Siga-nos também em

Filmes

Privacidade Hackeada | Parece teoria da conspiração, mas é realidade

Privacidade Hackeada | Parece teoria da conspiração, mas é realidade

 

O novo documentário da Netflix provoca uma reflexão sobre os dados na internet

 

Há tempos que as teorias da conspiração estão por aí. Em razão disso, facilmente encontramos fóruns na internet sobre temas como a 3ª Ordem Mundial, Illuminati e diversas outras. Contudo, alguns filmes e documentários, cujos enredos são bem similares a essas teorias, podem estar bem próximo da realidade. Mas antes de falar sobre o documentário Privacidade Hackeada, e caso Cambridge Analytica, vamos percorrer um pequeno caminho por outros dois títulos disponíveis na Netflix.

 

Snowden: Herói ou Traidor

Na primeira parada para aprofundar na discussão da Privacidade Hackeada, temos um ex-funcionário da NSA e CIA que revela um sistema de espionagem global que atinge qualquer pessoa conectada á internet. Ainda que pareça uma teoria da conspiração das boas, essa é a sinopse de um filme baseado em fatos reais. Embora Edward Snowden não tenha sido o primeiro a denunciar esse tipo de espionagem, pela primeira vez isso foi exposto com tantos detalhes.

 

 

Para se ter uma ideia, após o caso Snowden, todas as vezes que você baixa um app no celular, o mesmo te pede permissão para ter acesso a câmera, microfone e GPS. Com isso, fica fácil entender o porquê do Mark Zuckerberg cobrir a câmera do seu notebook.

 

Privacidade Hackeada | Parece teoria da conspiração, mas é real.

 

Democracia em Vertigem

O documentário da Petra Costa rende uma série de matérias e artigos graças ao período conturbado que o país vem passando desde 2013. Dessa forma, focaremos apenas em um tópico dessa obra: Redes Sociais.

 

 

Simultaneamente ao estouro do caso Snowden em 2013, houve uma série de protestos organizados através das redes sociais aqui. Também foi o ano em que os veículos de comunicações tradicionais perderam o posto hegemônico de formadores de opinião. Logo, parecia que a internet estava ali para ser um canal direto de uma população unida contra diversas injustiças.

Então, um ano depois, a mesma população estava polarizada entre A e B. Ironicamente, o resultado foi eleições onde as pautas dos protestos foram abafadas graças às discussões das redes sociais. Com isso, a ferramenta que uniu uma nação em 2013 causa, até hoje, uma perigosa divisão na sociedade. Agora estamos pronto para entender a tal Privacidade Hackeada.

 

Privacidade Hackeada

Finalmente chegamos à cereja do bolo! O novo documentário da Netflix inicia um importante debate a cerca do quão valiosos são os dados pessoais gerados a todo momento na internet. Como se não bastasse, ainda retrata como os mesmos possibilitaram que as ações da Cambridge Analytica nas redes sociais resultassem no Brexit e na vitória do Trump em 2016. Ainda hoje discute-se a possível manipulação dos eleitores, tanto no plebiscito quanto nas eleições. Inclusive, o documentário cita eventos similares no Brasil e Myanmar.

 

 

Assim, Privacidade Hackeada já estreia na plataforma de streaming como conteúdo original de altíssima relevância, talvez um dos melhores até agora.

Afinal, como disse a agente M em 007 Skyfall: Você se sente seguro? Conta para gente nos comentários.

 

Comentários via Facebook

Um geólogo nascido no Rio. Apaixonado por filmes, séries, videogame. Produtor de stories no Instagram. curioso pra caramba. Não sei muito bem o que tô fazendo aqui, me convidaram porque devo ser legal, nunca saberei.

Mais lidas