Entenda quem é o personagem de Florence Pugh em Duna 2

Saiba mais sobre o personagem da atriz no universo de Duna

Agora que o trailer oficial de Duna: Parte Dois, de Denis Villeneuve, foi divulgado, os fãs estão vendo pela primeira vez o elenco expandido para a aguardada sequência de Duna, incluindo a personagem de Florence Pugh, a princesa Irulan, que parece ser parte integrante da próxima aventura de Paul Atreides (Timothée Chalamet). 

Veja mais:

A voz doce de Pugh pode ser ouvida narrando as vinhetas do trailer, discutindo “segredos” por trás da queda da Casa Atreides, e a morte do pai de Paul, o Duque, que alimentou a decisão de Paul de se juntar aos Fremen. Agora forjando um exército no deserto de Arrakis, a busca de Paul por vingança contra a Casa Harkonnen parece estar ganhando força.

Junto com Austin Butler interpretando Feyd-Rautha, sobrinho do Barão Harkonnen, visto matando brutalmente oponentes em uma arena, Pugh faz parte da próxima onda de atores que se juntaram a um elenco já extenso de personagens novos e retornados de Duna 2.

Enquanto a maior parte do trailer se concentra em Paul e Chani (Zendaya) se aproximando, bem como a ascensão de Paul à liderança entre os Fremen, Pugh é visto em algumas breves cenas registrando (e investigando) eventos proeminentes. 

Dada a posição da personagem de Pugh, a princesa Irulan na série Duna, de Frank Herbert, os fãs estarão interessados em descobrir o quanto Villeneuve mudou sua história.

Quem é a princesa Irulan? A História da personagem de Florence Pugh em Duna 2 em detalhes

A princesa Irulan é a mais velha das cinco filhas de Shaddam IV, o 81º imperador Padishah (que permanece misteriosamente ausente do trailer), e Anirul, um membro do altamente secreto Bene Gesserit. 

Ela não aparece até o final de Duna de Herbert, e é um peão em uma maquinação muito maior, criada desde o nascimento para ter muito pouco arbítrio em sua própria vida e treinada nos caminhos da Bene Gesserit para um dia ser uma Reverenda Mãe. Ela é muito valorizada como a filha do Imperador, e pretendia ser a esposa do chefe de uma casa poderosa em uma aliança política sagaz.

No romance de Herbert, quando Paul ganha força com os Fremen e emerge como seu líder para se rebelar contra o governo de Harkonnen, suas ações ganham a atenção do imperador Shaddam, cujas forças são enviadas a Arrakis para impor a ordem. 

A batalha que se seguiu entre os Fremen e o Sardaukar do Imperador favorece muito os exércitos de Paulo e, com a produção de especiarias pendurada na balança, deixa o Imperador sem escolha a não ser forjar uma trégua na qual Paulo se torna o novo Imperador e se casa com a Princesa Irulan. 

Em Duna: Parte Dois, parece que Irulan não tem conhecimento da parte de seu pai na trama contra a Casa Atreides, tornando-a uma personagem mais simpática.

A princesa Irulan de Florence Pugh é uma grande parte da história de Paul Atreides

Em Duna Messias, o segundo livro da série Duna de Herbert, a Princesa Irulan de Florence Pugh se torna uma parte ainda mais massiva da história de Paul Atreide. Após a trégua em Duna e ela se tornar sua esposa, seu casamento é infeliz, especialmente dado que os verdadeiros sentimentos de Paul permanecem firmemente ligados a Chani. 

Irulan cogita entrar em uma conspiração contra seu marido e seu amante, e os resultados finais trazem a morte para a Casa Atreides, e um sentimento de vergonha para Irulan, algo que não muda mesmo quando ela assume um papel materno com os gêmeos de Paul e Chani.

Embora Paulo seja devoto de Chani, a marca de Irulan em sua história narrando o Moah’Dib ainda é monumental. Como ela sente a pressão de desempenhar um papel que ela nunca teve escolha em escapar lentamente, ela finalmente chega a um acordo com sua posição na Casa Atreides, e honra a jornada de Paul, mesmo que eles tenham suas muitas diferenças, escrevendo um relato de seus feitos em Arrakis. 

Isso forma a narração dos livros, e preserva seu legado e o de seus filhos Leto e Ghanima, mas também o seu próprio de uma forma que não é articulada por pressão política.

florence pugh duna
Imagem: Screenrant

Como Duna 2 já mudou a princesa Irulan dos livros

Cada capítulo de Duna de Herbert começa com uma das epígrafes da princesa Irulan, tomando a forma de documentação histórica, com citações filosóficas, entradas de diário e muito mais que fornecem o contexto necessário para sua enorme construção de mundo. 

Com base nos vislumbres da personagem Duna 2 de Pugh no trailer, parece que ela está fazendo o mesmo tipo de gravação em profundidade de suas memórias, que têm o efeito único de servir como uma atualização para os fãs que podem ter esquecido pontos da trama do primeiro Duna de Villeneuve. Herbert fez dela uma personagem auxiliar a serviço da história de Paul, mas parece que o filme lhe dará mais agencia do que ser uma esposa obediente.

Como Villeneuve já dispensou a narração de Irulan no primeiro filme, suas gravações não servem mais como o mesmo tipo de dispositivo de enquadramento que faziam no romance de Herbert. Dado o meio visual do filme, provavelmente não era necessário fornecer esse tipo de narração quando a exposição poderia ser feita por meio de diálogos. 

Duna 2 mudou Feyd dos livros, então desenvolver a personagem de Irulan em uma espécie de repórter investigativa em busca de respostas sobre a Casa Atreides é muito mais fascinante do que suas motivações no romance para ser uma esposa obediente, e ao contrário do romance, ela pode até ser alguém que Paul ama, criando um intrigante triângulo amoroso.

Duna 2 estará nos cinemas em 3 de novembro de 2023. O primeiro filme está disponível para assistir no HBO Max.