Piratas do Caribe 6 não pode repetir um erro CARÍSSIMO realizado nos outros filmes da franquia
Johnny Depp não tem envolvimento com a nova produção da saga
Enquanto Navegando em Águas Misteriosas lucrou sobre um orçamento astronômico, o quarto filme de Piratas do Caribe correu o risco que Piratas do Caribe 6 não pudesse se dar ao luxo de repetir.
Como muitas franquias de grande sucesso, Piratas do Caribe parecia grande demais para falir. Após o sucesso do filme original de 2003, A Maldição do Pérola Negra, a Disney fez uma grande aposta em duas sequências que custaram US$ 225 milhões e US$ 300 milhões. O risco valeu a pena, pois o segundo e o terceiro filmes dos Piratas do Caribe arrecadaram cerca de um bilhão de dólares cada um (com o segundo arrecadando $ 1,066 bilhão, enquanto o terceiro arrecadou $ 966 milhões).
Enquanto a franquia permaneceu bem-sucedida até o quinto filme de Piratas do Caribe de 2017, A Vingança de Salazar, o quarto filme da franquia assumiu o maior risco com seu orçamento crescente. O filme de 2011 Navegando em Águas Misteriosas custou $ 410 milhões ($ 378 milhões após os créditos fiscais de produção). Ele continua sendo um dos filmes mais caros já feitos, e a próxima sequência, Piratas do Caribe 6, não pode se dar ao luxo de repetir isso.
O orçamento do sexto filme precisa ser menor
Com Navegando em Águas Misteriosas tendo que levar em consideração o salário do astro Johnny Depp, o custo de filmagem em 3D e um complicado processo de produção que incluiu uma mudança de diretor, o orçamento da sequência se tornou o maior da história do cinema, de acordo com um artigo de 2011 da Forbes.
Felizmente para os criadores de Piratas do Caribe 6, os comentários do produtor Jerry Bruckheimer sobre a sequência parecem indicar que Depp pode não retornar como Jack Sparrow, já que os criadores da franquia procuram apresentar um elenco novo e mais jovem. Isso pode evitar que o custo de produção de uma sequência se torne insustentável.
O orçamento para Navegando em Águas Misteriosas pode chegar a tais extremos porque a sequência foi considerada um sucesso certo durante a produção. Na verdade, essa não foi uma avaliação imprecisa. Navegando em Águas Misteriosas arrecadou mais de $ 1,04 bilhão nas bilheterias, recuperando seu enorme orçamento. No entanto, agora que Depp não estrela necessariamente a próxima sequência (ele nem está envolvido no projeto desde fevereiro de 2023), seu poder de estrela não pode explicar o sucesso potencial de Piratas do Caribe 6.