Vinland Saga é um anime viking emocionante
Entre os animes da safra de 2019 a 2020, histórias originais ganharam destaque, sendo premiados em eventos e festivais. Um deles é o anime Vinland Saga. O título foi premiado pela Crunchyroll Anime Awards como melhor drama e recentemente venceu a categoria anime do ano pelo Anime Trending Awards, passando o aclamado Kimetsu no Yaiba.
Mas a que se atribui a todo esse sucesso? Vinland Saga é um anime “viking” emocionante.
Saiba tudo sobre o anime
Para quem gosta de aventuras vikings, Vinland Saga é uma história que remonta as aventuras dos antigos exploradores dinamarqueses em busca de espólios de guerra por regiões dominadas pelos ingleses em meados do século XI.
Nela, está o protagonista Thorfinn. Movido pelo desejo de vingança da morte de seu pai, ele embarca com um grupo de bárbaros em busca de matar o líder deles, Askeladd. No entanto, seu orgulho de guerreiro e princípios de seu pai o obrigam a vencê-lo de maneira honrada: em um duelo de igual para igual.
Apesar de ser um anime recente, Vinland Saga é baseado no mangá de mesmo nome escrito por Makoto Yukimura, a partir de 2005. Título do gênero seinen, encontra-se em publicação em sua 23ª edição.
Além disso, a narrativa é por vezes comparada com a de Kentaro Miura em Berserk.
No anime o tema de abertura fica a cargo da banda Mukanjyo com a música Survive Said The Prophet.
https://www.youtube.com/watch?v=0A8hK-KBRjs
E o que achamos do anime?
Sobre os personagens, eles são bem construídos, com desenvolvimento e aprofundamento crescente em suas histórias. A considerar o protagonista, temos o arquétipo do personagem destemido, onde acompanhamos os traumas que o fizeram sair do berço de sua inocência familiar até um jovem rancoroso e vingativo que o anime apresenta. Os vilões tem nuances de humanidade que podem atrair o carisma do expectador.
O tom da animação é dramático, violento e visceral. Cenas sangrentas contrastam com momentos tragicômicos e reflexões sobre amor, orgulho e honra, que dão para história ares de um anime épico.
O ritmo de desenvolvimento é moderado, o que exigirá do expectador as vezes algum esforço para prosseguir com os episódios. No entanto, vale ressaltar que o tempo investido para o desenrolar do enredo é extremamente adequado para provocar as emoções que a história quer contar.
A qualidade da animação é excelente. Trata-se de um belíssimo trabalho entregue pela Wit Studio, responsável por Shingeki no Kyojin.
Se vale a pena?
Vinland Saga é uma produção que vale muito a pena. Conta por enquanto com apenas uma temporada na Amazon Prime Video. Se você gostar, recomendamos ainda o mangá que encontra-se em lançamento pela Panini no 21º volume e ainda esse ano será relançado em uma versão dupla.
Vá conferir.