Pelé: o Rei nos games – uma retrospectiva da carreira do astro do futebol nos jogos eletrônicos

O Rei Pelé também se destacou nos gramados digitais, desde o Atari até o Playstation 4

“Atleta do século”, “rei do futebol” ou simplesmente Pelé. Por trás das inúmeras conquistas esportivas da carreira de Edson Arantes do Nascimento, até hoje o brasileiro mais reconhecido do mundo, escondem-se vários atributos.

Além dos campos de futebol e dos grandes palcos pelo planeta, Pelé também deixou sua marca no mundo dos videogames, promovendo o jogo de futebol quando o próprio conceito de esporte eletrônico ainda era estranho ao grande público.

Reviva (ou conheça) a trajetória do Rei Pelé pelas várias gerações de videogames aqui na Game On.

Pele’s Soccer

Pele´s Soccer
Imagem: Divulgação

 

O Pelé’s Soccer apresentava partidas 3 contra 3 (incluindo um goleiro controlado por computador em cada time), com visão aérea e rolagem vertical. Incrivelmente, o game oferecia 54 modos de jogo, entre single e multiplayer, que variavam a velocidade dos jogadores e a dificuldade das partidas.

O jogo não tinha regras e nem forma de campeonato, usava apenas amistosos. Mesmo assim, Pelé’s Soccer continua sendo um dos jogos mais famosos e populares do final do Atari 2600 e um dos primeiros jogos a oferecer uma experiência de futebol no campo digital dos videogames.

O jogo fez tanto sucesso que rendeu a Pelé um comercial famoso com Kareem Abdul-Jabbar e Mario Andretti.

Pelé!

Pelé!
Imagem: Divulgação

 

Rei Pelé volta aos games 12 anos depois com o lançamento de Pelé!, publicado pela Accolade e lançado exclusivamente para o Mega Drive em 1993.

O salto tecnológico do Atari para o Mega Drive desta vez permitiu aos jogadores uma experiência mais robusta com times completos , opções de formação (com direito a comentários táticos de Pelé no texto), além de opções de torneios e até um modo temporada.

Um ano depois, em 1994, Accolade lançou uma sequência, Pelé II: World Tournament Soccer, para capitalizar a onda do futebol criada pela Copa do Mundo daquele ano nos Estados Unidos.

Academy of Champions: Soccer

academy-of-champions-soccer
Imagem: Divulgação

Depois de mais uma longa ausência, Pelé retorna como professor de futebol em Academy of Champions: Soccer, um peculiar jogo de futebol da Ubisoft, lançado exclusivamente para o Nintendo Wii.

Completamente diferente dos jogos anteriores com a presença de Pelé, aqui o jogador comanda um quinteto de jovens que ingressam na “academia de futebol”, num jogo que mistura o clima do anime Harry Potter e Super Campeões, com movimentos espetaculares e magia chutes.

Academy of Champions: Soccer usa alguns dos recursos de controle de movimento do Nintendo Wii durante as partidas e minijogos de treinamento que melhoram os atributos do jogador.

Pelé: Soccer Legend

Pelé Soccer Legend
Imagem: Divulgação

 

Além dos arremessos de console, Pelé também protagonizou um game voltado para celulares e tablets em 2016.

Em Pelé: Soccer Legend, o jogador é a personificação de um aspirante a craque do futebol que terá que passar por uma série de desafios como cobrança de faltas e pênaltis, sequências de dribles e situações de gol, tudo adaptado aos toques e golpes do jogo. , típico dos smartphones, além de muitas opções para customizar seu avatar. Pelé: Soccer Legend não está mais disponível nas lojas de aplicativos da Apple e do Google, mas a versão do jogo para Android pode ser encontrada online.

FIFA 14 – FIFA Ultimate Team

FIFA 14 - FIFA Ultimate Team
Imagem Divulgação

 

Criado em 2009 como DLC, o modo Ultimate Team revolucionou a franquia FIFA. O modo foi integrado ao jogo desde o FIFA 12, e o FIFA 14 marcou a primeira vez que o modo disponibilizou cartas esportivas lendárias aos jogadores, com a versão Pelé de 1970 sendo um destaque por dois motivos.

A primeira e mais óbvia são os magníficos atributos do rei do futebol, cujo número total é 95. A segunda é uma curiosidade: o retrato de Pelé usado no jogo vem de uma foto de Pelé… em uma banheira. O pitoresco recorde foi obtido após uma das partidas da Copa do Mundo de 1970 no México.

No FIFA 19, Pelé ganhou uma nova carta, da série Ícones. O detalhe é que o rei do futebol foi avaliado melhor que Maradona e a carta, que era rara, tinha dez vezes o valor da carta de Lionel Messi. Nada mais justo, né?

Fortnite

Fortnite
Imagem: Divulgação

 

O Rei do Futebol não teve uma skin para chamar de sua no popular battle royale da Epic, como tiveram outros craques do futebol, incluindo Neymar Jr., mas seu famoso soco no ar virou um emote de comemoração no jogo, assim como o uniforme do Santos, time em que Pelé fez história aqui no Brasil.