O que fazer após enviar pix para a pessoa errada?

0

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Visando facilitar a vida dos brasileiros, o Banco Central lançou em 2020, o Pix, um sistema de transferência bancária rápida e gratuita, entretanto, essa facilidade acaba sendo um tormento para algumas pessoas.

Para realizar uma transferência via Pix, é necessário você ter acesso a chave da pessoa para quem você vai enviar a quantia. Mas se por acaso você digitou errado e enviou seu dinheiro para outro destinatário, é importante ter em mente que o Banco Central não disponibilizou um sistema que pode realizar um cancelamento ou retorno da quantia.

Enviei errado, o que fazer?

Se você transferiu para uma conta errada, primeiro identifique o destinatário, se você o conhece, entre em contato e identifique que houve uma transferência errada. Alguns bancos disponibilizam no extrato de recebimento, que a pessoa devolva a quantia.

Mas, se você transferiu para uma pessoa desconhecida, é possível descobrir o dono da conta por meio da chave Pix, caso seja CPF, número telefônico ou e-mail, é possível notificar a pessoa do erro.

Além do CPF, número telefônico e o e-mail, o Banco Central disponibilizou mais uma chave que permite mais privacidade do dono da conta: a chave aleatória.

Se caso for utilizada uma chave aleatória, não existem possibilidades de descobrir o dono da conta. Se isso lhe ocorrer, você pode entrar em contato com o banco registrado na chave, informar a instituição que foi transferido o dinheiro para uma conta desconhecida e o banco pode entrar em contato com o dono.

Evite transtornos

Para evitar tais problemas, o Banco Central alerta que ao realizar uma transferência, verifique atentamente a chave pix utilizada, observe também o nome do destinatário e a instituição a qual está registrada a conta.

Comentários do Facebook

Vai Ter Continuação do Filme Continência Ao Amor? QUAIS MUDANÇAS EXISTEM ENTRE LÚCIFER DE TOM ELLIS E DE SANDMAN? Future Games Show Terá Mais de 50 Jogos TODAS AS RESPOSTAS QUE ESPERAMOS TER NA NOVA SÉRIE DO DEMOLIDOR NO MCU CONFIRA ESSE COSPLAY SURREAL DO GERALT VERSÃO FEMININA