar-se com

Livros

Raízes do Mal | História de Eleven e sua mãe antes de Stranger Things

Publicado

Em

Raízes do Mal | História de Eleven e sua mãe antes de Stranger Things

 

Raízes do Mal e a expansão do Universo Stranger Things

 

O sucesso de Stranger Things é tão grande que basta uma volta no shopping para encontrar dezenas de referências à série. A saber, são brinquedos, acessórios, roupas, como a coleção da Piticas que a Trecobox mostrou aqui e outros itens. Certamente, um livro seria um acontecimento importante para alavancar ainda mais essa “strangermania”. E assim foi. Raízes do Mal vem, não só como mais um item vendável, mas como a resposta sobre alguns dos maiores questionamentos que os fãs da série fazem. Qual a origem de Eleven? Como a pequena adquiriu seus poderes? Além disso, há outras respostas sobre a paternidade de Martin Brenner e o passado de Terry Ives. O livro escrito por Gwenda Bond é a primeira obra do universo expandido de Stranger Things e chegou ao Brasil pela Editora Intrínseca.

 

Raízes do Mal | História de Eleven e sua mãe antes de Stranger Things

Capa do Livro Raízes do Mal

 

Contexto social e político em Raízes do Mal

 

Antes de mais nada, a história se inicia no final da década de 60, mais precisamente em 1969. Portanto, o mundo  se encontravam ainda com um clima de pós Segunda Guerra. Mesmo assim, os EUA já mergulharam na Guerra do Vietnã. O que somava-se à tensão causada pela Guerra Fria. Apesar disso, também havia coisas muito boas acontecendo. Indubitavelmente, 1969 é um ano cultural e socialmente farto. O clima não era só de apreensão, mas de esperança, o que é perfeitamente retratado em Raízes do Mal.

A chegada do homem à lua foi um marco no desenvolvimento da tecnologia. Enquanto isso, os costumes foram influenciados pelo Movimento Hippie e pela Revolução Sexual.  Milhares de jovens cantaram a paz e o amor em Woodstock. Ao passo que o Movimento Negro se estruturava com Martin Luther King, Malcon X e os Panteras Negras. Ruth Bader Ginsburg recebia a titularidade de professora pela Universidade de Rutgers. Poucos anos depois, ela revolucionaria o direito civil feminino. Havia, portanto, um clima de mudança, de evolução. E, como mostra o livro, uma busca por desenvolvimento, tanto na tecnologia, quanto nas relações sociais. O pensamento era “se não explodirem o mundo, faremos dele um lugar melhor”.

 

Livro Raízes do Mal conta a origem de Eleven de Stranger Things e o que aconteceu com sua mãe Terry Ives no Laboratório Hawkins nas mãos de Martin Brenner

Martin Brenner e Terry Ives na Década de 60

 

Terry Ives e o desejo de mudar o mundo

 

O contexto social narrado era o ambiente perfeito para o surgimento de jovens sonhadores e idealistas. Entre eles, o livro mostra Terry Ives, que viria a ser mãe de Eleven. A saber, ela não queria ser mera espectadora das lutas por mudanças. Ao contrário, queria ser atuante na transformação que acontecia no mundo. Porém, em vez dos protestos organizados nas grandes cidades, Terry optou por outro caminho. Assim sendo, voluntariou-se, então, como cobaia para o Projeto MkUltra, organizado pelo laboratório de Hawkins. Lá conheceu seus amigos Alice, Gloria e Ken. Além de seu parceiro Andrew que também estava com ela.

Entretanto, o projeto não era exatamente o que eles esperavam, mas o oposto. Perceberam que estavam em uma trama cheia de ilegalidades. Drogas, torturas, manipulação, inclusive de crianças como a pequena Kali eram frequentes no Laboratório. Tudo orquestrado pelo Dr. Brenner. Terry, que antes pensava em ser útil ao mundo, descobriu um motivo a mais para lutar: uma gravidez. Todos os seus esforços se concentravam em fugir e em salvar sua filha. A pequena tornou-se, juntamente com Kali e outras pessoas com habilidades especiais, parte da pesquisa de Brenner. O livro mostra, ainda, como Ives perdeu a consciência.

 

 

Martin Brenner é a raiz do mal

 

“Antes do Demogorgon… Antes do Devorador de Mentes… O mal tinha uma face humana”. Esse é o texto no verso da livro se referindo ao “Papai” da Eleven. Ele é, portanto, o motivo do título Raízes do Mal. Era descrito como arrogante e frio. Afinal, o diretor do Laboratório de Hawkins não tinha nenhum respeito pelo ser humano. Isso se intensificava quando se tratava de mulheres, as quais considerava fracas e domináveis. Da mesma forma, as pessoas que usava em seus experimentos eram tratadas como objetos. Antes de mais nada, as crianças recebiam números no lugar de seus nomes. Assim sendo, Jane se Tornou Eleven e Kali virou Eight.

Ele não media nenhum esforço quando se tratava de obter avanços nos projetos Índigo e MkUltra. O fato de trabalhar para o governo americano em nada impedia suas irregularidades. O cruel doutor que tratava crianças como coisas, percebeu que obteria mais sucesso se construísse com elas uma relação paterna. Passou, portanto, a dizer para Eleven e Eight que era pai delas. O que Brenner não imaginava é que a menininha Jane iria crescer. a filha de Terry Ives se tornou o maior problema do chefe do Laboratório de Hawkins.

Vale muito à pena ler a história e acompanhar a narrativa desse período histórico fantástico. Isso com aquela pitada de drama, mistério e elementos sobrenaturais que amamos em Stranger Things. Que venham mais e mais histórias do Universo expandido da série mais amada do momento.

 

Livro Raízes do Mal conta a origem de Eleven de Stranger Things e o que aconteceu com sua mãe Terry Ives no Laboratório Hawkins nas mãos de Martin Brenner

 

E você? Ficou ansioso para ler essa narrativa incrível? Se você já leu, deixe sua opinião nos comentários. Só não esqueça de por o alerta de spoilers. Agradecemos a leitura e até a próxima, trecoboxers!

Comentários via Facebook

Uma pessoa que tenta harmonizar as várias coisas que ama. Formada em literaturas, a leitura é a paixão que logo salta. Em paralelo aos clássicos literários, veio o gosto pelo mundo dos super-heróis, mais especificamente das heroínas. Louca por músicas das décadas de 70 e 80 (obrigada, Guardiões da Galáxia!). Adora produzir e revisar textos. Protagonismo feminino é seu assunto preferido. No meio disso tudo, ainda é fã de maquiagem e está "engatinhando" na makeup artística para, no futuro, fazer cosplay.

Propaganda

Canal Trecobox |

Propaganda
Propaganda

Review TBX |

Propaganda

Facebook |

Propaganda

Mais lidas

Copyright © Trecobox 2019