Porque mudança de narrador em Avatar 3 é um bom caminho para a franquia

James Camerom revelou que Lo'ak assumirá o papel de narrador

James Cameron anunciou recentemente que Jake Sully não irá narrar Avatar 3, com o filme focando no personagem apresentado em Avatar: A Forma da Água. Avatar: A Forma da Água introduziu muitos novos personagens e configurações para Pandora, expandindo o universo Avatar muito além de Jake Sully e do clã Omatikaya. Avatar 3 deve continuar a tendência de focar em novos personagens e histórias, e a grande mudança de narrador de James Cameron é um bom presságio para o futuro da franquia.

Avatar 3 será a terceira das cinco entradas planejadas na série Avatar, com o diretor James Cameron prometendo que a empolgante sequência apresentará novos vilões e Na’vis, como o Fire Clan. Embora não se saiba muito sobre a história de Avatar 3, provavelmente continuará os tópicos introduzidos em Avatar: A Forma da Água, seguindo personagens como Jake Sully e os filhos de Neytiri. Dar tempo ao jovem Na’vi no centro das atenções é uma coisa boa, pois mudar o foco de Jake Sully pode tornar o universo ainda maior.

Avatar
Imagem: Divulgação

 

Ter Lo’ak como narrador torna a franquia Avatar mais épica

James Cameron já revelou que Lo’ak narrará Avatar 3, com cada filme subsequente tendo um novo narrador. Lo’ak é o filho sobrevivente mais velho de Jake Sully, cujo irmão mais velho Neteyam foi morto em Avatar: A Forma da Água. Essa mudança de narrador é realmente uma coisa boa para Avatar 3 porque o afastamento de Jake Sully torna a série mais épica. Isso prova que Avatar tem mais a oferecer do que apenas a história de Jake Sully e dá ao Avatar 3 uma nova perspectiva.

A mudança de narrador de James Cameron de Avatar 3 também prova que os futuros filmes de Avatar podem apresentar novos personagens principais que ainda não apareceram. Lo’ak nem estava no primeiro Avatar, e agora ele parece ser o foco principal do Avatar 3. Parece que haverá um salto de tempo significativo entre Avatar: A Forma da Água e Avatar 3, ou seja, Avatar 4 ou Avatar 5 talvez se concentre nas gerações posteriores da família de Jake Sully, fazendo a série parecer uma saga épica multigeracional, em vez de uma história estendida de Jake Sully.

O foco em Lo’ak corrige o problema do Salvador Branco de Avatar

Avatar A Forma da Água
Imagem:Divulgação

 

O tropo do salvador branco é uma crítica comum a filmes como Avatar, com a tendência da história do filme se concentrar em uma pessoa branca intervindo para resolver os problemas de um grupo, geralmente indígenas. Avatar é um dos exemplos mais claros de um salvador branco, com Jake Sully sendo um homem branco da Terra que é a chave para salvar os Na’vi (que pretende ser uma analogia para os povos indígenas).

Enquanto Jake se torna um Na’vi no final do filme, o problema do salvador branco ainda é central para o personagem de Jake Sully em Avatar: A Forma da Água.

A mudança de foco para Lo’ak é que Avatar 3 abordará a questão do salvador branco e abordará as críticas feitas à franquia desde o lançamento do primeiro filme. Ao contrário de Jake Sully, Lo’ak é um Na’vi nativo. Isso significa que o Avatar 3 se concentrará em um membro nativo dos Omatikaya, e não em um estranho, evitando que o tropo do salvador branco se repita pela terceira vez. Tornar Lo’ak o narrador em Avatar 3 parece uma ótima escolha e é um bom presságio para o futuro da série.