Racismo em exibição de “One Love”:
Desafio do racismo em uma exibição impactante
Mulher é presa em flagrante por racismo em cinema de Santa Catarina
Em Santa Catarina, uma mulher foi presa em Balneário Camboriú durante uma sessão do filme “One Love“, que conta a história do cantor Bob Marley. A prisão ocorreu após a mulher ser acusada de proferir comentários racistas contra um homem que estava sentado próximo a ela no cinema do Balneário Shopping, um dos principais centros comerciais da cidade.
O homem, que preferiu não se identificar, relatou o incidente em um vídeo, afirmando que a mulher começou a olhá-lo de maneira diferente assim que ele e sua amiga se sentaram. “Ela me olhou diferente. Daqui a pouco ela falou: ‘Olha só! Nossa, que engraçado, né. Antes não tinha preto no cinema, hoje tem tantos pretos'”, disse ele.
LEIA MAIS:
Lady Gaga no FORTNITE – cantora pode fazer show dentro do game!
Descubra o dorama de romance médico que está dando o que falar na Netflix
Comentários racistas levam à detenção em flagrante
Após o choque inicial com o comentário da mulher, o homem e sua amiga questionaram a autora do comentário racista. “Eu perguntei: ‘É sério isso que você tá falando?’. E ela disse: ‘Antigamente não tinha preto no cinema, hoje tem’”. Ao questionar se davam a entender que pessoas negras não poderiam frequentar o cinema, a mulher teria respondido: “Entenda como quiser”.
O relato do homem fez com que ele acionasse a Polícia Militar, que deteve a mulher em flagrante e a conduziu para a delegacia. Segundo ele, foi orientado a fazer uma denúncia na Polícia Civil, resultando na prisão da mulher.
Aguardando pronunciamento das autoridades sobre o caso de racismo
A nossa redação entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina e a Polícia Militar para obter mais detalhes sobre o caso, mas até o momento não obtivemos resposta.
A passagem de Bob Marley pelo Brasil
O incidente ocorreu durante a exibição do filme “One Love”, que retrata a vida do icônico cantor de reggae Bob Marley. Marley tem uma histórica ligação com o Brasil, tendo visitado o país no ano de 1980. Na ocasião, o cantor jamaicano jogou partidas de futebol com artistas locais, como Chico Buarque, e concedeu entrevistas para a imprensa brasileira. Atualmente, Marley é lembrado no Brasil e no mundo por sua música e por sua luta contra a discriminação racial.
Este incidente infelizmente lembra que, apesar dos avanços, a luta contra o racismo ainda é muito necessária na nossa sociedade. A presença de todos, independentemente de cor, raça ou origem, deve ser respeitada e valorizada em todos os espaços.
No tags for this post.