Propriedade: saiba TUDO sobre o filme brasileiro comparado a Bacurau que atiçou o Festival de Berlim

Propriedade estreia na semana que vem no Festival de Cinema de Berlim

O filme brasileiro Propriedade recebeu um trailer inédito, descrito pela Variety como “tenso e aterrorizante”. O longa é do diretor Daneil Bandeira e tem sua estreia marcada para 23 de fevereiro na seção Panorama do Festival de Cinema de Berlim.

O evento ficou conhecido por destacar produções de teor político e denunciativo. No Festival de Berlim já estiveram presentes obras como Bacurau e Marighella. Este ano, Propriedade é o destaque nacional e segue o enredo de crítica político-social.

Saiba tudo sobre o filme brasileiro “Propriedade” que será exibido no Festival de Cinema de Berlim

Propriedade tem fotografia de Pedro Soleto, o mesmo responsável pela fotografia de Bacurau, filme brasileiro também exibido no festival. O longa é produzido por Simio Filmes e Vilarejo Filmes.

A atriz Melu Galli vive a personagem Theresa na trama. No trailer divulgado, a personagem aparece aterrorizada dentro de um carro, depois que trabalhadores se revoltam com o anúncio de seu marido sobre a venda de sua fazenda. Seu esposo, além de explorar os funcionários da propriedade, tem persuadido Theresa a sair de sua herança familiar.

O diretor Daniel Bandeira falou a Variety sobre ter a perspectiva além do sofrimento da protagonista:

“[Com] a luta de classes aqui no Brasil na última década, parecia insensível apenas olhar para a pessoa dentro do carro”, disse ele. “Eu precisava saber quem estava fora do carro: quais eram suas necessidades, seus medos, suas histórias?”

Bandeira também falou sobre o cenário de violência no Brasil, mas que o filme vai abordar os dois lados da trama:

“[A violência do país] vem de muitos anos – séculos, até – de opressão e desigualdade”, continuou ele. “Temos a tendência de simpatizar com Theresa porque, dentro do cronograma do filme, estamos assistindo a um ato imediato de violência com o qual todos se identificarão. Se você olhar para o quadro maior, saberá que a escala [é maior].”

Propriedade tem sido comparado com Bacurau de Mendonça Filho

O filme de Klebler Mendonça Filho aborda temas como a luta pelo poder, a resistência contra a opressão e a violência.

A narrativa é contada a partir de vários pontos de vista, incluindo os moradores da cidade de Bacurau e os invasores estrangeiros, criando uma tensão crescente que culmina em um confronto violento.

bacurau propriedade
Imagem: Set Cenas

 

O filme foi muito bem recebido pela crítica internacional e ganhou vários prêmios, incluindo o Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2019. “Bacurau” foi considerado um dos melhores filmes brasileiros dos últimos anos e um exemplo de como o cinema pode ser uma forma poderosa para abordar questões políticas e sociais.