A oitava geração de consoles trouxe dois grandes concorrentes que dividem a opinião dos consumidores por qual modelo optar.
Recentemente, os consoles da Microsoft e Sony ganharam versões atualizadas, sob o nome de Xbox One S, PlayStation 4 Slim e PlayStation 4 Pro. Mais econômicos que seus primeiros modelos, a venda dos aparelhos atrai ainda mais o consumidor, que almeja garantir um melhor custo-benefício com o investimento.
Nós do Trecobox, analisamos alguns pontos cruciais que podem facilitar sua escolha:
Prerrogativa
Enquanto a Microsoft apostou em um design menor e otimizado, combinado a uma maior potencia em relação ao modelo anterior, a Sony preparou duas cartadas para se equiparar a uma mesma concorrente.
A primeira, no modelo PlayStation 4 Pro, que apresenta uma maior potência e capacidade em relação ao tradicional PlayStation 4. A segunda, é o modelo PlayStation 4 Slim, que oferece uma maior economia e otimização de espaço em seu design mas que não atinge as mesmas capacidades de processamento de seu rival atualizado.
1 – Preço
Enquanto o preço do Xbox One S custa em torno de $399,00 (aproximadamente R$1.350,00 aqui no Brasil) o seu rival correspondente em economia, PS4 Slim vence ficando na faixa de $299,00 (aproximadamente R$1.100,00 aqui no Brasil). Já PS4 Pro, equipara-se ao preço da Microsoft atingindo também a faixa de $399,00.
2 – Resolução
Ambos os consoles, Xbox One S e PS4 Pro, tem suporte para rodar 4K, com exceção do PS4 Slim. No entanto, ambos os consoles compatíveis necessitam do recurso upscaling como paliativo para atingir essa resolução.
3 – Tamanho
Xbox One S e PS4 Slim tiveram uma significativa redução de tamanho otimizando o espaço em aproximadamente 30% em suas dimensões. Já PS4 Pro, com dimensões de 265×39×288 mm (largura × altura × comprimento), chegando a ser maior que o modelo tradicional.
4 – Poder e Desempenho
O console da Microsoft, tem o poder computacional de 1.31 Teraflops, próximo do seu rival de mesmo tamanho, PS4 Slim, com capacidade de 1.84 Teraflops. Mais uma vez PS4 Pro supera, apresentando o poder que só os seus 4.2 Teraflops podem permitir. A critério de exemplo, pode-se garantir que a versão pro do console da Sony, rodará um jogo como Rise of the Tomb Raider com muito mais fluidez que os demais aparelhos do mercado.
5 – Outras mídias
Entre os concorrentes, apenas Xbox One S roda a nova geração de Blu-Ray Ultra HD HDR, o que se torna uma vantagem frente aos novos consoles da Sony.
Rivalidades à parte, o que podemos concluir com esses tópicos é que as vantagens e desvantagens de se ter quaisquer desses consoles atualmente levará em consideração, principalmente, o gosto pessoal do consumidor. Uma vez que ambos os aparelhos são exímios em entregar em termos de qualidade o melhor do que a oitava geração de games tem a oferecer.
Qual deles você prefere? Deixe o seu comentário aqui embaixo.