Peter Jackson: Os 4 melhores filmes da carreira do diretor
só tem filmão!
Peter Jackson é um dos grandes nomes do cinema, principalmente devido ao trabalho realizado na trilogia O Senhor dos Anéis. Reconhecido como um grande diretor, o cineasta também já assinou muitos longas como produtor, tendo grande prestígio em Hollywood pelo seu envolvimento em grandes sucessos.
Com a trilogia que adaptou a obra de J. R. R. Tolkien, Peter Jackson fez história ao conquistar o Oscar de melhor filme e melhor direção com um longa de fantasia, algo que não é nada comum na história da maior premiação do cinema. Hoje, separamos uma lista com os 4 melhores filmes da carreira de Peter Jackson!
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é o melhor filme de Peter Jackson
Lançado em 2003, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei fechou a épica trilogia ambientada na Terra-média. Após o sucesso dos filmes anteriores, o terceiro longa fechou com chave de ouro uma jornada extremamente memorável e emocionante. Mostrando a batalha final entre o bem e as forças de Mordor, o filme foi um show de direção com excelente roteiro, enquanto Peter Jackson esteve no seu auge para comandar o projeto.
Entre as muitas cenas espetaculares de O Retorno do Rei, temos a incrível Batalha dos Campos de Pelennor, uma cena que certamente marcou a história do cinema. O terceiro filme é uma conclusão épica para uma saga grandiosa, deixando evidente o quanto Peter Jackson dominava a obra que tinha em mãos.
O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei recebeu 11 indicações e conseguiu a vitória em todas, incluindo nas categorias de melhor diretor e melhor filme, um feito histórico para um longa de fantasia, já que o gênero muitas vezes é esnobado pela academia.
O Senhor dos Anéis: As Duas Torres
A carreira de Peter Jackson é obviamente sustentada pela trilogia da Terra-média, no melhor sentido da afirmação. Sim, o cineasta mostrou sua habilidade em outros longas, mas é inegável que o seu auge foi a adaptação da obra de Tolkien. Desta maneira, temos no segundo lugar da nossa lista o excelente longa “As Duas Torres”.
Com a Sociedade do Anel dissolvida, o público viu seus heróis em situações diferentes, espalhados em uma jornada repleta de perigos e obstáculos. Peter Jackson conseguiu colocar em tela muito do que os fãs conseguiam sentir com o livro de Tolkien, tornando visível um mundo que antes estava apenas na imaginação do público.
O Senhor dos Anéis: As Duas Torres não conseguiu tantas estatuetas quanto seu sucessor, porém conseguiu a vitória de 2 categorias em 6 indicações.
O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
Não há como fugir disso. O top 3 da carreira de Peter Jackson é realmente a trilogia O Senhor dos Anéis, e também é interessante perceber como a saga se torna melhor a cada filme. Com Peter Jackson extremamente inspirado, a jornada já começou com muita qualidade em um longa que levou a Sociedade do Anel para as telonas, fazendo o público se apaixonar por um grupo extremamente improvável formado por 4 hobbits, 2 homens, 1 mago, 1 anão e 1 elfo.
Assim como os dois filmes que o sucederam, o primeiro longa da trilogia é um show visual impressionante que leva os fãs da obra de Tolkien diretamente para a Terra-média, o que na época foi um sonho realizado para uma legião de leitores apaixonados. A Sociedade do Anel teve 4 vitórias em 13 indicações ao Oscar.
King Kong
Saímos da Terra-média, mas continuamos em um longa que oferece muitos elementos fantásticos. Em sua versão de King Kong, o famoso gorila dos cinemas, Peter Jackson entregou novamente um filme mergulhado em excelentes efeitos especiais, enquanto provou mais uma vez o quanto é capaz de entregar jornadas grandiosas em todos os aspectos. King Kong de Peter Jackson também é repleto de cenas memoráveis, e um excelente exemplo é a luta feroz entre Kong e 3 Vastatosaurus Rex. Vale lembrar que o V-Rex é uma evolução fictícia do T-Rex.
Peter Jackson realmente sabe o caminho certo para ter sucesso no Oscar, e após as inúmeras vitórias da trilogia O Senhor dos Anéis, o diretor conseguiu mais estatuetas com King Kong. Com 4 indicações, o longa do gorila gigante alcançou a vitória em 3 categorias.