Relembre os principais filmes de heróis em 2022

Com o gênero de heróis sendo o grande carro-chefe da indústria cinematográfica na atualidade, é lógico que 2022 não fugiu do padrão que tem se repetido nos últimos anos. De janeiro a dezembro, tivemos muitos lançamentos protagonizados por personagens da DC e , com aventuras variadas sendo oferecidas aos fãs.

Em um ano com títulos de qualidade e também decepções, separamos uma lista com os principais filmes de heróis de 2022, levando em conta não apenas o sucesso atingido pelos longas, mas também o nível de importância com o qual chegaram nas salas de cinema. Por tanto, esta lista não apresenta necessariamente os melhores lançamentos do ano! 

Os principais filmes de heróis do ano

The Batman

Extremamente badalado, The Batman chegou aos cinemas com a promessa de ser um grande filme do morcego. Estrelado por e dirigido por , o longa gerou muito hype e confirmou o sucesso esperado, com ótima recepção do público e dos críticos.

Com a pegada noir, mostrando o lado investigativo do morcego, entregou um enredo intimista e sombrio, com Pattinson mostrando uma excelente versão de Bruce/Batman. O filme preparou terreno para o “Batverse” de Matt Reeves, que terá séries e continuações nas telonas.

Aproveitando a galera de personagens das histórias do morcego, o longa também mergulhou fundo na máfia de Gotham para entregar um enredo bem escrito e cativante, utilizando elementos vistos em HQs como O Longo Dia das Bruxas. Com ótimas atuações, uma trama bem fechada e cenas de ação brutais, The Batman se consolidou como um dos melhores filmes do ano.

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre é certamente um dos maiores lançamentos do ano, seja pela responsabilidade de suceder o grande título anterior ou pelo dever de manter o legado deixado por Chadwick Boseman. O falecimento do ator dá ao filme um lado emocional muito forte, com tal fato não podendo ser deixado de lado pela equipe responsável. 

Precisando apresentar ao mundo o sucessor de T’challa com o manto do Pantera, o longa teve de se esforçar para adaptar-se ao Universo Cinematográfico da Marvel, com a difícil missão de criar um enredo competente para uma sequência que perdeu seu grande protagonista. 

Com tantos desafios no caminho, : Wakanda Para Sempre não alcançou a mesma recepção de seu antecessor, dividindo opiniões. Porém, o título é inegavelmente um dos lançamentos mais importantes do gênero de heróis em 2022, seja pela mudança que representa para o MCU ou pelo peso de ser uma homenagem a Chadwick Boseman.

Doutor Estranho No Multiverso da Loucura

Doutor Estranho No Multiverso da Loucura chegou como um dos grandes filmes da Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel. Enquanto a marca desenvolve a sua saga do Multiverso, a participação crucial de Strange era um caminho óbvio, assim como seu conflito com a Feiticeira Escarlate parecia inevitável. 

O fato do filme ser dirigido por Sam Raimi, diretor da trilogia original do Homem-Aranha, aumentou ainda mais o hype dos fãs, que passaram a esperar uma nova proposta dentro do MCU. Porém, apesar de contar com características mais originais e até mesmo flertar com alguma dose de horror, o filme acabou caindo novamente na fórmula já batida do universo. O enredo também trouxe falhas que não passam despercebidas, com o filme deixando escapar uma boa oportunidade de entregar um sopro de inovação da Marvel Studios.

Thor: Amor e Trovão

Thor: Amor e Trovão é mais um filme da Marvel que decepcionou em 2022, o que não tira a sua importância. Com o universo já estabelecido há alguns anos, qualquer filme protagonizado por um dos originais ganha muito peso com o público, e certamente já nasce com um destaque natural. O quarto longa do deus do trovão ganhou ainda mais importância após os acontecimentos de Ultimato, já que Thor é um dos poucos Vingadores originais que ainda estão em atividade nesse universo.

Introduzindo a Poderosa Thor, que é interpretada por Natalie Portman, o longa seguiu também um caminho parecido com o que foi visto em Ragnarok, mas puxando para um lado ainda mais cômico. Desta vez, não repetiu o sucesso do título anterior, errando a mão na comédia. Apresentando uma versão pouco interessante do herói, o filme não foi bem recebido por grande parte dos fãs.

Adão Negro

Após mais de dez anos de luta, conseguiu lançar Adão Negro. Com a promessa de mudar a hierarquia de poder da DC nos cinemas, o longa chegou às telonas impulsionado pelo carisma de seu grande astro. Hoje, é um nome que garante a venda de ingressos, o que se confirmou com o filme da DC.

Com o astro tendo grande participação no marketing do filme, se mostrando extremamente empolgado com o futuro da DC e ganhando força na marca, Adão Negro tornou-se mesmo um fenomeno quando o possível retorno do de Henry Cavil surgiu na internet. O hype estava formado.

Após o lançamento o longa dividiu opiniões, com o enredo sendo alvo de grandes críticas enquanto a ação arrancou muitos elogios. O fato é que Adão Negro foi um dos filmes mais badalados do ano, e serviu para introduzir novos personagens ao DCEU, com The Rock deixando bem evidente o desejo de trazê-los de volta no futuro.