Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Tabela de conteúdos
Com certeza Dragon Ball é uma das franquias mais conhecidas no mundo todo, lançando inúmeras sagas em quase 40 anos de sua existência. Com todas suas histórias interligadas, Goku e sua turma fazem parte de um dos universos mais complexos já criados para o entretenimento.
No entanto, muitos não consideram Dragon Ball GT como uma saga canônica do anime, criando uma grande polêmica e aqui vamos explicar essa situação envolvendo a obra de Akira Toriyama.
O que acontece na saga GT??

Para quem não se lembra, Dragon Ball GT tem início 5 anos após os eventos que vimos na saga Z, onde Goku e Oob partem para treinar juntos. Após o treinamento, o herói volta para casa mas acaba sendo surpreendido quando Pilaf e seus capangas pegam as Esferas do Dragão e deseja que o sayajim volte a ser criança. Devido a isso, Goku volta a ser a criança que vimos na série clássica do anime.
Então, Goku e sua família partem novamente em busca das esferas, com intuito dele voltar a sua forma normal.
Além disso, na saga vemos que mesmo criança, Goku chega aos níveis 3 e 4 de Super Saiyajin, e aqui está o primeiro ponto discutido sobre GT ser cânone ou não. Cronologicamente, Dragon Ball Super acontece antes da saga GT, e em Super vemos vários novos níveis de transformações de Super Saiyajin. E isso, é claro, acontece pois quando GT foi escrito as novas transformações ainda não tinham sido criadas pela equipe responsável pelo anime. .
Outros detalhes também indicam problemas cronológicos
Além disso, em Dragon Ball Super, que se passa 3 anos após a saga Majin Boo, vemos que Freeza aparece em sua forma dourada, a mais poderosa dele. No entanto, em Dragon Ball GT vemos o vilão, porém ele não utiliza essa transformação, indicando que ela também estaria no erro de continuidade do anime.

Outro detalhe importante é que atualmente a franquia pertence a Toei e a Shonen Jump, que mantém a propriedade da obra. Já Akira Toriyama é o autor, não decidindo mais qual seria a sequência da obra, como as empresas que decidem o que seria ou não cânone, podemos dizer que Dragon Ball GT faz sim parte da saga sequencial do anime segundo a Toei e a Shonen Jump.