Parte dos fãs de Chainsaw Man juntam assinaturas para que o anime seja refeito; entenda a polêmica

Assinaturas já passam de 2000 no Japão

A base de fãs de Chainsaw Man é gigante, existem desde pessoas que elogiam o anime como o melhor do ano e até pessoas que odeiam devido a grande popularidade.

No entanto, um usuário japonês do Twitter parece não estar nada feliz com a adaptação que o estúdio MAPPA está fazendo, a ponto de começar uma campanha de assinaturas para refazer o anime.

Para essa campanha, recorreram à plataforma Change.Org, uma plataforma de recolha de assinaturas que perdeu sua seriedade após ser utilizada para memes.

Entretanto, a votação para refazer Chainsaw Man não é uma piada. O usuário não colocou apenas uma descrição básica ou frase engraçada, ele na verdade elaborou um longo documento descrevendo os motivos para que o projeto seja refeito.

Sua petição cresceu em popularidade e no momento já conta com mais de 2 mil assinaturas.

Chainsaw Man 02
Imagem: Reprodução

Pontos-chave da petição contra Chainsaw Man

O título do abaixo-assinado é “Petição para refazer a adaptação do anime de ‘Chainsaw Man‘ com um diretor diferente“.

Segundo o documento presente no Change.org, os motivos para a petição são que:

“A adaptação do anime tem sido controversa desde que começou a ser exibida. O motivo é que, embora a alta qualidade da animação tenha sido bem recebida, existe uma lacuna enorme entre o diretor, Ryuu Nakayama, e os fãs no que diz respeito à interpretação da obra original. Não é exagero dizer que o projeto tem sido um verdadeiro fracasso, com notável impopularidade nas redes sociais e fóruns anônimos.

Diante dessa situação, estou enviando uma petição à Shueisha e ao Studio MAPPA exigindo a reanimação de Chainsaw Man com um novo diretor que tenha uma melhor compreensão do trabalho original. As vozes de muitos fãs ajudarão a fazer isso acontecer, então, por favor, faça sua parte assinando a petição online.”

O documento também destaca críticas em diversos pontos do projeto de animação, que surgiram nas redes sociais ao longo dos últimos meses:

Além disso, também destaca as seguintes críticas que surgiram nas redes sociais no Japão em relação a diferentes pontos do projeto de animação:

 

“1 – Interpretação do Diretor da Obra Original: A direção “japonesa” do Diretor Ryuu Nakayama é muito impopular. O excesso de realismo e erotismo da animação prejudica o ‘momentum’ e as ‘gags’ consideradas atraentes na obra original. Outras críticas à estrutura geral da história e à otimização do ritmo da adaptação do anime incluem as pausas esparsas e solavancos em cada episódio, e o fato de que ‘muito tempo passa antes do arco Katana Man’.

Em contraponto a estas, existem muitas opiniões nas redes sociais e fóruns anônimos que apontam para Dorohedoro do mesmo estúdio, a produtora de animação TRIGGER, os filmes e B-movies de Tarantino como a direção ideal que se enquadra neste projeto. Como referência para interpretar a obra original, Kenshi Yonezu, cujas contribuições para a abertura foram muito bem recebidas, descreve ‘Chainsaw Man’ da seguinte forma: “A presença de Denji torna o ambiente e os problemas sérios ao seu redor cada vez mais engraçados. E eu acho isso muito comovente.’

2 – Storyboard/Direção: Em geral, cenas de luta e cenas de comédia têm uma má reputação. A falta de intensidade de animação, animação em CG e a remoção de efeitos de desenho animado foram citados como fatores. Embora as cenas de batalha nos episódios 1 e 3 em particular tenham sido criticadas, o episódio 4 foi geralmente bem recebido.

Muitas pessoas dizem que querem que a composição e a imagem únicas da obra original sejam preservadas. O vídeo de abertura foi bem longe em termos de animação, enquanto os vídeos de encerramento tiveram uma recepção mista.

3 – Música, som, dublagem:

Música: A música de fundo é muito impopular, pois não é emocionante nem memorável.

Som: Há muitas reclamações sobre o poder dos efeitos sonoros, especialmente o som suave da motosserra, e há uma forte demanda por um som mais parecido com um motor do que com um som de motocicleta.

Atuação de voz: As cenas de comédia são bastante problemáticas, pois não são engraçadas devido à tentativa excessiva de “torná-la real” para que os atores não entoem corretamente. A atuação do protagonista Denji é uma ponta de lança à parte. Comparado ao original, o retrato de Denji é sombrio e sem a loucura de marca registrada, e seu retrato de Toya Kikunosuke é impopular. Mesmo antes da adaptação para anime, Nobuhiko Okamoto foi insistentemente solicitado para desempenhar o mesmo papel.

Por outro lado, a atuação de Toya do mesmo personagem, mas no jogo Monster Strike, foi muito bem recebida e com base em seu treinamento de atuação, ele é mais do que capaz de atender às demandas dos fãs. É evidente que ali não estava sob as ordens do diretor.”

 

A coleta de assinaturas irá terminar em 31 de dezembro de 2022 no Japão, atualmente o objetivo deles é atingir 2500 assinaturas para chamar atenção da mídia japonesa. O documento da petição termina com um agradecimento:

 

“Obrigado por ler até aqui. Como fã de Chainsaw Man, fiquei muito desapontado com esta adaptação do anime, pois estava ansioso por isso. Algumas das coisas são de longe as melhores, como a arte e a música, então me entristece ver os recém-chegados partirem porque pensam que este é o verdadeiro Chainsaw Man. Eu não me importaria se o que os entediou fosse uma adaptação fiel do mangá original, mas não é isso que eles estão recebendo.

Tenho certeza de que há muitos fãs de Chainsaw Man e Tatsuki Fujimoto em todo o país e ao redor do mundo que estão esperando ansiosamente que o anime vá ao ar e sintam o mesmo em maior ou menor grau. É uma assinatura simples que levará apenas alguns minutos do seu tempo. Ajude-nos assinando a petição ou divulgando nossas atividades.”

Se você também acha que o anime deveria ser refeito, você pode assinar o abaixo-assinado através do site do Change.org